Entrevista com Diogo Miyahara - Visão + Resistência Tokusatsu

Galera reunida no Bairro da  Liberdade Visão Tokusatsu + Resistência

Durante o evento Anime Friends que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de Julho, estivemos reunidos com os nossos amigos e parceiros do grupo e canal da Resistência Tokusatsu. Ao final do evento tivemos a honra de entrevistar um dos maiores cantores da cena TokuSongs aqui no Brasil, Diogo Miyahara. Para quem não o conhece, ele faz diversos shows por São Paulo e é marca registrada em grande parte dos eventos de Cultura Pop Japonesa cantando muitas músicas de anime e principalmente Tokusatsu, que fizeram sucesso no Brasil e também séries inéditas. Nessa entrevista, Miyahara conta um pouco a sua trajetória com a música e também um pouco da sua história com o Tokusatsu. Em breve, essa entrevista sairá na íntegra no Canal da Resistência Tokusatsu no Youtube, fiquem ligados!

Diogo Miyahara no 41º Tanabata Matsuri na Liberdade 

Visão/Resistência: Quando foi o seu primeiro contato e como conheceu o Tokusatsu?

Diogo: - Eu conheci o meu primeiro Tokusatsu ainda no Japão quando era bem pequeno, meus pais são Japoneses, e na época estavam lá á trabalho já que meu Pai trabalhava na Panasonic. Ele colocava em alguns canais infantis e era muito comum passar Ultraman que era um sucesso naquela época junto com Kamen Rider, mas o meu primeiro Tokusatsu, que me fez conhecer o que são os heróis japoneses e o que é realmente Tokusatsu foi Ultraman.

Visão/Resistência: Qual o seu herói preferido e o que ele representa para você?

Diogo: - Realmente é o Jaspion né? (risos). Acredito que assim como todos que viveram na época, hoje os ''quarentões'', muitos passaram por dificuldades na vida. Na época da escola a gente sofria Bullying e eu principalmente por ser um Nikkey, era o único nipônico na sala de aula com mais de 30 alunos. Foi uma época muito difícil, a minha vida no ginásio estudava em escola estadual e a garotada não sabia muito bem o que é o respeito Japonês. Na época eu praticava Judô então fui criado com a disciplina das artes marciais, e eu assistindo esses seriados via muita lição de vida que os próprios Super-Heróis passavam para as crianças, frases como ''Nunca Desista''. Você tem uma cena onde muitas vezes a criança está hospitalizada e a criança quer se entregar e o Super- herói diz ''Você ainda tem muita vida pela frente'', ''não se entregue'', ''levante e lute como nós''. 



Nas séries do Ultraman mostravam muitas cenas de Bullying. No começo era difícil porque não depende só de você, para você levar e transmitir, depois que eu comecei a assistir mais esses seriados japoneses eu comecei a desenvolver mais e ter uma compreensão melhor e ser uma pessoa melhor, por isso que até hoje eu levo o Tokusatsu pela música, porque através da música você acaba levando para a população Brasileira, principalmente para as crianças e os jovens de hoje que tem algo melhor do que as drogas, violência, etc.


Leonardo Gatti (Visão) e Bone Lopes (Resistência Tokusatsu) 

Visão/Resistência: Quando você está no palco se apresentando, como você sente a receptividade do Público. Como você recebe isso?

Diogo: - Uma coisa muito impressionante; o público não sabe quem realmente é o cantor daquela época do Jaspion mas só de ouvir a música tocando a pessoa diz: ''Opa, esse é Jaspion!'', ''Opa, é o Changeman''. A galera começa a ouvir e pode estar onde for, já vai onde está indo a música e se concentra  lá. Então a recepção é muito boa, eu sempre pensei que com o tempo ia cair no esquecimento o Tokusatsu, mas graças aos pais que hoje passam para os filhos o que são os super heróis Japoneses a molecada tende a se interessar. Hoje os meus filhos acompanham todos os shows que eu faço, minha família sempre está junto.

Visão/Resistência: O seu interesse por música de Tokusatsu e Anime, vem também pelo interesse nessas séries ou você já era cantor?

Diogo: - Praticamente minha familia toda é de músicos, meu Pai já era cantor, baterista e guitarrista, tenho um irmão que é músico lá no Japão também, a minha mãe vem de uma carreira musical vasta Japonesa. Hoje tenho primas que são ícones da música Japonesa. Eu subi no palco á primeira vez aos 5 anos, eu vinha cantando em concurso e meu pai me colocava em concursos, para fazer aulas de músicas de novela, cantava músicas infantis, japonesas, cresci ouvindo o pai cantando. As vezes encontro pessoas do Karaokê e eles dizem ''Poxa, tá famoso agora'', ''como faço para chegar onde você está'' (risos).


Mais um show do Diogo com a galera do Toku Hero Cosplay marca registrada em seus shows

Visão/Resistência: Falando agora do seu trabalho cantando música de Tokusatsu, o que você já cantou e quais são os seus próximos planos para música de Tokusatsu? 

Diogo: - Eu recebo muita orientação, não criticas, mas sim sempre de forma construtivas, as pessoas dizem que curtem o meu trabalho com músicas de Tokusatsu mas sempre perguntam porque eu não canto músicas mais novas. Tudo tem um porque mas sem perder a essência dos Tokusatsu da Era Heisei então estou mudando um pouco essa característica até pela atração dos pais para os filhos, e sobre os trabalhos que tenho feito nesses últimos dias em que fui fazer show, o público é sempre diferente você tem aquele público que é mais voltado para essa área do Anime e do Tokusatsu e que conhece essa geração, mas também conhece os seriados mais novos. Então as vezes as pessoas pedem para cantar a música do Kamen Rider ZI-O, como no Anime Friends. Eu não sei cantar ainda, eu até ia soltar mas faltava um pouco mais de treino, mas as mais pedidas são as clássicas por causa do pessoal da nossa geração. 

Eu cantei no Festival do Japão esse ano que aconteceu uma semana antes do Anime Friends, eu trouxe toda a linha clássica, passando por Jiban, Jiraiya e tinha até um pessoal da terceira idade que soltava um ''Manda um National Kid''. Quando eu comecei a fazer a Medley 45 anos de Kamen Rider, a sequência de Super Sentai 40 anos, a galera ficou parada sem saber o que eu estava cantando pois não acompanharam, então você vê de público para público o que você tem que mandar então as vezes eu tenho que improvisar,  primeiro vejo como está o público em geral ai depois vejo no meu setlist, geralmente meu set tem entre 20 e 25 músicas e então vou cortando. Eu cantei Kamen Rider Decade e a galera vibrou muito.


Leonardo Gatti sendo presenteado pelo cantor Diogo Miyahara

Visão/Resistência: Falando entre clássicos e novos, você continua assistindo Tokusatsu ou hoje em dia você assiste porque precisa estar atualizado por conta do seu trabalho, ou você realmente gosta e assiste?

Diogo: - Eu gosto, mas fico sabendo das novidades através dos grupos. Eu faço parte do grupo Toku Hero Cosplay e tem uma galera que sempre tá lá comigo no palco e tal e esse grupo é que me trás as novidades.

Visão/Resistência: O Tokusatsu está vivendo um bom momento no Brasil atualmente, hoje com a internet, eventos como Comic Con, o gênero está ''voltando'' a ter força aqui no Brasil. Como você está acompanhando tudo isso?

Diogo: - Eu vejo tudo isso como algo positivo, a Sato Company está fazendo um trabalho de divulgação muito bacana, principalmente depois desse Boom que eles dispararam de fazer um remake do Jaspion no Brasil, ele fez um teste para ver como seria o impacto aqui no Brasil e esse impacto foi grande mesmo, agora esse impacto das novidades que estão ressurgindo com a música eu estou conseguindo trazer muita gente de volta. Eu tenho alguns projetos para o futuro. Eu tenho uma grande parceria com a Classic Áudio, nós vamos retomar as gravações e estarei fazendo as traduções, estrou traduzindo alguns filmes em Português, e estou atuando como dublador também, nos próximos vídeos estarei fazendo algumas gravações com som próprio com temas de animes e tokusatsu cantando as versões em português e a próxima será Kamen Rider Agito, versão de ''Believe In Yourself'', outras que está na manga são Blue Swat e Janperson, versões em Português.



Visão/Resistência: Você falou da sua família que te incentivou em sua carreira musical, e nós falamos muito sobre Tokusatsu, como surgiu a ideia de juntar as duas coisas?

Diogo: - Como eu disse eu vim de uma família que cantava músicas tradicionais Japonesas, então praticamente a minha infância até a adolescência já cheguei a tentar cantar sertanejo entre outros estilos, inclusive no Japão eu cheguei  a ter uma banda de Pop Rock chamada Tempo Feliz a gente cantava também músicas Bossa Nova e MPB, eu queria cantar Tokusatsu mas pensava que no Japão não viraria. Mas não tem jeito, o meu coração, a minha raiz é esse gênero Tokusatsu, por mais que eu venha de uma geração Karaokê, inclusive um dos meus ídolos dentro da  música clássica Japonesa é o cara que cantou a música de Kamen Rider Agito e Go Go V, Shinichi Ishihara. Eu sempre acompanhei o seu trabalho mas nunca imaginei que viria a fazer Tokusatsu, então tudo começou de 2003 para 2004 quando formei a Banda Animedness com um amigo chamado Daniel Miura então na mesma época já conhecia o Takashi que era o organizador do Anime Friends e veio o convite para abrir os shows.



E esta foi a entrevista com o grande cantor Diogo Miyahara! Não esqueçam de acompanhar o Canal da Resistência  Tokusatsu e em breve o vídeo com  a entrevista completa estará disponível! 

Comentários

  1. Muito legal o artigo !! Parabéns,Visão !!!
    ( Maurício Guarche )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Guarche!!! O Resistência também mandou muito bem na entrevista

      Excluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas