CEO da Tsuburaya, Takayuki Tsukagoshi fala sobre o futuro de Ultraman no ocidente!


Em uma entrevista para o site Yahoo Japan no dia 27 de Dezembro, o atual CEO da Tsuburaya Productions, Takayuki Tsukagoshi, falou sobre o futuro de Ultraman e qual a sua visão sobre a expansão global da franquia. Tsukagoshi promete aumentar a base de fãs de Ultraman sem fazer grandes mudanças na identidade do herói para o público ocidental. Segundo ele, para se competir no cenário mundial, é preciso fazer uso da identidade e do caráter japonês como um ponto forte nas histórias. 

Takayuki Tsukagoshi, CEO Tsuburaya Pro

Tsukagoshi assumiu a presidência da Tsuburaya em 2016 e desde então vem expandindo a franquia á nível mundial, com uma gestão visionária, a franquia vem conquistando cada vez mais público e popularidade. Parte disso vem de sua grande experiência profissional, já tendo trabalhado na Walt Disney Japan por cerca de 26 anos, além de já ter trabalhado junto com o Studio Ghibli. 

Questionado pelo editor do site,  Yasuyuki Takei se a franquia estaria entrando em uma ''nova era do Ultraman'', Tsukagoshi respondeu: 

''Estamos desenvolvendo um tipo diferente de Ultraman. O que vai mudar não é o formato ou a forma do Ultraman, mas o conteúdo e a natureza do trabalho. É possível criar uma obra que tenha uma mensagem de fácil compreensão para as crianças e uma obra universal que comove e satisfaça também os adultos. Isso é o que eu gostaria de criar com o Ultraman. Porém, os detalhes serão anunciados um pouco mais tarde (risos). Enquanto isso, continuaremos produzindo outros trabalhos além do Ultraman. O futuro da Tsuburaya Productions é usar novas tecnologias para criar obras novas e originais.''

Ultraman Trigger e Ultraman Ribut 

Eventualmente, Tsukagoshi começou a explicar sua filosofia de produção no sentido de expandir a presença do Ultraman em uma escala global - principalmente nos mercados ocidentais:

''Tenho pensado sobre o conteúdo dos filmes. Quer seja um blockbuster de ação sobre heróis ou um drama em geral, é baseado em conflito e crescimento pessoal. Por outro lado, os filmes japoneses e asiáticos têm ideias e conceitos diferentes. Uma delas é a forma como nos relacionamos com a natureza, a comunidade e a sociedade. Ou seja, a ideia de coexistência''. 

''Nós japoneses somos um país abençoado pela natureza, rodeado pelo mar e pelas montanhas, e crescemos trabalhando juntos nesse ambiente. Esta é a mensagem que caracteriza o nosso trabalho.''

Shin Ultraman 

Reconhecendo que "há uma série de padrões culturais no Ocidente, especialmente em Hollywood", Tsukagoshi disse a Takei que, em vez de mudar o Ultraman na tentativa de obter mais apelo do grande público, ele acredita que, ''Há uma chance de nossos trabalhos exclusivos serem aceitos em todo o mundo, mesmo na forma de colaboração com Hollywood.''

O CEO então declarou com firmeza: ''De uma perspectiva ocidental, a maioria dos personagens japoneses populares do mundo já estão sendo transformados em filmes pelos grandes estúdios de Hollywood e grupos de mídia globais. No entanto, Ultraman não é um deles.''

''Ultraman pode ser a última grande propriedade intelectual remanescente no Japão'', afirmou Tsukagoshi. 

''Recebemos muitas ofertas de empresas estrangeiras, mas se fizermos a mesma coisa em Hollywood quando sairmos para o mundo, Ultraman será enterrado junto com os muitos personagens e heróis. Para competir no cenário mundial, precisamos fazer uso da identidade e do caráter japonês como um ponto forte em nossas histórias.''

''É assim que quero apresentar a marca Ultraman”, acrescentou. “Isso levará à criação de obras poderosas em um nível diferente.''

Ultraman e Ultraman Zett

Além disso, Tsukagoshi afirmou que, em última análise, ele queria “enviar novas obras de valor agregado que não estivessem no padrão de Hollywood, mas que tivessem nossos genes únicos, do Japão à Ásia e ao mundo''.

 ''Gostaria de deixar nossos produtos e eventos com base em nossos trabalhos. Eu gostaria de trabalhar com pessoas de diferentes setores para ter ideias concretas para isso.''

Por fim, Takei concluiu a entrevista pedindo ao CEO algumas dicas sobre sua própria política de gestão pessoal, Tsukagoshi respondeu: 

''Eu valorizo ​​os relacionamentos que tenho com as pessoas que encontroNão importa o quanto você fale sobre sua visão ou sonho, você não pode fazer nada sozinho”, observou ele. “Quero trabalhar junto com pessoas, dentro e fora da empresa, que compartilham meus objetivos e ideias, e que compartilham minhas aspirações e consciência. A base são as pessoas.''

Animação Ultraman exclusiva da Netflix  

Atualmente, fora atual série Ultra, Ultraman Trigger: New Generation Tiga, a Tsuburaya Productions está trabalhando em dois novos filmes de Ultraman, um deles destinado a celebrar o legado de 55 anos da franquia e o outro afim de atrair mais atenção do Ocidente para o herói. Em 13 de maio deste ano, será lançado Shin Ultraman, uma re-imaginação cinematográfica do herói escrita e dirigida por Hideaki Anno e Shiji Higuchi, mesma equipe do sucesso Shin Godzilla (2016).

Além disso, existe o anime da Netflix que já indo para a segunda temporada que estreia em Abril deste ano. O estúdio também está trabalhando com a Netflix e a Industrial Light and Magic para produzir um novo filme CGI de Ultraman apresentando um "enredo totalmente novo projetado para homenagear a mitologia do passado".

Novo filme em CGI de Ultraman sem data de estreia definida

Fonte: boundingtocomics , Yahoo Japan

Opinião 

Considerando as falas do Sr. Takayuki Tsukagoshi, podemos ver que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ideia da Tsuburaya não é ''americanizar'' a franquia Ultraman, e sim apresentar a franquia ao público ocidental em sua originalidade. Ou seja, mantendo a sua essência e suas raízes na cultura Japonesa. Isso é sem dúvidas um grande passo e uma importante decisão. A franquia é riquíssima em histórias, universos e personagens e não precisa ser ''adaptada'' para conquistar o mundo. Uma prova disso, é o canal oficial da Tsuburaya no Youtube que vem crescendo á cada ano já alcançando a marca de 2 milhões de inscritos. Mostrando que Ultraman tem sim muita força não apenas no Japão, mas em vários lugares do mundo. 

Outro ponto importante destacado na entrevista, é que a Tsuburaya pretende criar uma grande diversidade de obras e produtos em diferentes mídias, não pensando apenas no público infantil, mas também no público adulto. O que é uma decisão muito inteligente já que Ultraman é um herói que já tem mais de 50 anos de história e o público que consome é bastante diversificado, estando presente na vida de crianças, jovens e adultos. Com certeza, Tsukagoshi está no caminho certo e sua visão conversa com a vontade da maioria dos fãs, e isso vem se refletindo no sucesso e na expansão da marca que continua crescendo a cada ano. E você, o que achou das falas do CEO da Tsuburaya, concorda ou discorda da sua visão? Deixe no comentários. 

Por: Venâncio Souza 





Comentários

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas