Alguns dos vários heróis dos anos 70
A década de 70 certamente foi um período de efervescência e experimentalismo em vários aspectos da cultura mundial, seja na música, na moda, na politica e no cinema. Para o Tokusatsu não poderia ser diferente: Muitas produções novas surgiram e se consagraram e muitas que já existiam acabaram consolidando-se. Nesse texto, Thiago AP e Venancio Souza do Visão Tokusatsu separaram seis séries que de alguma forma são atrativos para conhecer e se aprofundar nas produções de efeitos especiais nipônicas desse período tão rico em inovações. Seguimos alguns quesitos para essas indicações: séries que nunca foram exibidas no Brasil (para que o leitor conheça mais coisas) e séries que podem ser encontradas legendadas em português (obviamente para que o leitor possa ter acesso). A disposição das séries nessa lista não está em ordem específica, então, não estamos fazendo juízo de qualidade de uma sobre a outra.
Ultraman Ace (1972-1973)
Ultraman Ace é a quinta série da franquia Ultra produzida pela Tsuburaya Productions. Foi ao ar originalmente entre Abril de 1972 e Março de 1973 pela TBS. Foi uma criação de Hajime Tsuburaya que deu continuidade a franquia após o falecimento de seu pai, Eiji, em 1970. Ace seguiu a mesma linha de ''O Regresso se Ultraman'', inclusive reaproveitou boa parte da trilha sonora da série. Ace também inovou estabelecendo de vez o conceito da "Irmandade Ultra", pois nessa série, ele se encontra com todos os Ultras anteriores e ambos são mencionados como ''Irmãos Ultra'' (Urutora kyodai). Outra inovação veio com o fato de duas pessoas se transformarem em Ace, Seiji Hokuto e Yuko Minami saltavam e tocavam os Ultra Ring (Ultra anel) e se transformavam em Ace. Yuko foi a primeira mulher a se transformar em um Ultra. Temos também pela primeira vez, um vilão fixo na trama, Yapool, um alienígena interdimensional maligno que visa destruir Ultraman Ace e dominar a terra, e para isso cria passagens no céu e invoca os Choujuu (Feras Espaciais) para invadir a terra. Para ajudar Ace nessa batalha temos a presença do esquadrão TAC (Sigla para Terrible monster attacking crew).
Com 52 episódios, Ace destaca-se pela continuidade a história dos Ultras que foram exibidos aqui, em especial Jack (de "O Regresso de Ultraman"). Então, é uma boa pedida para quem assistiu apenas aos três que passaram aqui no Brasil para se aprofundar no universo da franquia e das séries anos 70.
Kikaider (1972-1973)
Jinzo Ningen Kikaider (Humano Artificial Kikaider), foi produzido pela Toei Company e pena Ishimori Productions, uma das diversas criações de Shotaro Ishinomori (criador de Kamen Rider). Kikaider foi exibido de Julho de 1972 e Maio de 1973 pela emissora NET (atual Tv Asahi), essa produção veio seguindo a onda do "Henshin Boom" - que caracteriza o surgimento dos heróis em tamanho humano que se transformavam, em oposição aos heróis gigantes - iniciado pela série Kamen Rider original de 1971. Kikaider narra a história de Jiro, um androide criado pelo cientista Dr. Komyoji após descobrir que Professor Gill, líder da organização maligna DARK estava usando seus robôs para o mal. Jiro é um robô imperfeito, uma máquina que pode sentir emoções, pois possuí um circuíto de consciência incompleto. Enquanto lida com os dilemas de sua imperfeição, Kikaider luta contra os robôs assassinos de DARK para proteger Masaru e Mitsuko, os filhos de Dr. Komyoji que vaga sem sem memórias. Posteriormente surge Hakaider, um androide maligno cujo o único objetivo é destruir Kikaider, que acabou se tornando um dos vilões mais emblemáticos do Tokusatsu.
A série original possuí 43 episódios e ganhou uma série sequência no ano seguinte (Kikaider 01), além de mangá, animações e filmes posteriores. Kikaider, a tristeza do robô que quer ser humano, certamente é um dos maiores clássicos de Shotaro Ishinomori, que serviu como inspiração para a série Metalder (de 1987) e deve ser vista por todos que admiram a obra de Ishinomori e as produções tokusatsu das antigas.
Kaiketsu Zubat (1977)
Kaiketsu Zubat estreou em Fevereiro de 1977 e foi exibida até Setembro daquele ano pela Tv Tokyo. Uma produção da Toei Company e da Ishimori Productions e mais uma das inúmeras criações de Shotaro Ishinomori. Com apenas 32 episódios, apesar do grande sucesso de audiência, acabou não obtendo um bom número de venda de produtos na época. A história mostra a saga do andarilho Ken Hayakawa que parte em busca de vingança e procura o assassino responsável pela morte de seu melhor amigo Asuka Goro. Zubat tem excelentes roteiros, com drama e muitas cenas fortes, além de uma pequena dose de humor. O mais bacana de Zubat é que ele não utiliza poderes ou habilidades especiais, apenas o traje que lhe da maior resistência, o seu chicote e o carro Zubat Car.
A série conta com o lendário ator Hiroshi Miyuchi (de Kamen Rider V3, Winspector e etc.) no papel do protagonista, que possuí uma personalidade ímpar e marcante. A série possuí conteúdo forte baseado em vingança e luta por justiça, além de ótimas e dinâmicas cenas de ação.
Kamen Rider Stronger (1975)
Kamen Rider Stronger estreou em 5 de Abril de 1975 e foi até 27 de Dezembro de 1975, produzida pela Toei Company e pela Ishimori Productions. Foi exibida pela Tokyo Broadcasting System (na região de Kanto) e pela Mainichi Broadcasting System (na região de Kansai). Essa seria a última série da franquia Kamen Rider, já que os executivos da Toei achavam melhor "encerrar enquanto ainda está popular" e apostar em novas ideias. Por isso, era necessário fechar o círculo, com o retorno de todos os protagonistas anteriores para a reta final da série (inclusive o episódio 39, que reúne os sete Kamen Riders, foi dirigido pelo próprio Shotaro Ishinomori juntamente com Minoru Yamada), até hoje, nenhuma outra série da franquia conseguiu o feito de trazer de volta todos os atores protagonistas de Riders anteriores, fazendo deste, um dos melhores finais de séries da era Showa. Após o termino de Stronger, a franquia ficaria parada até lançamento Skyrider (em 1979). Na história, o protagonista Shigeru Jo se junta à organização maligna Black Satan após a morte de seu melhor amigo, movido por um desejo de vingança, submete-se propositalmente a uma cirurgia para se tornar um dos super guerreiros ciborgues de Black Satan. No entanto, Shigeru sabe que os asseclas da organização foram de fato os assassinos de seu amigo; ele estava usando-lhes para ganhar novos poderes. Como Kamen Rider Stronger, conhece Yuriko Misaki, outra guerreira ciborgue que tem a habilidade de se transformar em Denpa Ningen Tackle. Juntos, eles lutam contra Black Satan e depois contra o Exército Delza para restaurar a paz no Japão. Na reta final, os seis Kamen Riders anteriores surgem para ajudar na derradeira batalha contra o verdadeiro Grande Líder.
Uma ótima produção que meio que define e representa os moldes dos Showa Riders, com ótimas cenas de ação, um protagonista com personalidade forte, apresenta os Riders anteriores de forma icônica, sendo seu desfecho um dos melhores e mais impactantes finais da era showa da franquia.
Spiderman (1978-1979)
Spiderman foi exibido entre Maio de 1978 até Março de 1979 pela TV Tokyo, foi produzido a partir de uma parceria entre a Toei e a gigante dos quadrinhos Marvel Comics. "Supaidaman" mostra uma versão totalmente diferente das histórias mostradas nos quadrinhos americanos do Homem Aranha. Aqui temos uma história totalmente nova e original, puxando o herói para a cultura japonesa de forma brilhante. A série tem uma ótima produção (para a época) e roteiros muito bem desenvolvidos com alta carga dramática, o que era normal nas séries desta década. Além disso, Spiderman trouxe inovações para o Tokusatsu como o fato do herói pilotar um robô gigante, neste caso o Leopardon que influenciaria as produções de tokusatsu dos anos 80. Vale como destaque também a atuação carismática do ator Shinji Todo como Takuya Yamashiro, que interpretou muito bem o herói. A história conta a vida de Takuya Yamashiro, um jovem motoqueiro que tem que lutar contra o Iron Cross Army, utilizando poderes de aranha e seu traje especial que é acionado através de um bracelete.
Essa série, apesar de se utilizar de um herói estadunidense, possuí toda a roupagem padrão, em termos de moldes producionais, de uma série de herói japonês desse período. Um clássico indispensável para quem gosta do Homem Aranha e também para quem aprecia essa maravilhosa época que foi os anos 70.
Himitsu Sentai Gorenger (1975-1977)
Himitsu Sentai Gorenger foi a pioneira do gênero Sentai (posteriormente Super Sentai), produzida pela Toei Company e pela Ishimori Productions e sendo mais uma criação de Shotaro Ishinomorim, foi transmitido pela NET (agora TV Asahi) de 5 de abril de 1975 a 26 de março de 1977, com um total de 84 episódios, fazendo desta a mais longa série Sentai. A história narra as aventuras dos cinco sobreviventes da EAGLE que batalham ferrenhamente contra o exercito da Black Cross. Gorenger foi o primeiro na longa série de programas Super Sentai embora só tenha recebido o status de série inicial da franquia em 1995, 20 anos depois de sua estréia. A série nasceu em um período dificil para a franquia Kamen Rider, então, Shotaro Ishinomori e Toru Hiraiyama esforçaram-se em outros estilos de séries, como o sucesso comercial Ganbare! Robocon (1974-1977) - uma série de comédia - e o vindouro Akumaizer 3 (também de 1975), que já conceituava sua próxima ideia.
Ambos pensaram então em uma série que trabalhasse o ideal de equipe (em oposto aos heróis solitários como Kamen Rider), baseando se em investigações e espionagem.
Gorenger apesar de uma série longa e experimental, é uma produção muito interessante por apresentar e testar novos elementos até então inéditos e que definiriam muitos caminhos das produções das próximas décadas. Vale a pena ser vista pelo seu pioneirismo e pela sua pegada investigativa.
Considerações finais:
Esperamos que com alguma das indicações desse texto possamos atingir e despertar a curiosidade das pessoas com essas produções desse período tão magnífico para o Tokusatsu. Embora boa parte dos fãs acostumados com os padrões de produção de séries dos anos 80/90/2000 considere as séries dos anos 70 como "toscas" ou "datadas", elas são de suma importância por terem sido as bases e a gênese de muita coisa que gostamos hoje e esperamos também que cada vez mais fãs conheçam (mesmo que à título de curiosidade) a importância dos anos 70 para o gênero que, com certeza, foi a década mais experimental do Tokusatsu e não merece ser esquecida. Se "atualizar" (no nosso ponto de vista, é claro) não é apenas conhecer coisas mais recentes, mas também, conhecer coisas do passado que você desconhece e descobrir e reconhecer as bases e a evolução de tudo aquilo que você gosta hoje para melhor entendê-las.
Por Thiago "AP" e Venancio Souza.
Ótima lista, com excelentes recomendações!
ResponderExcluirOpa! Que bom que gostou! Obrigado por comentar.
ExcluirE olha que tem muita coisa legal e não caberia aqui, sem dúvidas ótimas pedidas e muito bem recomendadas!
ResponderExcluirCertamente Adriano! Uma década muito rica para o Tokusatsu. A intenção é justamente recomendar algumas produções que sirvam de pontapé para quem quer se aprofundar nesse período vasto.
ExcluirObrigado por ler e comentar.
Spiderman da Toei foi inspirado no Marvel comics??
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