Especial: 50 anos de ''O Regresso de Ultraman''

Um dos maiores clássicos do Tokusatsu completa meio século...

Há exatos 50 anos, um dos maiores clássicos do Tokusatsu fazia sua estreia na TV Japonesa. Foi no dia 02 de Abril de 1971 , em um sábado, que o primeiro episódio de ''O Regresso de Ultraman'' (Kaetekitta Urutoraman) foi exibido na emissora TBS. A série marcou o retorno das séries Ultra na TV Japonesa e estabeleceu um conceito utilizado até os dias atuais. Conheça ou relembre este grande clássico que já ficou eternizado na mente dos fãs de Ultraman e apreciadores de Tokusatsu. 

O Retorno de um Gigante 
 

No início dos anos 70, muitas séries de heróis apareciam na TV Japonesa. Era uma época muito criativa e as produtoras apostavam em séries de heróis e monstros sob influência do grande sucesso de Ultraman em 1966. No ano de 1971, muitas series estrelavam a TV Japonesa, entre elas a série Kamen Rider da Toei Company, e Spectreman, da P-Productions. Já a Tsuburaya Productions, que já era caracterizada pela produção de séries protagonizadas por heróis e monstros gigantes, estudava trazer de volta o seu maior ícone.  

Fundada em 1963 pelo grande cineasta e diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, a Tsuburaya Productions ficou mundialmente conhecida após a série Ultraman. O sucesso de Ultraman foi tão grande que influenciou muitas outras produtoras e iniciou uma verdadeira febre de heróis e monstros gigantes no Japão. Em 1967, Ultraseven continuou o grande sucesso de Ultraman, ganhando grande popularidade. No entanto, Ultraman e Ultraseven foram séries totalmente distintas, já que não havia planos para se iniciar uma franquia. Ultraseven seria a última série de herói gigante dirigida por Eiji, que infelizmente viria a falecer no ano de 1970, por decorrência de uma pneumonia aos 69 anos. Sendo assim, a produtora passou a ser comandada pelo seu primeiro filho, Hajime Tsuburaya. Ele decidiu então trazer o Ultraman de volta e assim começava um novo projeto. 

Ultraman contra o monstro Mognezun (episódio 11)
Inicialmente, em uma ideia elaborada por Hajime, que passava de diretor para coordenador de produção, a série mostraria o Ultraman original da primeira série retornando a terra para enfrentar novas ameaças de monstros e alienígenas. Mas o enredo acabou ganhando mudanças e um novo personagem foi criado. O herói passou por algumas diferenças em seu traje, até chegar no visual que conhecemos, com pequenas mudanças em relação ao primeiro Ultraman. Com o contrato já fechado com a emissora TBS, o nome se manteve ''O Regresso de Ultraman'', mesmo se tratando de um novo personagem. Na série, o herói era chamado apenas de ''Ultraman'', assim como o da série original. Posteriormente, ele seria chamado por nomes como Shin Ultraman (novo Ultraman), e Shinman (uma abreviação de novo Ultraman). Ele só ganharia um nome próprio anos depois, mais especificamente em 1984 após um concurso realizado pela Bandai (distribuidora de brinquedos) onde as crianças Japonesas participavam e escolhiam os nomes. ''Ultraman Jack'' foi o mais votado e a Tsuburaya o batizou assim, sendo conhecido por este nome até hoje.  

A série teve grandes mestres em sua direção e planejamento, o que a fez se tornar muito marcante, assim como uma produção bastante cara para o estúdio. Um dos diretores foi ninguém menos que o lendário Ishiro Honda que dirigiu 5 dos 51 episódios da série (episódios 1,2,7,9 e 51). Honda foi um dos grandes diretores de cinema ao lado de Eiji nos anos 70, sendo também um co-criador do Godzilla.

Outro nome foi Koichi Takano, que atuou dirigindo os efeitos especiais da série. Ele já havia dirigido muitos filmes ao lado de Eiji Tsuburaya quando ainda estava na Toho, e também na Tsuburaya, atuando desde Ultra Q (série predecessora de Ultraman) passando também por todas as séries da Era Showa e algumas  séries da Era Heisei até Ultraman Cosmos (2001). 

Ultraman enfrenta o monstro Twiltail (episódios 05 e 06)

O roteiro também foi assinado por grandes nomes, como Shozo Uehara (roteirista principal de Jaspion e outros clássicos), que assinou 20 dos 51 episódios. Outros nomes convidados foram Tetsuo Kinjô, roteirista principal de Ultraseven, que escreveu o episódio 8, e Akio Jissoji, famoso diretor de Ultraman e Ultraseven, que escreveu o episódio 28. 

Estes nomes com certeza fizeram uma grande diferença na produção e narrativa da série, que tomou rumos bastante diferentes de tudo o que já havia acontecido na franquia desde então. Uma das maiores surpresas foi a aparição de Ultraman e Ultraseven na série, formando o primeiro grande encontro entre os guerreiros Ultra, se iniciando assim o conceito da chamada ''Irmandade Ultra'' que viria a ser explorado nas séries seguintes e que é continuado até os dias de hoje. 

Ultraseven vem para entregar um presente ao Ultraman (episódio 18)

O primeiro encontro entre os heróis aconteceu no episódio 18, quando Ultraseven retorna a terra para ajudar o Ultraman a enfrentar o monstro Bemstar. Seven entrega a Jack o ''Ultra-Bracelete'', que é capaz de formar diferentes armas.. Este é o único recurso para derrotar o monstro já que ele absorve todos os poderes dos Ultras. 

O outro encontro ocorre nos clássicos episódios "Ultraman morre ao entardecer" e "Quando brilha a estrela Ultra" (37 e 38, respectivamente). Nesta sequencia de episódios, Ultraman cai em uma armadilha planejada pelo Alien Nackle. Aprisionado e prestes a ser executado, surgem Ultraman e Seven para liberta-lo. Estes episódios também são marcados pelo retorno dos atores Susumu Kurobe (Ultraman) e Koji Moritsugu (Ultraseven). 

Um outro fato marcante aconteceu nessa sequência de episódios chocando o público na época. Quando a atriz Rumi Sakakibara (que interpretava Aki, a namorada do protagonista) precisou se retirar da série, a equipe de produção precisou dar um rápido adeus á personagem. O roteirista Shozo Uehara criou uma situação chocante mostrando uma cena onde os inimigos matam Aki de forma brutal somente para abalar o psicológico do Ultraman e assim o derrotar. Estes episódios ficaram marcados como um dos momentos mais impactantes da franquia, com uma direção genial de Yoshiharu Tomita, que criou várias tomadas épicas e cenários ao pôr-do-sol, cenas que se tornaram marcas registradas da série. 

O encontro dos 3 Ultra-Brothers lendários (episódio 38)

Outro episódio que ficou marcado na história da franquia, foi o episódio 33 intitulado ''O Monstro Mensageiro e o Garoto'', este trazendo temas muito pertinentes e atuais como o preconceito, sendo mais um episódio escrito pelo mestre Shozo Uehara que sempre teve ideias muito a frente de seu tempo.

Nesta história que mostra a amizade entre um garoto e um alienígena (Alien Mates), mostra o garoto sendo frequentemente maltratado e agredido pelas pessoas de uma vila, que acham que ele é um alienígena. O garoto só queria encontrar a nave do alienígena para poder ir embora da terra junto com ele. 

Ultraman contra o monstro Muruchi (episódio 33)

Pela primeira vez, vemos o Ultraman hesitando em salvar pessoas do ataque de um monstro (Muruchi). Por um momento ele pensou que aquelas pessoas não mereciam serem protegidas, e que talvez seria melhor que elas fossem castigadas pelo monstro. Um episódio com uma atmosfera bastante tensa, mas que faz o espectador parar para pensar e refletir. No episódio 32 da série Ultraman Mebius (2006) temos uma sequência direta deste episódio, mostrando o retorno de um Alien Mates a terra. Episódios como estes fizeram da série uma das mais icônicas e atemporais de todos os tempos. 

História e Personagens
Ultraman se junta a Hideki Goh para proteger a terra

Assim como em todas as séries de Ultraman, o herói também possui uma forma humana na terra. O protagonista desta história é Hideki Goh, um jovem piloto de corridas, que perde a vida logo no primeiro episódio, após salvar a vida de um garoto em meio a um ataque dos monstros Takkong e Zazarn. Ele retorna a vida após aceitar se unir a um alienígena vindo da distante Nebulosa M-78. 

Desde então, Goh e o Ultraman passam a viver em uma espécie de simbiose. Ele é o primeiro e único Ultraman que não precisa de um dispositivo para se transformar, já que a sua transformação acontece pela sua própria vontade, se transformando ao levantar uma das mãos. Hideki Goh foi interpretado pelo popular ator e cantor Jiro Dan.  

Jiro Dan é quem dá vida a Hideaki Goh/Ultraman

Falando sobre o ator Jiro Dan, seu nome verdadeiro é Hideo Murata. Nasceu em 30 de Janeiro de 1949 (atualmente com 72 anos). Dono de uma aparência bastante característica dotado de traços ocidentais, já que é filho de uma Mãe Japonesa e de um Pai britânico (naturalizado na América), em 1966 se lançou na carreira de modelo.

Em 1968, ele decidiu apostar na carreira de cantor lançando a canção ''Bara no Koi'' e mais tarde ''Amai Yokan'', canções essas que renderam dois discos entre 1968 a 1970. Após isso, participou de comerciais para TV e logo iniciou sua carreira como ator, sendo escolhido para ser o Ultraman, que foi o seu primeiro trabalho na TV. 

Devido ao seu talento como cantor, ele foi chamado também para cantar o tema de abertura da série, além das canções ''MAT Team no Uta'' e ''Tatakae! Ultraman''. O fato de Dan já ser conhecido pelo público aumentou ainda mais a popularidade da série na época. Jiro Dan se tornou um ator bastante atuante, passando por inúmeras séries de Tokusatsu ao longo dos anos.


Em ''O Regresso de Ultraman'', Jiro Dan interpreta um protagonista bastante carismático. O jovem Hideki Goh, conquista logo no primeiro episódio, devido a sua personalidade. Ele é um homem humilde, que trabalha em uma oficina e tem a sua vida e sonhos como qualquer outro rapaz de sua idade. 

Goh também é marcante devido ao seu forte senso de justiça e bom humor. Em muitas vezes se mostrou ser muito impulsivo, agindo muito pelo lado emocional, com atitudes imprudentes. Devido a esse seu temperamento, foi bastante difícil quando foi recrutado para integrar ao MAT, o grupo de defesa da terra. Nas primeiras missões, Goh desobedecia até mesmo ordens de superiores para seguir aquilo que ele acreditava ser certo. 

Mas Goh também tinha uma vida social fora do MAT, e é incrível como a série trabalha bem isso. Em muitos episódios vemos ele aproveitando os seus momentos de descanso com sua namorada, Aki Sakata (interpretada por Rumi Sakakibara). Ele também se dá muito bem com Ken Sakata (interpretado por Shin Kishida), o irmão mais velho de Aki. Goh o enxerga como um irmão mais velho e amigo conselheiro. Mas a relação melhor desenvolvida na série com certeza é a de Goh com o garoto Jiro Sakata (interpretado por Hideaki Kawaguchi), o irmão mais novo de Aki. 

A família Sakata, Aki, Jiro e Ken

O garoto admira muito Goh e o vê como um irmão mais velho e como um verdadeiro herói, mesmo sem saber que ele é o Ultraman. Essa relação, rendeu um dos momentos mais icônicos e memoráveis da franquia. No episódio final, quando Goh se despede de Jiro, o garoto corre nas areias da praia enquanto cita os chamados ''5 mandamentos Ultra''. Essa cena ficou marcada na mente dos fãs e é até hoje referenciada pela Tsuburaya. 

O fato de Goh ter uma namorada e uma família, faz dessa uma das séries mais humanas da franquia Ultraman, onde você realmente consegue se identificar com o herói da série. Ainda que, infelizmente, a relação de Goh com Aki tenha sido interrompida no episódio 38. 

Conhecendo o Esquadrão MAT 

A história de Goh com o Esquadrão MAT começou quando a cidade estava sendo atacada por dois monstros gigantes, Hideki Goh salva um garoto arriscando a sua própria vida. O Capitão Katsuhiro Kato do MAT tomou conhecimento do seu ato heroico, assim como percebeu as suas habilidades e o convidou a participar da equipe. 
A equipe M.A.T (uma sigla para Monster Attack Team), faz parte de uma grande rede internacional de operações de defesa. Sua sede principal fica localizada em Nova York. O MAT também é um grupo especializado em combater os ataques de monstros e alienígenas no Japão, com uma base própria  localizada no fundo da Baia de Tóquio. Eles são equipados com as mais avançadas armas e naves de combate, com membros especialistas nas mais diversas missões. 


O grupo é formado por 6 membros. Um dos mais atuantes é Takeshi Minami um jovem que cresceu em uma fazenda e se tornou um piloto do MAT. Está sempre na linha de frente das missões pilotando o MAT Arrow 1 e MAT Gyro. Foi interpretado pelo ator Shunsuke Ikeda. Fumio Kishida vem de uma antiga família de militares. Ele vive apenas com sua mãe, já que seu pai já é falecido. É uma espécie de ''segundo comandante'' e já chegou enfrentar até mesmo oficiais de alto escalão da MAT. Foi interpretado pelo ator Ken Nishida.

Temos também Ippei Ueno, o membro mais cômico da equipe, sendo também um grande amigo de Goh. Também está sempre na linha de frente das missões junto com Goh e Minami. Foi interpretado pelo ator Kõ Mitsui. A única mulher e a mais jovem da equipe é Yuriko Oka. Ela atua na parte interna como oficial de comunicações, porém em muitas vezes lutou junto dos outros membros da equipe em missões arriscadas. Foi interpretada pela atriz Mika Katsuragi.  
Mat Arrow 1 uma das naves de combate do MAT

O MAT também contou com dois capitães sendo o primeiro Capitão Katsuhiro Kato. Um antigo coronel da Força de Autodefesa Terrestre. Como Capitão, sempre protegeu a equipe, e muitas vezes se arriscou para defender os seus subordinados. Ele fica na série até o episódio 22 quando é promovido a Capitão da Divisão Espacial do MAT. Ele foi interpretado pelo ator Nobuo Tsukamoto. O segundo Capitão que substitui Kato é Ryu Ibuki. Sendo muito experiente ele foi transferido da sede do MAT em Nova York para o Japão. Diferente de Kato, ele é exigente e duro com a equipe. Ibuki é casado e tem uma filha. Ele foi vivido pelo ator Jun Negami

Por trás da Máscara 
Eiichi Kikuchi nos bastidores / Eichii Kikuchi nas gravações do episódio 45 de Mebius junto com o diretor da série Hirochika Muraichi

O Ultraman Jack foi vivido pelo veterano ator e suit-actor Eiichi Kikuchi, que nasceu em 21 de agosto de 1942 (atualmente 78 anos). Ele vestiu o traje de Jack em todos os episódios criando suas poses e gestos que marcaram a série. Kikuchi iniciou a sua carreira como suit-actor ainda nos anos 60 em Magma Taishi (Ambassador Magma), produção da P-Productions. Também vestiu o traje do Ultraseven nos episódios 14 e 15, substituindo Koji Uenishi

Ainda nos anos 70 passou por algumas séries Ultras como figurante e nos anos 80 em séries da Toei Company, como suit-actor e como ator (inclusive na série Jaspion onde interpretou o vilão Gazami 1). Ele aparece também como figurante no último episódio de Jack e no episódio 45 de Ultraman Mebius que faz uma homenagem a série. Neste episódio de Mebius assim como em outras produções posteriores, Kikuchi foi substituído por Wataru Inaniwa. Porém a desenvoltura, poses e gestos de Kikuchi foram o que formaram o personagem e o fizeram tão marcante dentro do universo Ultra.  

Passagem pelo Brasil 
Jack enfrenta Zetton e o Alien Bat (episódio 51)

O Regresso de Ultraman também passou aqui pelo Brasil ainda nos anos 70. O Brasil já tinha uma história com os Ultras, já que as antecessoras Ultraman e Ultraseven já haviam passado por aqui. A primeira exibição da série foi em 1975 na extinta TV Tupi dentro de um bloco no famoso programa do Capitão Aza, que também já havia exibido verdadeiros clássicos como ''Vingadores do Espaço'' e ''Robô Gigante'' assim como as séries Ultras anteriores. A série contou com dublagem pelo estúdio da Cine Castro no Rio de Janeiro. Infelizmente, hoje em dia é muito difícil de encontrar episódios com esta dublagem clássica. Algumas adaptações foram feitas nessa dublagem, como por exemplo o nome do Esquadrão MAT que na dublagem passou a se chamar GAM (Grupo de Ataque aos Monstros). 

Após a TV Tupi fechar as portas, a série foi reprisada nos anos 80 na antiga TVS (atual SBT), porém, o canal exibida as séries do primeiro Ultraman e o Regresso juntas, o que fez muitos se confundirem na época, achando que a série era uma continuação direta do primeiro Ultraman ou que se tratavam da mesma série. A última exibição da série no Brasil se deu na Record Rio no final de 1987. Infelizmente após o Regresso só veríamos Ultraman na TV novamente em 2000 com a estreia de Ultraman Tiga na Record. Embora as passagens da série tenham sido rápidas aqui, O Regresso de Ultraman fez história e conseguiu angariar uma grande legião de fãs que se estende até os dias de hoje. 

Principais aparições ao longo dos anos 
A união dos 5 Irmãos Ultra!

Após se estabelecer o conceito da ''Irmandade Ultra'', Jack aparece muitas vezes nas séries seguintes. Ultraman Ace (1972) continuou muitos conceitos da série, inclusive aproveitando parte de sua trilha sonora. Em Ace, Jack aparece logo no primeiro episódio com os outros 4 irmãos Ultra (Ultraman, Zoffy, Seven e Ace) e em mais 4 episódios da série. No episódio 10, Hideki Goh participa junto com Jiro, confirmando que ambas as séries se passam dentro do mesmo universo. Na série seguinte, Ultraman Taro (1973), Jack aparece em 6 episódios.

No episódio 52, ele aparece para ajudar Taro a derrotar o monstro Dorobon e curiosamente aparece utilizando botas e luvas vermelhas. Em Ultraman Leo (1974), a participação de Jack é ainda mais importante. No episódio 34, ele vem a terra para entregar uma Monster Capsule (que continha o monstro Sevenger) para Seven que não podia mais se transformar. Jack ainda participa dos episódios 38 e 39 de Leo. Vale lembrar também que esta foi a primeira aparição do personagem Sevenger que fez um grande sucesso em 2020 na série Ultraman Z. Nesta nova versão, Sevenger ganhou uma versão robótica. 

Após Ultraman Leo, Jack só voltaria a aparecer na TV em 2006, em Ultraman Mebius, que celebrou os 40 anos da franquia. Hideki Goh fez a primeira aparição no filme ''Ultraman Mebius & Ultraman Brothers'' que estreou nos cinemas durante a exibição da série. Jiro Dan retorna para interpretar Goh junto dos outros atores veteranos, Susumu Kurobe (Ultraman), Koji Moritsugu (Ultraseven) e Keiji Takamine (Ultraman Ace).

Na série de Mebius, ele faz a sua aparição no episódio 45, quando o Alien Deathrem arma um plano para destruir todos os membros da equipe GUYS, e Hideki Goh, que continua vivendo na terra como piloto de corridas presencia o ataque. Ele então se transforma mais uma vez em Ultraman Jack para ajudar Mebius a derrotar o Alien. A última aparição de Jack em uma série foi em Ultraman Taiga (2019), no episódio 10 ''Guerreiros no brilho da noite''. Este episódio faz uma rápida menção ao Jack mas ao mesmo tempo trás uma bela homenagem. O ''Alien Nacke Odyssa'' esta na terra como um artista chamado Oda. Junto com o monstro Black King, ele havia enfrentado Jack no passado, mas no presente, conhece Hiroyuki, hospedeiro do Ultraman Taiga. 

Assim como nos episódios 37  e 38 da série, esse episódio é repleto de cenas ao pôr-do-sol e belos ângulos de câmera. O diretor Masayoshi Takesue (diretor principal de Ultraman R/B) não poupou recursos para criar ótimas fotografias e efeitos que transmitissem aquela mesma intensidade e dramatização contida nos episódios clássicos.

O Alien Nackle relembra do lendário guerreiro Ultraman Jack 

Jack também apareceu em filmes e especiais da franquia. A primeira aparição foi no filme/documentário ZOFFY: Ultra Warriors vs Giant Monster Army (1984), que mostra a história dos Ultras sob o olhar de Zoffy, o chefe da guarnição espacial. São mostradas cenas de todas as séries, inclusive O Regresso de Ultraman. Esta foi a primeira produção em que ele é chamado pelo seu nome Ultraman Jack. 

No mesmo ano veio Ultraman Story, que conta história de Ultraman Taro desde a infância. Jack aparece em flashbacks enquanto Taro observa as lutas já travadas por ele, e também no final, onde ele ajuda os demais Ultra Brothers a enfrentarem o monstro Grand King.

Em 2008, Hideki Goh retornou no filme Superior 8 Ultraman Brothers, que presta um bela homenagem a franquia e reúne os Ultras das Eras Showa e Heisei. Jiro Dan atua ao lado de Rumi Sakakibara. Também podemos ver novamente Jack lutando ao lado dos outros irmãos Ultra. Aqui no Brasil, o filme chegou a ser lançado em DVD pela Focus Filmes. Em seguida apareceu nos filmes  Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends e a sequência Ultraman Zero: Revenge of Belial (2009 ~ 2010). É nesses filmes que conhecemos Ultraman Zero, filho de Ultraseven e Ultraman Belial, um dos maiores vilões da franquia. Ambos os filmes foram lançados aqui no Brasil em DVD/Blu-ray. 

Jack e os Ultra Brothers aparecem trajando os Ultra Mantos

O último filme que Jack apareceu foi em Ultraman Saga de 2011, lançado em comemoração aos 45 anos de Ultraman e 15 anos de Ultraman Dyna. Hideki Goh aparece logo nos primeiros minutos do filme junto com seus irmãos na Terra da Luz, trajando novos trajes em suas formas humanas. Jack também aparece em uma cena que apareceu apenas na versão do diretor lançada em Blu-Ray e mais tarde apresentada no programa Ultraman Retsuden. A cena mostra os 5 irmãos Ultra enfrentando monstros clássicos, Jack enfrenta novamente o monstro Black King.


Na minissérie Ultra Fight Orb (2017) que aconteceu após o filme do Ultraman Orb, Orb recebe um treinamento por Ultraseven e seu filho Zero para adquirir novos poderes e poder enfrentar Reibatos, que tem o poder de reviver os monstros. Jack enfrenta novamente os monstros Gudon e Twintail ao som da música tema da série. 

A última aparição de Jack foi em Ultra Galaxy Fight: The Absolute Conspiracy, a mais recente minissérie da franquia. Ultraman Jack apareceu no episódio 06 junto dos outros irmãos Ultra. Juntos eles enfrentam os irmãos Judah e Mold Spectre. Jack utiliza grande parte do seu arsenal de golpes e habilidades. 

Mais algumas curiosidades...

- A série teve uma média de audiência de 22,7%, considerada muito boa para a época. Em uma comparação, Kamen Rider que estreou um dias depois ficou com uma média de 21,2%. 

- Uma série em Mangá chegou a ser lançada na época, sendo veículada pela editora Bessatsu Shõnen. O Mangá de autoria de Akira Mizuho foi publicado de Maio á Dezembro de 1971. Outras versões vieram ao longo dos anos por Mamoru Uchiyama. 

- No episódio 27, o renomado lutador Japonês Tadashi Sawamura faz uma participação especial. Hideki visita a academia onde Sawamura treina. Também conhecido como Sawamu, ele foi um dos maiores kickboxer do Japão a alcançar o estrelado. Seu sucesso rendeu até um mangá e um anime chamado ''Kick no Oni''. O anime, lançado nos anos 70 chegou a ser exibido aqui no Brasil como ''Sawamu, o demolidor''. 

- Na série Robot 8-Chan (1981) da Toei Company, Jiro Dan aparece atuando junto com Rumi Sakakibara. 

- O ator Hideaki Kawaguchi que interpretou o garoto Jiro, em 1973 atuou em Kamen Rider V3, interpretando Shigueru Tama. 

- Shunsuke Ikeda que interpretou Takeshi Minami do MAT, em 1973 viveu Ichiro em Kikaider 01, continuação do clássico Kikaider de Shotaro Ishinomori. 

E essa foi a nossa matéria especial de 50 anos de O Regresso de Ultraman, um clássico que, mesmo após meio século de existência não deixou de ser cultuado, referenciado e aclamado pelos fãs de Tokusatsu. A série, certamente continuará conquistando fãs e inspirando novas obras daqui para frente. Para finalizar, deixamos aqui os 5 mandamentos Ultra que o Ultraman Jack deixou na terra antes de partir para o seu planeta natal, a Terra da Luz: 

Não ir para a escola com fome; 
Pular cedo da cama ao nascer do sol em um dia bonito; 
Tomar cuidado com os carros ao atravessar a rua; 
Não se aproveitar dos outros; 
Brincar descalço no chão.

Por: Venâncio Souza

Depoimentos de Parceiros e Fãs

Abaixo alguns depoimentos de amigos e fãs da série que reservaram um pouquinho do tempo para relembrar suas histórias sobre esse grande clássico: 

"Kaetekita Urutoraman realmente é um dos inúmeros clássicos já produzidos pelo estúdio da nossa querida Tsuburaya. Tive o privilégio de muito pequeno, no interior da Bahia, acompanhar alguns episódios do Ultraman Jack (Kaetekita Urutoraman) num do principais objetos de valor em nossa casa, uma TV grande (para aquela época), preto e branco, mas com uma tela azul de acrílico para dar um efeito especial às imagens. Assim, na época, não tinha noção que Ultraman Jack era prata com vermelho e foi uma surpresa, com o passar dos anos, descobrir as cores. Fantástico!

Por não ser uma criança vidrada em TV e tinha preferência em ficar brincando no quintal ou na rua de bola, porém quando ouvia a abertura dos Ultras na TV corria na expectativa de ser o Ultraseven (preferido). Como era muito pequeno não compreendia qual Ultra seria apenas visualizando as aberturas. Só no começo do episódio acabaria descobrindo. Também era claro uma identidade maior entre os dois Ultraman, pelo Jack. Como fui uma criança que não teve herói americano, como preferência, e sim o Ultraseven, ficava encantado com as lutas baseadas em artes marciais e o herói não precisava ser musculoso. Foi quando me inseri no Judô, alcançando a faixa preta 3º Dan, e pude sentir um pouco da magia das lutas entre os heróis da M-78.

Por fim, a lembrança mais fresca que tenho do Jack foi no ano de 1982 em que meus pais fizeram uma viagem para mostrar as origens da família, no interior do estado de Sergipe, e para minha surpresa ao chegar na casa de um dos parentes a TV estava ligada e passando Ultraman. Caramba! Foi algo incrível rever. Pulei de alegria e não queria sair de frente da TV e pensei: aqui passa e lá em casa não, por quê?! Aqueles momentos da viagem nunca os esqueci, porque conheci onde os meus pais nasceram e ativei a saudade dos Ultras. Vida longa para Ultraman!"

Robinson Oliveira - (Administrador Visão Tokusatsu) 

''O Regresso de Ultraman é a série pela qual tenho as mais fortes memórias afetivas. Memória afetiva não se explica, pois é relacionada a experiências únicas de cada um. Porém, estabeleci uma outra relação com seriados e super-heróis quando comecei a escrever sobre esses assuntos, muitos anos atrás. Quando me reencontrei com as aventuras de Hideki Goh, passei a analisar a série de modo mais técnico, tentando ver se a obra era boa mesmo ou se, como tantas outras, era preferível apenas a guardar no baú de memórias afetivas. Foi então que a série me fisgou pela segunda vez. Histórias envolventes, personagens carismáticos e uma das trilhas sonoras mais empolgantes que já vi me deram a certeza de que a série era realmente muito boa, independente de memórias de infância. E se a produção soa datada (algo inevitável), as histórias, a fotografia e as músicas persistem como o resultado do trabalho de grandes profissionais que marcaram época. Um clássico que merece ser redescoberto á cada geração''.

Alexandre Nagado - (Redator Revista Herói, Desenhista e autor do Blog Sushi Pop

''Meu primeiro contato com Regresso de Ultraman foi através de um DVD da série que me foi dado pelo meu pai, porém, diferente do DVD da série do Ultraman 1966, eu mal assistia, talvez pela dublagem (que na época, já era bem antiga) ou por ser muito apegado ao Hayata.

A graça de Regresso de Ultraman caiu sobre mim quando eu já era mais velho, após assistir Ultraman e Ultraseven, seguindo a ordem passei por ela, e de cara já percebemos algumas fortes diferenças em relação às anteriores.

A série apresenta uma continuidade narrativa entre os episódios mais forte do que suas antecessoras, o que nos faz ter mais atenção aos seus personagens e eventos, o fato de que as séries passadas são estabelecidas como canônicas começando de fato a franquia Ultra como conhecemos hoje, e como deixar de comentar sobre os episódios 37 e 38 que são provavelmente são os dois episódios mais importantes da franquia toda, você não sabe se fica triste, emocionado ou feliz com o tanto de coisa significativa que acontece nos episódios.

Com um final de tirar o fôlego, Regresso de Ultraman fica entre minhas 3 favoritas da Era Showa, mas em questão de importância consigo facilmente coloca-la ao lado da original, por ter dado início ao universo grandioso que amamos atualmente''.

Miguel Monzillo - (Leitor e Fã de Ultraman)

''Era sábado pela manhã não me recordo a data precisamente, mas foi um dia após a exibição pela primeira vez de Ultraman na programação da então TVS (Silvio Santos), era costume sempre aos sábados pela manhã meus pais e eu irmos fazer compras no supermercado de um de meus tios por parte de pai no bairro do Grajaú, morávamos no engenho novo, mas devido minha paixão pelo meu recém novo herói e ídolo Ultraman, o qual já havia me maravilhado antes mesmo de assistir ao primeiro episódio, foi anunciado junto com as demais novas atrações da recém inaugurada emissora. Entretanto, além de naturalmente ser uma pessoa muito observadora e detalhista desde bem pequeno, algo estava diferente na série, a começar pela abertura...

"El regresso de ultraman" título estava em espanhol, a beleza do kalendoscopio de fundo da abertura, a voz empolgada do narrador dizia "a United arts apresenta O Regresso de Ultraman", "Episódio de hoje, O Ataque dos Monstros"... Me perguntava se seria o mesmo herói, estava empolgado, esquadrão diferente, drama e trilhas de fundo marcantes e o grande ator Jiro Dan no papel de Hideki Goh, o design das naves o encanto foi maior ainda quando no decorrer do episódio 1 entendi que sim era um outro herói e não o anterior, e melhor que o anterior no sentido da trama...

 Episódios que me arrepiam e quase levam as lágrimas como episódio ''Ultraseven em ação'' e o episódio clássico é primeiro crossover de super-heróis que eu tenha registro ''Ultraman morre ao entardecer'' e ''Quando brilha a estrela de Ultra''. Já passaram 37 anos, já foram sonhos, desenhos, bonecos, coleções karaokê, brigas e etc baseados no universo de Regresso de Ultraman e basta que eu ouça o tema do regresso que volto imediatamente no tempo e espaço assistindo até hoje com muito e mesmo amor destes anos o brilho da estrela de Ultra''.

Marco Mantuano - (Leitor e Fã de Ultraman)

''Minha série favorita de todos os tempos, marcou minha infância e nessa data especial me traz boas recordações de quando criança assistir com meus irmãos. Ainda me emociono com episódios como Quando Brilha a Estrela de Ultra que Ultraman e Ultraseven se unem para salvar Jack dos Poderosos do Espaço ao som dos três temas, e outros porque o que não falta são episódios dramáticos, emocionantes... Hideki Goh perfeito rs, Aki que encanta por sua meiguice, GAM, trilha sonora e tantas outras coisas que fazem de O Regresso de Ultraman uma série incrível''.

Márcia Silva - (Administradora Toku Hero Club)

''O Regresso de Ultraman é um dos melhores clássicos que já passaram no Brasil. O que acho atraente na série são os episódios bem mais sérios que o próprio Ultraman. Tá certo que Ultra Seven teve uma pegada com mais de ficção científica. Mas a saga de Hideki Go tem uma carga dramática mais intensa. Como por exemplo, nos episódios em que Ken e Aki Sakata morrem nas mãos do Alien Nackle. Aliás, essas situações são impensáveis numa produção de tokusatsu hoje em dia. De longe, O Regresso de Ultraman merece um Top 10 ao lado de séries como Metalder, Kamen Rider Black, Flashman, Ultraman Leo, etc. Vale a pena ver (de novo)''.

César Filho - (Autor do Blog Daileon e Colunista do Jbox)

''Conheci a série O Regresso de Ultraman quando passou no SBT nos anos de 85 e 86, como ele passava alternadamente com a série do primeiro Ultraman eu pensava que era a mesma série, depois que percebi que eram duas séries distintas. O que mais me chamou a atenção na série foram o tom dramático que ela carregava e o lado mais humano do hospedeiro (Hideki Goh) , sem contar vários episódios antológicos e as aparições de Ultraman e Ultraseven consolidando o conceito de uma tropa de vigilantes espaciais''.

Fábio Ferreira - (Administrador Tokusatsu.com.br)

''Tenho boas lembranças deste seriado (tokusatsu) que passou nos 80 na emissora TVS, atual SBT no programa do Bozo e também no TV Pow, e já tinha assistido na versão japonesa por fitas betamax (tipo VHS)! Ultraman Jack ficou conhecido como - O Regresso de Ultraman e não perdia um capítulo!''

Diogo Miyahara - (Cantor de Temas TokuSongs

''Só pude ter acesso a série O Regresso de  Ultraman na vida adulta, mas durante a infância soube muito sobre ela através de meus pais. Sempre lembravam com carinho a história do ''segundo Ultraman''. No meu caso além desta lembrança se soma todo contexto histórico desta produção que aproveitou o melhor de suas antecessoras e ainda apresentou um conceito que hoje é normal para os fãs de cinema e TV: o crossover. Lembro que vibrei ainda garoto quando vi Gavan em Sharivan, Winspector em Sobrain e fiquei muito interessado em saber quem eram os outros Kamen Riders que apareciam nos episódios finais de RX. Hoje algo que parece banal, principalmente após Vingadores, com certeza foi uma fantástica experiência na época ter assistido o encontro de irmãos Ultra''. 

Giu Giuliano - (Administrador Tokusatsu.com.br)

Você também pode ver a Estrela de Ultra... 

Comentários

  1. Que matéria completa! O universo Ultra é muita rica em detalhes e de muito aprendizado para a vida. Parabéns ao Jack. Excelente leitura.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente Materia, Se hoje tenho varios Canais no You Tube se deve a Ultraman Jack que é meu Favorito, Meu Pai curtia muito e me ensinou a assistir ao Lado dele isso com 4 para 5 anos, me marcou demais, sempre tive na vida os Ensinamentos Ultras, Da Luta do Bem Contra o Mal Comemorar esse 50 Anos para mim que sou fã demais é Maravilhoso, estou em um estado de Alegria de Criança, outra curiosidade nasci em 1972 e Ultraman Jack começou em 1971 e Finalizou justamente quando meus se Casaram e eu já estava na Barriga de Minha Mãe.
    Obrigado Venancio Souza e o Marcão Matuano, Grandes Fãs da Franquia Ultra
    Um salve ao 50 Anos do Maior Ultraman Da Franquia
    O Regresso de Ultraman.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas