A breve e importante história da P-Productions!


Entre o final dos anos 60 e inicio dos anos 70 o Japão foi invadido pelo grande sucesso de heróis produzidos por grandes produtoras como Tsuburaya Productions e Toei Company, além dos grandes filmes da Toho. Entre essas grandes empresas, uma se destacaria entre elas, a lendária P-Productions. Você pode nunca ter ouvido falar dela, mas com certeza já assistiu ou conhece algumas de suas obras. A P-Productions é responsável por clássicos como Lion-Man e Spectreman, que fizeram sucesso aqui no Brasil nas eras de ouro do Tokusatsu. 

O inicio dos trabalhos...  

A produtora nasceu no inicio dos anos 60 fazendo bastante sucesso com animações, sendo a primeira dela o anime Zero-Sen Hayato lançado em 1964. A empresa foi fundada por Tomio Sagisu (também conhecido como Souji Ushio), sendo uma grande mente criativa, foi ele também quem criou grande partes das séries da produtora. No incio de sua carreira, Sagisu teve a honra de trabalhar ao lado do mestre de efeitos especiais Eiji Tsuburaya enquanto ainda trabalhava para a Toho Company (produtora dos filmes de Godzilla e séries como Cybercops), talvez tenha surgido a sua influência criativa, já que ele também iniciou suas séries com heróis gigantes. Durante a segunda guerra mundial, ele também chegou a trabalhar com Osamu Tezuka, o pai do mangá.  E foi com uma obra de Tezuka que a P-Productions iniciaria a sua jornada na TV Japonesa. 

Cores na TV 
Magma Taishi, a primeira série em cores da TV

A sua primeira série Tokusatsu foi o clássico Magma Taishi (Vingadores do Espaço) que adaptou a obra de Osamu Tezuka. A série já estreou fazendo história pois ficou marcada por ser o primeiro seriado de super-herói a ser exibido em cores na TV Japonesa, passando na frente do Ultraman que estreou uma semana depois. Outro sucesso foi Kaiju Ouji (lançada em 1967 e por aqui chegou com o nome de O príncipe Dinossauro). No mesmo ano ela iniciou um projeto chamado Jaguarman que ficou apenas em um episódio piloto. O herói em questão tinha aparência de um felino e enfrentava monstros gigantes. Outro projeto não continuado foi Hyouman nos mesmos moldes de Jaguarman. O sucesso da P-Productions só retornaria com o sucesso de Spectreman lançado em 1971 que também nasceu de um projeto piloto de nome Choujin Elementman, com um visual bastante diferente mas que foi descartado pela produtora. 

O sucesso do herói Ecológico 

Quando a série estreou na TV Japonesa em 1971 começou chamando bastante atenção do público a começar pelo seu título. O nome da série era nada mais nada menos que "Uchuu Enjin Gori" (Macaco do espaço Gori). Isso mesmo, pela primeira vez o nome do vilão era o título original de uma série. Algumas reclamações acabaram por chegar até a P-Productions que após 21 episódios, resolveu mudar o titulo para "Uchuu Enjin Gori Tai Supekutoruman" (Macaco do espaço Gori vs Spectreman). Até que a partir do episódio 40, o título foi alterado para "Spectreman", nome este que seria distribuído para outros países, e que passaria a ser conhecido pelo mundo. A série alcançou bons números de audiência chegou a competir com a gigante da época em séries de heróis gigantes, a Tsuburaya que exibia a série O Regresso de Ultraman

O visual de Elementman que foi descartado pela P-Productions

A partir de então, já tendo passado o ''Kaiju Boom'', a P-Productions passaria a adotar o formato dos seus heróis seguindo a fórmula da Toei com heróis em tamanho humano, até como uma forma de competir com a enxurrada de séries que a Toei produzia na época impulsionada pelo sucesso de Kamen Rider de Shotaro Ishinomori. Dai nasceram os sucessos como Kaiketsu Lion Man (1972), Tetsujin Tiger Seven (1973), Fuun Lion Man (1973), Denjin Zaborgar (1974) e Silver Jaguar em 1980, trazendo o conceito de herói felino novamente. Em 1975 apostou na produção Bouken Rockbat, uma série infantil que  durou longos 156 episódios curtos. O programa seguia o mesmo padrão das famigeradas séries infantis da Toei, as chamadas Toei Fushigi Comedy. A série Silver Jaguar foi uma das suas últimas produções já que a produtora fecharia as portas logo em seguida.

O adeus de Sagisu e o legado da produtora 

Infelizmente Tomio Sagisu faleceu no dia 28 de junho de 2004 de insuficiência cardíaca no Hospital da cidade de Mitaka, em Tóquio. Embora tenha ficado pouco tempo em atividade, a P-Productions foi uma produtora muito importante para o Tokusatsu, criando grandes obras que hoje, são considerados verdadeiros cult.  A produtora foi comprada e pelo que se tem noticia por um valor bem baixo pela Studio Color (da Color Productions) que é uma licenciadora-produtora de animes famosos como a franquia Evangelion

A P-Pro atua hoje como um setor de licenciamento e distribuição de Home Vídeo a Color. No entanto, fica um grande mistério quanto a todo o catálogo da P-Produtions, se está em direito da Color ou não. O fato é que a P-Produtcions foi um uma empresa de extrema importância para a história  do Tokusatsu já que criou séries que se tornaram grandes clássicos e que também influenciou muitas grandes produções. 

Comentários

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas