(Opinião): Sakuya Tachibana é uma das maiores "viradas de jogo" do Tokusatsu


Kamen Rider Blade (2004) certamente figura no meu top 5 de séries favoritas da franquia (e sempre arranjo o que falar dela) e Sakuya Tachibana (o Rider Garren) é um dos meus personagens favoritos. Ainda que ele seja um personagem subestimado no fandom, seu enrendo possuí uma grande "virada de jogo" e uma grande mudança de perspectiva de quando olhamos para ele no começo da série e no fim da série. Caso ainda não tenha assistido Blade, não prossiga com o texto, ele contém revelações sobre o enredo. 


Já de cara, no primeiro episódio, somos levados a entender que ele é um personagem forte, bem mais habilidoso e experiente em combate que o protagonista Kenzaki, alguém auto-suficiente e acima da média. Assim como essa imagem surge, é revelado que Garren se trata de um traidor, que sequestrou seu superior na Organização BOARD (Chefe Karasuma) e então somos levados a acreditar, durante uma bom tempo, que ele é uma potencial vilão/antagonista. E é ai que está o lance! O motivo de sua "traição" era a descoberta de que o Rider System estaria causando alterações celulares em seu corpo, levando-o ao pânico total e a lutar apenas para tentar reverter/retardar sua condição. Aos poucos o estado mental de Tachibana deteriora e ele demonstra um pânico total de lutar. Veja só o ponto de "quebra" em questão: alguém que se mostrou inicialmente como alguém exemplar e exímio combatente sendo mostrado nesse estado, beirando o colapso físico e mental. Nesse ínterim, ele inverte a moral pela qual sempre acreditou e até mesmo se alia a um Undead de alta-classe que com o auxílio de algas, fazia-o retornar a seu estado normal. Como efeito disso, torna-se agressivo, enfrentou Kenzaki seu ex-colega de BOARD e maltratou sua amiga (e interesse amoroso) Sayoko. 


Ele só restabelece sua condição com a morte de sua amada Sayoko, descobrindo que seu medo dependia apenas de si mesmo e o superando pela melancolia, pela dor e pelo amor (de certa forma), porém, fragilizado continua relutante em seguir como um Rider. Mais adiante, vemos novamente a face inicial de Tachibana, como alguém com um objetivo, tornando-se mentor do jovem e inconsequente Mutsuki (Rider Leangle). Ele ainda mostra mais adiante uma rivalidade com Hajime (Chalice), à medida que descobre sua real natureza como Joker, mais racional que Kenzaki, Garren não acredita que um Undead possa conviver com a humanidade. Também enfrenta Blade, após aliar-se ao pai de Hirose (que possuía más intenções) e ao projeto Trial, na tentativa de impedir que Kenzaki fosse colocado em risco ao assumir a King Form (uma fusão de 13 undeads). Aqui, o personagem demostra laços fraternais pelo amigo que enfrentou outrora, no período de colapso. Por fim, mesmo cético quanto aos ideais de Kenzaki quanto a Hajime, mostra-se empático, sacrificando-se em batalha. Embora Hajime e Kanzaki tenham mostrado uma grande evolução na série, pra mim, Sakuya Tachibana se mantém como o personagem mais emocionalmente bem construído da série, justamente por passear em diversas inconstâncias de perspectivas, desmontando totalmente todo o arquétipo inicial que se tinha do personagem e moldando novamente, aos poucos, sua personalidade e a si mesmo como Rider. 

Lembrando que essa análise é apenas uma interpretação e entendimento exclusivamente meu e não reflete as opiniões dos grupos e projetos dos quais eu faço parte.


 Por Thiago AP

Comentários

  1. Amo isso.
    O desenvolvimento e assim mesmo e lendo isso eu percebi que Tachibanq e mais humano que o Kenzaki outro que teve um desenvolvimento semelhante foi o Mitch de Kamen rider Gaim. Amei sua materia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sidney! Sim, acho o Tachibana-san o personagem mais bem construído em Blade. É meu favorito (embora eu goste do Hajime também). Obrigado por ler.

      Excluir
  2. Sim, foi uma virada muito foda do Tachibana. A série é fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Blade é uma das minhas séries favoritas.

      Excluir
    2. Achei muito legal essa análise :)) (e concordo plenamente), é difícil achar conteúdos assim em PT ;-;. Blade é a minha série toku preferida kkkkk, gosto muito como a série tem personagens bem construídos e como foca no desenvolvimento deles.

      Excluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas