Especial: 35 anos de Flashman

''Um dia, cinco crianças foram raptadas da terra e levadas para os confins do universo. E após 20 anos...'' 

Este ano, se completou 35 anos desde a estreia de Choushinsei Flashman (Supernova Flashman) no Japão. Essa foi a 10ª série da franquia Super Sentai sucedendo Dengeki Sentai Changeman de 1985. Nesta matéria falaremos um pouco sobre essa série que, assim como Changeman fez história aqui no Brasil nos anos 90. 

Conhecido por aqui como ''Comando Estelar Flashman'' a série conta a história de cinco crianças que, no ano de 1966 são raptadas e separadas de seus pais por piratas espaciais e levadas para o espaço, para treinarem e se tornarem guerreiros. 20 anos depois, no ano de 1986, agora adultos eles retornam a terra na esperança de encontrarem os seus verdadeiros pais. Porém, o império Mess liderado pelo poderoso Monarca La Deus planeja dominar a terra. Os cinco jovens passam a usar os seus poderes e a tecnologia do planeta Flash para enfrentar Mess. 

A história mistura ação e muito drama, e apesar de ser direcionada ao público infantil lida com temas muito pertinentes para a época como a discriminação e conflitos familiares. Flashman estreou exatamente no dia 01 de Março de 1986 e contou com 50 episódios e mais 2 filmes ainda inéditos aqui no Brasil. 

A série teve como produtor o renomado Takeyuki Suzuki que esteve envolvido com as séries Super Sentai desde Taiyou Sentai Sun Vulcan (1981) e esteve presente na Toei até 1995. Em termos de produção, percebe-se que Flashman foi até superior algumas de suas antecessoras e outras séries da época. A direção foi de Nagafumi Hori em conjunto com Takao Nagaishi e o roteiro foi escrito por Hirohisa Soda e Toshiki Inoue na maioria dos episódios. 

A trilha sonora da série foi composta pelo veterano Kohei Tanaka e com certeza é uma das mais marcantes, com canções perfeitas para cada momento do seriado. Taku Kitahara foi a voz por trás da abertura e encerramento, além de outras canções como ''Flashman no Chikai'', ''Atsui Haato No Spetre'' e ''Heart wa Hibana sa'', esse foi o único trabalho de Kitahara no Tokusatsu. Outro nome que contribuiu para a trilha sonora de Flashman foi a lenda Takayuki Miyauchi, que canta a potente ''Kagayake! Flash King''. 

A série também foi histórica por ser a primeira a introduzir um segundo Robô gigante na história. As séries da franquia Super Sentai, desde Battle Fever J (1979), teve apenas um Robô gigante. Em Flashman tivemos o Flash King e ao decorrer da série o Titan Flash, um enorme caminhão que se transforma no Robô Titan Boy (Titan Junior, no Brasil). Essa inovação passou a ser utilizada nas séries que vieram depois. Os heróis contam também com um grande arsenal de armas e veículos. 

A Flash Nave (Round Base, no original) é a nave gigante em que os Flashman vieram para a terra e onde passam a viver na terra, comanda pelo robozinho Mag. O Star Condor é uma fortaleza que armazena os veículos que formam o Robô Flash King. Os Flashman também usam as Turbo Lasers (Flash Hawks, no original), motos velozes que eles utilizam desde os seus treinamentos. 

Para derrotar de vez os inimigos, os Flashman usam a Cosmic Vulcan (Rolling Vulcan, no original) que é formada pela união dos 5 heróis. Cada Flashman também utilizam as suas próximas armas e técnicas. Red Flash usa a espada Sword Laser (Prism Seiken, no original); Blue Flash usa a Laser Ball (Prism Ball), Green Flash tem as Gloves Laser (Prism Kaiser) que são poderosos socos, Yellow Flash pode usar o Bastão Laser (Prism Batons) e Pink Flash usa os Shoes Laser (Prism Boots) formados a partir de suas botas. 

A série ficou bastante conhecida pelos seus episódios marcantes, como o arco que envolve os episódios 15, 16, 17 e 18 onde o Robô Flash King é totalmente destruído pelo monstro Za Skonder. O episódio 15 também marca a chegada do Caçador das trevas Kaura, que foi o responsável por raptar as cinco crianças há 20 anos. 

Outro episódio muito marcante é o episódio 48 onde Red Flash e Kaura travam uma batalha decisiva. O diretor deste episódio, Shouhei Toujou foi preciso nas cenas de ação e apostou em uma ambientação ao pôr-do-sol para o embate final. Essa técnica é bastante usada nas séries Ultras da Tsuburaya e também foi utilizada na série antecessora, Changeman. Esse episódio com certeza foi um marco na franquia Super Sentai, e até hoje é referenciado e lembrado pelos fãs como um dos melhores episódios da franquia. 

A reta final da série também é muito marcante e um dos mais impactantes até hoje. Os episódios finais marcam um grande sofrimento pelos protagonistas, que passam a sofrer devido a um fenômeno chamado ''Flash Negativo''. Esse fenômeno, faz com que os Flashman passem a ter uma rejeição com tudo o que existe no planeta terra, como o próprio solo terrestre, a água, as plantas e o ar. Isso acontece por terem vivido parte de suas vidas no Planeta Flash. 

Em meio a toda essa dor, eles precisam usar os seus últimos dias para salvar a terra do império Mess e realizar o desejo de reencontrarem os seus verdadeiros pais. Após derrotarem o Império Mess, eles partem novamente para o Planeta Flash deixando para trás os seus sonhos e amor pelo povo da terra. 

A premissa desse final mais melancólico foi proposta pelo produtor Takeyuki Suzuki e escrito pelo roteirista Hirohisa Soda. Suzuki revelou que esse final foi baseado na história real do período de guerra entre a China e o Japão, onde crianças Japonesas eram enviadas para a China e só conseguiam retornar após adultos, e por isso, não conseguiam se adaptar ao país, e muitos não conseguiam encontrar mais suas famílias no Japão, muitas vezes sendo obrigados a retornar para a China. 

Talvez por essa carga dramática juntamente do empenho da equipe de produção da Toei, a série Flashman é tão lembrada e, até hoje tão cultuada. A série se tornou uma das mais aclamadas pelos fãs, tanto no Japão quanto aqui no Brasil. Sem sombra de dúvidas, está entre as melhores produções da franquia Super Sentai e foi mais uma grande produção ''oitentista'' que será sempre lembrada.

É praticamente impossível não se identificar com pelo menos um dos cinco heróis ou até mesmo com um dos vilões, já que eles também tem suas personalidades distintas e suas próprias motivações dentro da série. Vamos conhecer os personagens: 

OS HERÓIS


Os Flashman é formado por 5 jovens que foram raptados por piratas especiais ainda bebês e levados para os confins do universo. Eles cresceram longe de seus pais e amigos e em lugares diferentes, sendo obrigados a passarem por difíceis treinamentos. Apesar de tudo isso e de suas distintas personalidades, o laço de amizade e irmandade que os une é algo inquebrável. 


Jin/Red Flash é o mais velho da equipe, com 23 anos de idade. Jin foi criado no planeta Flash, onde precisou se adaptar as variáveis mudanças climáticas do lugar. Além de sua força e eficiência como guerreiro, ele tem um grande conhecimento em ciência e máquinas. Sua personalidade é o seu forte senso de justiça e sua interminável determinação. Foi interpretado pelo ator Tota Tarumi. 


Go (Bun)/Blue Flash é o caçula entre os homens da equipe com apenas 20 anos. Ele foi criado e treinado no satélite Blue Star e lá, aprendeu diversas habilidades como subir paredes e dar grandes saltos, isso porque no Blue Star eram comuns as tempestades magnéticas. Go é quem rende as melhores cenas cômicas da série, além de ser o mais ''mulherengo'' da equipe. Foi interpretado pelo ator Yasuhiro Ishiwata. 


Dan (Dai)/ Green Flash com 22 anos é um dos mais fortes da equipe junto com Jin. Ele foi criado e treinado no satélite Green Star praticamente todo formado por rochas e gravidade intensa, lá ele aprendeu e desenvolver super-força, que depois passou a aprimorar como boxeador. Ao mesmo tempo que se mostra forte, Dan é bastante sentimental e é um dos que mais se dedica na luta para encontrar seus verdadeiros pais. Foi interpretado pelo ator Kihachiro Uemura. 


Sara/Yellow Flash tem 20 anos e foi treinada no satélite Yellow Star, um lugar bastante gélido, e lá desenvolveu grandes habilidades mentais, conseguindo inclusive prever os movimentos de alguns inimigos. Sara é delicada e sensível, mas por trás disso esconde uma grande força e incríveis técnicas. Foi interpretada pela atriz Yuko Nakamura.   


Lu/Pink Flash também com 20 anos, foi treinada no satélite Pink Star. No seu planeta de grande gravidade aprendeu a levitar o seu próprio corpo, dando bastante trabalho para seus inimigos. Apesar de sua idade, Lu é bastante responsável e possuí um grande espirito materno. Foi interpretada pela atriz Mayumi Yoshida. 


Mag (Magu) é um robô desenvolvido pelo povo do Planeta Flash e sua função é vigiar a Flash nave. Após encontrar os Flashman passa a ser um cuidador deles, após trocarem o disco do seu sistema. Mag também é quem cuida da alimentação dos guerreiros e ainda faz algumas manutenções nos maquinários de combate. Quem vestiu o traje foi o dublê Minoru Watanabe e a voz de Mag foi interpretada por Hiroko Maruyama.  


Familia Tokimura é uma tradicional família que ajuda os Flashman na luta contra o império Mess. A família é formada pelo Doutor Tokimura, sua esposa Setsuko Tokimura e as suas filhas Kaori e Midori  Tokimura. O Doutor Tokimura é um cientista que teve um filho raptado pelos piratas espaciais há 20 anos. Ele chega a construir uma máquina do tempo para descobrir se seu filho é um dos Flashman. 


Deus Titan/Hero Titan foi um lendário e honrado guerreiro do Planeta Flash que lutou contra o Império Mess há 100 anos. Foi a partir dele que os alienígenas do Planeta Flash criaram toda a tecnologia e maquinários usadas pelos Flashaman. Foi morto em uma batalha contra o Império Mess. Antes de morrer, transmitiu para Barak o segredo do ponto fraco dos Flashman e também a missão de entregar a eles o Titan Flash. 


Barak era um guerreiro criado pelo Doutor Keflen do Império Mess. Ele enfrentou o Deus Titan no Planeta Flash porém foi derrotado por ele, tendo a sua vida poupada e encarregado da missão de transmitir uma mensagem aos Flashman, assim como entregar a eles o Titan Flash. Ele surge na terra após os Flashman serem derrotados e terem o Flash King destruído.  

OS VILÕES 


O Império Mess é formado por gênios e monstros especiais, liderado pelo Monarca La Deus. O objetivo do império Mess é dominar vários planetas e civilizações e agora passa a visar a terra. O império Mess é formado por seis membros que vivem dentro da fortaleza chamada Cruzador Imperial Mess. 


Monarca La Deus é o líder do Império Mess e seu objetivo é se tornar o ser mais poderoso do universo, dominando planetas e escravizando os seus povos. Ele se transforma no Monstro Guerreiro La Zeuner para enfrentar os Flashaman. O vilão foi vivido por Hideki Kusada com voz de Uncho Ishizuka. 


Doutor Keflen é um cientista gênio especialista em experiências biomoleculares. É ele quem cria os Monstros Guerreiros para o império Mess através de um sintetizador. Sabe-se que ele é o único humano do império, raptado a centenas de anos, sendo ao longo do tempo submetido a diversas experiências mutantes. É ele também que dá as ordens ao monstro Medusan (Kuragen, no original) para agigantes os monstros derrotados pelos Flashaman. Foi interpretado pelo ator Kouji Shimizu. 


Nefer/Leh Nafel é uma criação de Keflen e uma das guerreiras do império Mess. Ela se considera filha de Keflen e almeja crescer dentro do império. Ao receber as biomoléculas de Zeus passou a se tornar Nefeli (Nefelura, no original). Com uma aparência de mulher-leopardo, Nefer domina também a arte de se disfarçar, além de conseguir criar ilusões. Foi interpretada pela atriz Sayoko Hagiwara. 


Wandar/Leh Wanda é mais um dos guerreiros do império Mess e mais uma criação de Keflen a partir de biomoléculas. Ele pensa a todo instante em destruir os Flashman e tem uma certa rivalidade com Nefer. Ao receber as biomoléculas de Zeus se transforma no monstro guerreiro Wandalo e ganhando a habilidade de congelar o tempo durante 3 segundos. Foi interpretado pelo ator Kazuhisa Hirose. 


Gals/Leh Galus é mais um dos guerreiros a frente do império Mess dotado de uma incrível força. Sua aparência é semelhante a um gorila e é o único que não fala. Quem fez o traje de Gals é o ator e dublê Hiroyuki Uchida. 


Urk/Wolk e Kirt são duas guerreiras do império Mess, porém mais fracas que Nefer, Wandar e Gals, por isso, são suas auxiliares. Elas possuem aparências baseadas em gato e lobo e atacam os inimigos usando suas garras. Elas também se transformam no monstro guerreiro Kirtoz. Foram interpretadas pelas atrizes Muyuki Nagato e Hiroko Kojima, respectivamente. 


Kaura/Sir Kauler é conhecido como o Caçador das trevas e foi o responsável por raptar as cinco crianças há 20 anos atrás. Ele possuí um chicote laser e dispara raios de seus dedos. Ele guarda muitos segredos sobre os Flashman.  Possui Galdan como seu fiel aliado que o acompanha em todos os seus planos. Foi interpretado pelo ator Jouji Nakata.

FLASHMAN NO BRASIL 


Flashman estreou no Brasil com o nome de ''Comando Estelar Flashman'' no dia 6 de março de 1989 no programa Clube da Criança da apresentadora Angélica na Extinta Rede Manchete. Uma semana depois no dia 13 de Março a série estreava no horário da manhã, faixa esta que já era ocupada por Jaspion e Changeman, inicialmente Flashman tinha apenas os 10 primeiros exibidos pela Rede Manchete, após o décimo episódio, a emissora retornava ao primeiro, foi assim durante muito tempo, a emissora demorou para exibir o último episódio.

Flashman permaneceu até 1992 na Manchete, em 1994 a série passou a ser exibida na Rede Record junto de Jaspion e Changeman. Flashman estreou na Record no dia 1 de agosto de 1994 no horário da tarde, Flashman também foi exibido na Record até 1996, Depois indo para a CNT/ Gazeta.

DUBLAGEM 


A dublagem de Flashman foi realizada nos estúdios da Álamo em São Paulo com direção de Libero Miguel, vamos ao elenco: 

Narradores 

Francisco Borges - Abertura e episódios do 1 ao 10 
Carlos Alberto Amaral - Episódios 11 ao 50 

Heróis 

Tota Tarumi = Jin / Red Flash - Francisco Bretas 
Kihachiro Uemura = Dan ( Dai) / Green Flash - Eduardo Camarão 
Yasuhiro Ishiwata = Go ( Bun ) /Blue Flash - Carlos Laranjeira 
Yoko Nakamura = Sarah / Yellow Flash - Lúcia Helena Azevedo 
Mayumi Yoshida = Lu / Pink Flash - Cristina Rodrigues 

Aliados 

Mag (Hiroko Maruyama fez a voz original) - na Dublagem Brasileira Nair Silva 
Akira Ishihama = Doutor Tokimura - Ricardo Medrado 
Tamie Kubota = Setsuko Tokimua - Ivete Jaime
Yayoi Satoh = Midori Tokimura- Leticia Quinto 
Megumi Kiyotou - Denise Simonetto 
Baraki = Borges de Barros 
Deus Titan = Ricardo Medrado 

Outros 

Koji Unogi = Hiroshi Tachibana ( Episódio 5 ) - Ricardo Medrado 
Akane Kudo = Sumire ( Episódios 20 e 37) - Márcia Gomes 
Kazuoki Takahashi = Miran ( Episódio 21 ) - Carlos Laranjeira 
Ryousuke Kaizu= Ryuu ( Episódio 27) - Mauro Eduardo 

Império Mez 

Monarca La Deus - Líbero Miguel 
Koji Shimizu = Doutor Keflen - Gastão Malta 
Sayoko Hagiwara = Nefer ( Leh Nafel) - Deise Celeste 
Kazuhisa Hirose = Wandar ( Leh Wanda) - Marcos Lander 
Muyuki Nagato = Urk ( Wolk) - Sônia Regina Moreno 
Hiroko Kojima = Kirt - Ivete Jaime 
Jouji Nakata = Kaura ( Sir Klower) - Muibo César Cury 
Yoshinori Okamoto = Galdan - Ézio Ramos 

MIDIAS 


Os Flashman tiveram seus DVDs lançados aqui no Brasil pela Focus Filmes e também foram distribuídos aqui no Brasil pela Sato Company


Os DVDs de Flashman foram lançados pela Focus Filmes em 2010 em dois boxes com cinco DVDs cada, existiu também um único box com os 10 DVDs e uma lata onde vinham os boxes. Os DVDs têm a opção de assistir dublado ou com o áudio em Japonês e legendas em Português.


A partir de maio de 2015 Flashman ficou aqui no Brasil sob a licença da Sato Company, a série podia ser vista no canal da Sato Company no YouTube, Flashman inclusive chegou a ser cogitado para as exibições de domingo de manhã na Band no ano passado em substituição a Changeman quando esta série chegasse ao fim, só que as exibições na Band se encerraram sem que o final de Changeman fosse exibido. Em junho deste ano, chegou ao fim o contrato de Flashman e Changeman com a Sato Company e as duas séries retornaram para as mãos da Hasbro, detentora dos direitos da franquia aqui no ocidente. 

 A REPERCUSSÃO DE FLASHMAN NO BRASIL


Flashman teve uma excelente repercussão no Brasil, é uma série tão querida quanto Changeman aqui no nosso país, vários produtos de Flashman foram lançados por aqui, como por exemplo camisas, bonecos, ãlbuns de figurinhas, LP com as músicas da série em Português e revistas em quadrinhos. 


O LP de Flashman foi lançado aqui no Brasil entre o final dos anos 80 e inicio dos anos 90. Esse LP contou com as músicas da série cantadas em Português, lançado pela BMG RCA e com as músicas cantadas por José Luiz Burato. Confiram as músicas do LP:

1) Comando Estelar Flashman 
2) Espirito Flash 
3) Promessa Flashman 
4) Força Jovem ( Versão de Earth Force, Shukumei no Hoshi que pertence a trilha sonora original de Changeman) 
5) Brilhe Flash King 
6) Destino
7) Sempre Vencer 
8) Comando Estelar Flashman ( Karaoke)  


O Álbum de figurinhas foi lançado pela editora Abril em 1991, Flashman está nesse álbum. Além de Flashman estão Spielvan que é o carro chefe do álbum, Kamen Rider Black, Maskman e Metalder


Vários brinquedos dos Flashman foram lançados aqui no Brasil como por exemplo bonecos e o bracelete Prisma Laser que os Flashman utilizavam para se transformar, o Prisma Laser foi uma febre na época. 


Foram lançadas também revistas em quadrinhos de Flashman pela editora Abril, as revistas também fizeram um grande sucesso. 

 CURIOSIDADES 


* A série sofreu um atraso em sua produção, por conta disso a série antecessora Changeman foi esticada para 55 episódios. 

* O ator Kazuhisa Hirose inicialmente seria Jin/Red Flash, mas Tota Tarumi acabou sendo escalado para o personagem e Kazuhisa Hirose foi escalado para o vilão Wandar. 

* O ator Jouji Nakata que interpretou o vilão Kaura (Sir Klower) no inicio relutou em fazer o personagem, mas foi convencido pela atriz Atsuko Takahata a Kilza de Jaspion que era sua grande amiga a aceitar o papel.

* O Drama dos Flashman foi inspirado na Guerra entre Japão e China ocorrida de 7 de julho de 1937 a 2 de setembro de 1945, nesta guerra, vários  japonesas ainda crianças foram raptados enviados para a China, muitos quando retornaram ao Japão depois de adultos não conseguiram encontrar suas famílias e não se adaptaram ao Japão.

* O episódio 21 da série Triste Guerreira (No original ''A tristeza de Sarah'') é o episódio de número 500 da franquia, esse episódio passou a ser o de número 500 da franquia a partir de 1995 quando Himitsu Sentai Gorenger e JAKQ Dengeki-tai passaram a ser consideradas séries da Franquia Super Sentai.

OUTRAS APARIÇÕES 


Após o sucesso da série, os Flashman retornaram em alguns momentos da franquia Super Sentai. Em 2011/2012, a série Kaizoku Sentai Gokaiger que homenageou os 35 anos da franquia, apresentou as Rangers Key (Chaves Rangers) dos Flashman. Com isso, os Gokaiger podiam usar os poderes dos Flashman nas batalhas. No episódio 49, ainda temos a presença de Kihachiro Uemura, o Green Flash reprisando o seu papel. Os Flashman também aparece nos créditos finais do filme Space Squad: Gavan vs Dekaranger (2017).

                                     ATORES DE FLASHMAN EM EVENTOS NO BRASIL 
                                  

A bem pouco tempo tivemos a presença de dois grandes atores da série em eventos aqui no Brasil, vamos falar a respeito:

SAYOKO HAGIWARA NO RESSACA FRIENDS 

 

Sayoko Hagiwara que interpretou a Vilã Nefer esteve no Ressaca Friends em São Paulo em dezembro de 2019, ela gostou muito de ter conhecido o Brasil, participou de uma entrevista coletiva e ainda participou do Meet and Greet com fãs. 

Leo Gatti um dos Fundadores do Visão Tokusatsu e um dos atores dessa matéria com Sayoko Hagiwara no Ressaca Friends de 2019 

KIHACHIRO UEMURA NO RIO MATSURI 


Em janeiro de 2020, Kihachiro Uemura que interpretou Dan (Dai)/ Green Flash esteve no Rio de Janeiro no evento Rio Matsuri juntamente com Walter Jones que interpretou Zack em Power Rangers Mighty Morphin. Uemura conheceu vários pontos turísticos do Rio de Janeiro e no Rio Matsuri participou do evento, tirou fotos com fãs, participou de entrevista coletiva e ainda cantou as músicas de Flashman e até de Chevalier seu personagem no Super Sentai Fiveman (1990).


O Cantor de Tokusongs Diogo Miyahara com Kihachiro Uemura no Rio Matsuri em 2020 

MATÉRIA 35 ANOS FLASHMAN VISÃO TOKUSATSU 


AUTORES : VENÂNCIO SOUZA E LEO GATTI 

DEPOIMENTOS DE AMIGOS


Abaixo alguns depoimentos de amigos e parceiros que compartilharam conosco suas experiências e histórias que tiveram com a série. Nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram.

----------------------------------------------------

" Me sinto como se estivesse voltando 32 anos da minha vida e poder relembrar da estréia do Comando Estelar Flashman Quando reuni meus colegas em casa depois da aula para assistir os novos heróis da Tv Manchete numa televisão de tubo!
 Bons tempos...." 

Diogo Miyahara - Cantor de Tokusongs

''O que posso falar sobre Flashman? Foi a terceira série nipônica que assisti  pela saudosa Rede Manchete. Logo no primeiro episódio a história da mesma já me cativou e me fez acompanhar a história. Porém o episódio  final acabei assistindo por ocasião em que Flashman foi exibida pela Record TV na época denominada Rede Record e acabei por descobrir o desfecho dos 5 jovens. Até hoje quando assisto Flashman me emociono ao ouvir as frases antes de iniciar a música de abertura. Super recomendo para quem nunca assistiu esse incrível Super Sentai a ve-lo para se emocionar com as histórias e os dramas tão bem escritos e inseridos nela. Parabéns Flashman por seus 35 anos''.

Aline Garbulho - Adm Sala Tokusatsu/Adm Power Rangers Forever-O Grupo.

''Flashman é minha série de Super Sentai favorita, pois a história foi muito bem pensada, e a trama vai se aprofundando a cada episódio. Isso me chamou muita a atenção quando assisti pela primeira vez.
Lembro que gostava muito dos Changeman, que passava sempre antes do horário que eu ia pra escola. Aí quando acabou achei que não haveria série melhor. Mas quando essisti os primeiros episódios de Flashman, meus olhos brilharam novamente. E achei que ao longo dos anos eu ia mudar com relação a este tipo de série, mas me enganei novamente, pois estou com 42 anos e esses dias atrás estava eu assistindo novamente e com a mesma emoção da infância, ou até melhor do que naquela época.

O que me chama mais atenção nessa série é o fato de que eles foram raptados da terra e levados para planetas que os acolheram e ensinaram as técnicas e formas de usar os armamentos, que um dia os levaria a se vingar daqueles que destruíram sua infância. Outra coisa que me chamou a atenção foi a primeira aparição de um segundo Robô. Também a irreverência e maneira individual de cada personagem.  Minhas preferidas são a Sara e a Lu, que além de muito lindas são muito fortes. Cada episódio tem sua beleza, mas os que mais gosto são aqueles que o Flash King é destruído, aquele que as duas tocam piano e aqueles finais que eles vai descobrindo que a terra os estão rejeitando.

Enfim, eu já assisti várias séries de Super Sentai, mas sem demagogia essa é a que mais me agradou. Seria muito legal se fizessem um remake de qualidade, mas isso já é sonhar de mais. Enquanto isso não acontece vou sempre vibrar com nosso querido Comando Estelar Flashman!!!''

André Ricardo - Loja Tok Seven Action

''Minha visão sobre Flashman. Como não podia deixar de ser lembrar da nossa infância, como todas as séries que chegaram no finalzinho da década de 80 e inicio de 90, é uma série muito boa do gênero  Tokusatsu, Super Sentai, muita ação, personagens que vão passar para a história, quem assistiu não esquece. Tá para mim em igualdade com Changeman em termos de nostalgia. E o mais importante, é a mensagem que passa por trás de toda a ação, que é muita dentro da série, é a importância do laço entre Pai e filho, o que muita gente na época não prestou atenção. São crianças raptadas muito novas, criadas em outra cultura totalmente diferente, inclusive nem na terra, em outro planeta, e mesmo assim o laço com os pais não se quebrou, até o ponto deles vierem para terra para ter esse contato. Então como sempre o Tokusasu sempre trás uma mensagem, mas creio que essa de Flashman é uma das mais bonitas, mais importantes que já fizeram. O mais importante que a série trás é isso, a importância da relação entre pais e filhos. 

Os personagens são excelentes, gosto de todos eles não tenho nada a reclamar nenhuma critica a fazer a série a não ser do roteiro, pois nem todos conseguiram ter contato com os pais, acho que isso é uma questão que quase todo mundo reclama, e também o fato do efeito Flash Negativo que não deixou eles ficarem na terra, embora eles tenham aparecido em outras junções, em outras equipes Super Sentai, na terra talvez por pouco tempo porque o efeito Flash Negativo ataca o corpo dos heróis e eles tem que voltar. Um personagem do lado do mal que chama a atenção é o Kaura, um vilão de respeito. Uma luta que assim como a luta do Change Dragon contra o Buba, luta do Red Flash com Kaura foi uma grande luta. Outra coisa legal na série é o mistério em torno do Monarca La Deus, aquilo é muito interessante, a própria origem do Dr Keflen depois revelado que é um humano e o segundo Robo Titan JR que depois se torna Gran Titan que chama a atenção pelo jeito frenético, um Robô que deve ter agradado no Japão e as crianças, e como ele fica imponente. Um dos melhores Robôs que já existiu. Uma visão resumida do que é Flashman para mim''. 

Flávio Araújo - Grupo Fãs de Séries Japonesas 

''Trinta e cinco anos de Flashman, o meu Super Sentai favorito! Inúmeras coisas me encantam nessa série, mas sem dúvida a derrota de Flash King e a posterior primeira aparição de um segundo (Titan Boy) e de um terceiro (Gran Titan) robôs são as mais marcantes! Depois, eu cito o arco do efeito “Flash Negativo” (arco final da série) que deu uma dramaticidade absurda que me fez “grudar” na tela rs. Certamente, é o “sentai do meu coração”!

Luciano Ouja - Grupo Fãs de Séries Japonesas 

''Os Flashman, com certeza, têm um espaço reservado na estante dos mais queridos heróis japoneses já passados na telinha brasileira.

Vieram na grande onda do Jaspion e Changeman. Como eu já estava na transição da adolescência para fase adulta foi fácil compreender que era mais uma série sem ligação com a anterior e mais uma vez nada que identificaria com os Ultras, ainda na expectativa que fosse ser transmitido na época.
Mesmo seguindo a mesma receita dos Changeman os personagens dos Flashman são cativantes e conseguem facilmente ser adequados à personalidade do telespectador. Achava a Sara/Yellow Flash (Yoko Nakamura) muito linda e meiga, uma atração especial.

O que destaco na série é o drama sobre os pais de cada integrante. A procura dos seus pais acaba sendo algo que prendeu minha atenção e o clima de despedida com muito sofrimento nos últimos episódios eleva ainda mais a qualidade da série.

Guardo com carinho a série Flashman no posto de uma das melhores presenteada ao público brasileiro''.

Robinson Oliveira - Visão Tokusatsu 

''Quando eu era menor menor, sonhava com todos vocês..." Já dizia o poeta!
Com o brilho do "Prisma flash" aprendi suas lições de coragem, determinação e amizade, hoje, para mim, são tão fortes quanto o "Poderoso FlashKing"!
Que o brilho do poder da "Refração" nunca se apague de dentro de nossas almas.
Continuem sempre lutando por nós! Comando Estelar Flashman", muito obrigado''.

Hayato Kodama - Mon Shop 

''Sobre os 35 anos de Flashman, claro que farei um texto e vou escrever o depoimento abaixo: 

Flashman na época da Manchete me marcou mais pelo desejo nunca realizado de ter o brinquedo do Prisma Laser (transformador) e lembrança meio que vaga de bons episódios como os que envolveram a destruição e a volta do Flash King. Porém mesmo adulto, me permiti a voltar a curtir Tokusatsu e esse passo foi dado revisitando aquilo que já tinha assistido na infância e na adolescência quando passava em várias emissoras abertas nos anos 80 e 90. 

Quando reassisti Flashman em DVDs montados em salas de exibição de eventos como o SANA aqui em Fortaleza, passei a enxergar como um dos melhores Tokusatsu passados aqui por um conjunto bem maior de motivos como roteiro, carisma dos personagens, trilha sonora e os contextos históricos da vida real que inspiram a série. Flashman a série que em outrora apenas me fazia querer o Prisma Laser como brinquedo por ser a ''febre do momento''. Passou a representar em minha vida a obra atemporal a ser contemplado em qualquer momento''. 

Diego Pontes - Henshin Gattai, Resistência Tokusatsu e Visão Tokusatsu

''Olá turma, Minna-san! Sou Cristiane e o que mais eu admiro nos Flashman é que eles são fortes, guerreiros, destemidos. Tem até um episódios que se chama ''Guerreiro Intrépido''. Os Flashman são tudo isso, mas eles também tem uma característica humana muito presente, muito forte, muito marcante na série, e a gente acaba se identificando com eles porque, muitos de nós desse tempo, dessa época, fomos criados pelos avós, pelos tios, e não chegamos a conhecer quem eram os nossos pais, ou quem eram as nossas mães, ou fomos criados só pelas mães. Então a gente acaba se identificando com esses heróis, porque aquilo que deveria ser uma fragilidade, que é essa parte humana, na verdade é aquilo que vai tornando eles cada vez mais fortes dentro da série, e isso vai ficando muito presente e eles vão se fortalecendo nessa ideia de querer conhecer quem eram as suas famílias. Então os Flashman ocupam um lugar muito diferente na história dos Super Sentai, por trazer essa questão tão mais humana, tão mais universal para dentro da série e eu amo demais, e claro a dublagem é a top das galáxias''. 

Cristiane Rezende- Seguidora Visão Tokusatsu 
 

"VAMOS LÁ PESSOAL! PESSOAL!! REFRAÇÃO FLASH! VISOR COMBATE! COMANDO ESTELAR FLASHMEN" 
 
''Ah, Que saudade dessa época...
Meu primeiro contato com a série do Comando Estelar foi quando a Manchete começou a transmitir para a minha cidade ( São José do Rio Preto SP). Nessa época Jaspion e Changemen não eram mais os únicos seriados da emissora.Haviam outros como LionMan, Jiraiya e Flashmen, o seriado do comando estelar sempre me agradou mais do que seu antecessor Changemen. 

Particularmente gosto mais do núcleo dos vilões de Flashmen ( Apesar de o Senhor representar uma ameaça maior em Changemen) Mas gosto mais da Figura do Monarca La Deus, gosto do Dr Kefflen, Wandar, Nefer e o Magnifico Galls, quando Kaura aparece na série a qualidade dos roteiros aumenta, o Caçador Espacial mostrou-se um terrivel adversário embora com um código de honra próprio, sua luta final contra Red Flash foi emocionante inclusive com uma trilha sonora soberba.Também foi uma grande surpresa quando o poderoso Flash King foi destruido, nunca tinhamos visto algo assim. 
 
A Superação do Comando Estelar para vencer os monstros sem Cosmic Vulcan e sem Flash King é algo Notável. Com exceção de Urk e Kirt não vejo personagens ruins na série, todos são bons ou muito bons, dentre os heróis os meus preferidos são Dan e Sarah ( Respectivamente Green Flash e Yellow Flash) 
Gosto também do Design dos trajes, das armas, das máquinas, acho tudo superior a sua série antecessora.A trilha sonora com destaque para a música de abertura é muito boa, o tema dos heróis é muito empolgante e traz a emoção certa a cada batalha. 

Seu arco final é emocionante com um final totalmente fora da curva e que nós jamais esperávamos ver, pois geralmente no final tudo acaba bem. Embora eu não seja muito adepto a franquia Super Sentai é inegável que Flashman é uma das minhas séries de Tokusatsu preferida.'' 

Jonh Cléber Orlando da Silva - Visão Tokusatsu 

''A estreia de Flashman, é a única que lembro de ter realmente visto e está bem clara em minhas lembranças até hoje.

Em 1989, Jaspion e Changeman já eram um sucesso nacional  nos lares das criançadas. Então, veio uma  novidade; Comando Estelar Flashman!! 
Eu estava na rua da minha casa brincando com os amogos. Com certeza sabíamos o horário da estréia, pois a rua esvaziou imediatamente para ver o "novo Changeman" da Rede Manchete. Infelizmente eu não consigo lembrar de estar na frente da tv, mas isso é só um detalhe...pois eu sei que estava lá. Depois de assistir ao ótimo episódio 1, voltei para rua  e lá estavam todos maravilhados e com brilho nos olhos pelo que vimos. 

O robô gigante que vinha "girando no ar" para dar o golpe final, os capacetes lindos com os óculos retráteis, os trajes sofisticados, vilões assustadores e o "xodó" do bate papo: A Cosmic Vulkan!
brincando com os Amigos. Eu devo ter visto todas as estréias de tokusatsu da ÉRA MANCHETE...mas por algum motivo, Flashman é a que lembro com alguns detalhes. 
 Com uma super producao, grande elenco, personagens heroícos e vilões memoráveis  e cativantes.  Flashman trás uma história baseada em fatos ocorridos na segunda Guerra, dramática e de certa forma muito triste. Contada pelo grande roteirista Hiroshi Soda e direção sólida de Takeyuki Suzuki, Flashman até hoje desfila como uma dos grandes clássicos da franquia Super Sentai no Japão''. 

Bone Lopes - Resistência Tokusatsu

''Os Flashman foi uma série que marcou muito na época. principalmente pela carga dramática que ela teve. 5 crianças que foram raptadas por um alienígena, um caçador espacial, cara isso pra mim foi uma sacada genial do roteiro. E após 20 anos eles voltam para o seu planeta natal a Terra, para tentarem encontrar os seus país, e ao mesmo tempo salvar o planeta de uma ameaça gigante o Império Mess. Ao mesmo tempo eles eram adultos mas com inocência de crianças, eles não tiveram infância como toda criança normal é bem triste. O vilões dessa série foram muito bons.
Os meus destaques são Nefer e principalmente o Kaura, que foi um dos melhores vilões da franquia de todos tempos. Enfim, os Flashman é o meu super sentai favorito dos que passaram aqui no Brasil disparado. Eu tenho um carinho especial por essa série. E com certeza é um dos finais mais triste que eu vi em Tokusatsu. Eu era uma criança de 11 anos na época, e foi com certeza algo que marcou demais. Só amor por essa série''.
Fábio Ferreira Silva - Visão Tokusatsu
''Nove meses para o meu nascimento, passava no Brasil pela primeira vez "Comando Estelar Flashman".Porém não pude assistir quando criança fui desfrutar dessa série super sentai maravilhosa mais tarde. O meu episódio favorito da série é o nº 5 "O Sucesso Das Guerreiras", no qual me inspira a força, coragem e a união entre as mulheres .Gostaria que assim como eu mais mulheres se inspirassem em Sara e Lu e que possam também assistir e gostar de tokusatsu. Gostaria de ressaltar que no meu top vilãs tokusatsu favorita está a Nefer ! Que personagem maravilhosa !
E lembrando sempre que nunca é tarde para gostar e curtir as séries antigas , pois com elas aprendemos tantas coisas boas para usar em nossa vida, além dos grandiosos valores dos nossos heróis. Que sempre nos inspire ! Comando Estelar Flashman!''
Monjô Montes - Mon Shop
''Desde a minha tenra idade, com meus 4 pra 5 anos, Flashman já era uma das minhas séries tokusatsu favoritas. A saga de Jin, Dan, Go, Sara e Lu era mais séria do que Jaspion e Changeman que haviam iniciado uma febre no Brasil, devido ao sucesso na saudosa Manchete.
Lembro que na época das primeiras exibições no Brasil, eu brincava com dois irmãos que eram vizinhos meus e tinham praticamente a mesma idade que a minha. Eles queriam ser Red e Green Flash, respectivamente, e eu o Blue (eu sempre quis ser o azul, Hahahaha!). Lembro da minha coleção de figurinhas da série, que fazia parte do álbum do _Spielvan_ (vendido por aqui como “Jaspion 2”). Pra mim, o ponto alto de Flashman foi o duelo entre Red Flash e Kaura no episódio 48. O Caçador Espacial foi um verdadeiro poeta ao dizer estas palavras antes da batalha ao entardecer: “O sangue que se banha ao pôr do sol é muito lindo”. Havia também a procura dos heróis por seus pais e que ficou ainda mais emocionante quando Sara descobre que é a filha legítima do casal Tokimura. Aquilo foi marcante pra mim, não importava quantas vezes fosse reprisado.
_Flashman_ ainda é e sempre será uma das minhas séries Super Sentai favoritas, ao lado de _Maskman_ e _Jetman_, por exemplo. Tivemos a sorte de ver essa maravilhosa série naqueles anos dourados que não voltam mais''.
Cesar Filho - Blog Daileon e J Box
''Falar de Flashman sendo um fã da série desde a infância (final dos anos 80 e começo dos 90) e estando há quase 20 anos criando conteúdo e espaços de bate papo para fãs deste tipo de programa para até ser fácil, mas não é.
Não vou entrar em termos técnicos, história, ou curiosidades. Vou direto no relato de uma criança que tem nesta esquadrão uma de suas séries favoritas. Comando Estelar Flashman fez os olhos deste que vos falar brilharem na infância, o fez se apaixonar por mechas, fazer posições de transformação, se apaixonar, vibrar, sofrer e acima de tudo sonhar.
Na inocência de uma criança, quem se imaginaria em uma situação tão séria em ser raptado ainda bebe e criado nos confins no universo, para retornar após 20 anos e salvar seu planeta natal? Estes assuntos profundos que hoje fazem um fandom repleto de adultos se digladiarem em rede sociais realmente não existiam quando o único sonho era pegar meu prisma flash, me transformar em um Flashman e salvar a Terra de um vilão com um nome que sonorizava ainda mais a sua maldade, principalmente para uma criança de uma familia religiosa que achava um absurdo o tal "Monar" que queria calar Deus. É isto aí, ouçam o Tokucast de Flashman e obrigado pelo convite, meus amigos do Visão (Combate) Tokusatsu!''
Giuzão Chagas - Tokusatsu.com.br
''Flashman foi um super sentai que imprimiu sua passagem na minha infância pois a memória de quando criança assistir a atração é a mais fácil de resgatar quando lembro desse tempo bom que não volta nunca mais.
Posso dizer tbm que o carisma de Sara foi o primeiro lampejo de interesse por garotas que eu vi nas séries, bem como aquela voz forte de líder de Francisco Bretas como Red Flash que certamente todos os adultos de hoje da minha idade tbm não esquecem. Flashman seria como seu nome raiz aponta: foi uma estrela em seu pico de atividade.
Pierre - Resistência Tokusatsu
''Flashman para mim significa nostalgia de um tempo que não volta mais, série com um tema marcante onde envolve o rapto de crianças que voltam ao seu lar original para defendê-lo de seus raptores 20 anos depois, também tinham vontade de ver seus pais, fato que ocorreu somente com Sara/ Yellow Flash''.
Nonato de Paulo - Legião Tokusatsu
''Quanto ao depoimento sobre Flashman, eu digo que a série deixa a mensagem de que às vezes mesmo depois de muito esforço e até mesmo com o objetivo alcançado, não se ganha nada, nem sequer um obrigado, visto que na reta decisiva da série eles começaram a serem rejeitados pela Terra, planeta pelo qual eles estavam lutando para salvar, derrotaram o Império Mess e no final eles não receberam nada, não reencontraram suas famílias (com exceção de um deles) e não puderam permanecer no planeta. Mas isso faz parte do que é ser herói né, mesmo que o herói se sacrifique pela justiça, não quer dizer que ele vá atingir objetivos pessoais, mesmo que esses sejam nobres.
Sneijder Pontes - Rede Tokusatsu, Tokumax, Mechas e Robôs
"Um dia, cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do Universo. E após vinte anos…" E foi assim que eu fui apresentado a uma das minhas séries favoritas de todos os tempos! Depois de ver a exaustão Jaspion e Changeman, aparece Flashman em minha vida, onde lembro de ter visto a estreia e ser impactado com uma temática bem diferente, com vilões marcantes e premissa bastante interessante e inovadora, até mesmo para os padrões atuais. Claro que costumamos imaginar que todo Super Sentai é igual com sutis diferenças entre um e outro, mas Flashman consegue tratar com maestria e leveza o drama de cinco crianças que foram retiradas de seu planeta natal e do convívio de seus país.
Podemos dizer sem erro que Flashman é uma série atemporal que se vista hoje, pode surpreender de forma positiva o espectador. Diversão e reflexão andam juntas neste que pra mim é o melhor Sentai já produzido. Eu assisti praticamente a franquia Super Sentai inteira e Flashman até hoje ainda reina com destaque. Obrigado, Flashman!
Thiago Carlos - Resistência Tokusatsu
''Comandoooo Estelar Flashman!
Que série maravilhosa! Me marcou muito, seu enredo visual e principalmente sua história! Minha conexão com Flashman é de uma vida! Nos mostraram o valor da amizade e família! E quem nem sempre teremos um final cem por cento feliz! Assim como a vida real,mas sempre temos que buscar evolução! Graças a eles hoje me mantenho conectado a grandes amigos que também tem o mesmo carinho por nossos Heróis! Quando lembro de Flashman lembro que a vida pode ser feliz do jeito que é, e que precisamos der fortes mas sem perder a ternura! Choushinsei Flashman!''
Felipe Prado- Império Tokusatsu ''Confesso que quando vi pela primeira vez o anúncio de Flashman naquele longínquo ano de 1989 eu torci o nariz achando que era uma imitação dos Changeman, os primeiros episódios não me empolgaram, só comecei a gostar da série depois do episódio em que o Wandar adquire a espada satânica e em seguida com a chegada do Kaura, depois disso teve seus altos e baixos, hoje em dia gosto da série mas não está no meu top 5''.
Fabio Ferreira - Tokusatsu. com.br
''Me recordo de estar na casa, de um amigo para fazer trabalho em grupo e havia mais duas pessoas lá e aí depois de um hora fazendo ... Eu perguntei a hora para alguém, i faltava minutos para começar na manchete. ..me veio uma ansiedade, Angústia porque ele não assistia e tinha que ir em outra parte da casa para assistir e mãe dele perguntava: "Por que vai ligar a tv?" Felizmente, consegui assistir o episódio onde Baraki aparece pela primeira vez. Gosto das lutas e músicas até hoje.

Guigo Teles - Sala Tokusatsu, Toku Hero Club, Rádio THC
''Então o que falar sobre Flashman? Em resumo, posso dizer que lembro muito bem da estréia da série que de cara já me conquistou! O visual é totalmente diferente de Changeman(nada contra pois também sou fã), mas Flashman ao meu ver foi o carro chefe de tudo que vemos hoje na franquia! Principalmente no que diz respeito ao acréscimo de mais um robô! O mais tocante em Flashman ao meu ver são os episódios, pois a grande maioria são dramáticos e isso o ponto alto da série (ao meu ver)!

Poderia citar uma lista deles de episódios, mas um em especial me marcou e acho que a maioria também. Foi o de número 15 O Extermínio do Robô, no qual O Flash King é destruído por Za Skonder. Lembro que na época os episódios seguintes foram agoniantes de acompanhar , pois me perguntava como os Flashman iriam continuar lutando sem o robô? Fica também meu elogio, para as caracterizacões dos vilões, que ao meu ver ficam entre os melhores da franquia, fora que temos um dos personagens mais marcantes e de muita importância para o decorrer da série que foi o Kaura!!! E quem não tinha medo do La Deus né ? Dos personagens principais acho o Din/Red Flash um líder nato, que ao meu ver é a representação máxima de um Red!!! E finalizando, ceio que todas as séries da franquia que passaram por aqui, Flashman tem o melhor roteiro. No mais é isso desculpa o textão , e espero ter ajudado.
Rodrygo de Nobre Silver- Toku Hero Club, Rádio THC
''O Que falar sobre Flashman? Das séries da Franquia Super Sentai exibidas no Brasil na minha opinião Flashman é a segunda melhor, ficando atrás apenas de Changeman, Flashman é aquela série que emocionou a todos nós quando crianças e continua emocionando até hoje, uma temática triste onde vimos cinco crianças raptadas tiradas debaixo da proteção de seus pais e levadas por caçadores espaciais para os confins do Universo, eu assistia e ficava torcendo para elas encontrarem seus pais, mas isso não aconteceu, a série conta com uma das melhores trilhas sonoras das séries Japonesas e também Bgms muito tristes mas muito marcantes, na minha opinião Flashman deixou uma grande lição que é você dar valor a seus pais enquanto vc os tem por perto, ame e valorize seus pais enquanto vc os tem por perto, pois os Flashman dariam tudo para poderem dar um abraço em seus pais''.
William Shimaru - Fãs de Séries Japonesas
''Olá amigos do Visão Tokusatsu e fãs de Tokusatsu em geral, estou aqui trazendo as minhas experiências sobre essa emblemática série da Franquia Super Sentai exibida aqui no Brasil, quando Flashman estreou, eu me lembro, foi em uma segunda feira no final da tarde no Clube da Criança da extinta Rede Manchete, todo mundo já conhecia Jaspion e Changeman e essa estreia gerou uma expectativa muito alta porque todo mundo já gostava de Changeman e Jaspion e sabia que aquela série era parecida principalmente com Changeman que tinha os cinco guerreiros e o robô gigante, os comerciais que apresentavam a série geraram uma expectativa muito grande que foi confirmada com a estreia, eu particularmente fiquei maravilhado com aquela nova equipe, com aquele novo robô o Flash King e um novo Império vilanesco e eu fiquei maravilhado com aquilo, mas após 10 episódios eu fiquei um pouco frustado porque a Manchete começou a repetir os episódios e só trouxe novos episódios depois de algum tempo, isso frustou muita gente, mas nós fomos recompensados futuramente com a sequência da série, a chegada do Kaura e dos Caçadores Espaciais e aquela cena emblemática do Flash King perdendo o braço, acho que os amigos que irão prestar depoimento aqui no Blog irão lembrar dessa cena, na minha opinião uma cena lendária do Tokusatsu no Geral e eu fiquei extasiado perguntando o que iria acontecer no próximo episódio e a sequência foi eletrizante, a aparição do Titan Júnior e a revelação dos segredo dos Flashman, enquanto em Changeman a gente tinha no meio da série a revelação de um possivel segredo do Senhor Bazoo o lider do Império Maligno, em Flashman nós tinhamos algo mas voltado para os heróis, o Barak trouxe um segredo que não chegou a revelar naquele momento mas trouxe algo que gerou uma expectativa nos personagens do Comando Estelar e posteriormente no final da série a gente ficou sabendo que era o Flash Negativo e todas as suas consequências.
No que diz respeito a qualidade da série, é realmente espetacular, para a galera mais jovem que ainda não assistiu, eu recomendo este Super Sentai, é uma série que trouxe várias novidades para a Franquia, coisas que até hoje estão presentes como por exemplo a entrada de um novo robô durante a série, algumas séries hoje tem " Centenas" de robôs, é até robô demais na minha opinião ( risos), enfim, Flashman é uma série magnifica, tem personagens carismáticos tanto nos heróis como nos vilões, o que dizer de Kaura? Um dos vilões mais emblemáticos de toda a Franquia Super Sentai , o Doutor Kefflen, misterioso com a sua real identidade com um ponto de interrogação até o final da série, alguns especuladores afirmam que ele é terráqueo ( risos) enfim, esse tipo de discussão que uma pode gerar só diz o tamanho dela pra toda a comunidade de fãs, resumindo o meu depoimento, é uma série que gerou uma grande expectativa lá na estreia, teve a frustração dos episódios repetidos, mas depois quando engrenou nos episódios inéditos só vieram episódios sensacionais e um final que deixa a gente relamente surpreso e penalizado com os heróis principalmente da Sarah que descobriu sua familia e não pôde ficar com ela tendo que voltar para o Planeta Flash, um final muito triste, fiquei muito pesaroso com esse final, mas enfim, uma série que vale a pena assistir e reassistir, esse é o meu relato e espero que a matéria possa gerar uma expectativa em novos fãs para assistir a série
Um abraço para todos os que estarão dando seus depoimentos e para o pessoal do Visão Tokusatsu que está organizando a matéria''.
Fernando Lemos - Toku Hero Club, Rádio THC

Comentários

  1. Refração especial e alegre ao ler essa matéria.
    Uma super honra,ser incluído nos depoimentos.
    Elogios a todas pessoas, que expressaram lembranças e afeições para o Flashman. ..mas principalmente, Gigantes elogios aos amigos: Leo e Venancio por todas as informações, imagens desta publicação💕👏👏👏💗❤😊

    ResponderExcluir
  2. Acho que é a melhor matéria em língua portuguesa sobre os Flashman. É uma materia muito completa,é abarca todos os pontos relevantes sobre s série, desde a história, personagens, curiosidades, até a repercussão no Brasil, e como ela é lembrada por aqui mais de 30 anos depois do seu lançamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas