Especial: Todas as aparições de Ultraseven na franquia Ultraman


Há exatos 52 anos atrás, no dia 01 de Outubro de 1967, estreava no Japão a série Ultraseven. Fruto da mente do cineasta e diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, o personagem apareceu devido ao grande sucesso da série Ultraman, que foi exibida no ano anterior. No entanto, Ultraseven não foi criado para ser uma sequência, nem muito menos ter qualquer ligação com o seu antecessor. 

A série, diferente de Ultraman contava com roteiros mais maduros e fortemente puxados para a ficção cientifica além de uma forte dramaticidade, em sua maioria, escritos por Tetsuo Kinjô que foi o principal roteirista da série, e dirigidos por Koichi Takano, Hajime Tsuburaya e o lendário Akio Jissoji. A ambientação pesada e histórias inteligentes, fizeram com que Ultraseven fizesse um grande sucesso na época, o que mais tarde faria com que o personagem passasse a ser ainda mais popular e querido pelo público do que o primeiro Ultraman que iniciou a franquia. 

Devido á esta incrível popularidade, podemos dizer que o Seven (como também é conhecido) é até hoje o personagem mais utilizado e homenageado pela Tsuburaya, tendo aparecido em quase todas as produções posteriores a sua própria série. Em homenagem aos seus 52 anos, trazemos este artigo com todas as aparições de Seven na franquia Ultraman ao longo de todos esses anos! 

O Resgate de Ultraman Jack 

Quando Ultraseven chegou ao seu final em 1968, Eiji Tsuburaya passou a se dedicar em outros projetos até o seu falecimento em 1970. Já em 1971 os seus filhos Hajime e Noburo Tsuburaya, agora herdeiros da empresa, decidiram trazer um novo herói gigante. Assim foi criada a série ''O Regresso Ultraman''

A ideia inicial era o retorno do primeiro, porém devido á algumas mudanças acabou sendo criado um novo personagem, que mais tarde ganhou o nome de Ultraman Jack. Foi nesta série que foi estabelecido o conceito da família Ultra e então formada a franquia. No episódio 18, Ultraseven aparece para salvar Jack do ataque de Bemstar e lhe entregar o Ultra Bracelete que permite Jack usar a arma capaz de deter o monstro. 

A segunda aparição de Seven se dá no episódio 38, ''Quando Brilha a Estrela Ultra'', sequência do clássico ''Ultraman morre ao entardecer''. Nesse episódio aparece também o Ultraman. Ambos salvam Jack do ataque do Alien Nackle e do monstro Black King

A Execução dos 5 Irmãos Ultra 

Na série seguinte, Ultraman Ace (1972), Seven faz duas aparições. A primeira acontece no episódio 13 com o clássico ''Execução dos 5 irmãos Ultras". Neste episódio Seven aparece ao lado dos outros irmãos Ultras para salvar Ace do plano de destruição do Alien Yapool que ataca com o seu Ace Killer, porém os Ultras acabam sendo aprisionados e crucificados na Gólgota. Seven assim como os irmãos Ultras tem toda a sua energia drenada e só resta ao Ace resgatar os seus irmãos. A segunda aparição acontece nos episódios 26 e 27 quando novamente os Ultras são aprisionados, dessa vez pelo Alien Hiporito, mas são resgatados pelo Ultra Father, que faz a sua primeira a aparição. 

O Lar dos Ultras 

Em Ultraman Taro, Seven teve até mais de uma participação, já que Taro foi uma série comemorativa de 10 da Tsuburaya e por conta disso contou com muitas participações especiais. A primeira aparição de Seven se dá já no primeiro episódio da série junto de seus irmãos assim  como a Ultra Mother que vem para a terra resgatar Taro. Outra participação está no episódio 25, muito marcante por mostrar pela primeira a origem dos Ultras e o país da luz, o lar dos Ultras. Já no episódio 40, Seven aparece enfrentando o monstro Tyrant

 Treinando um novo guerreiro 

Esta foi a participação mais importante de Seven dentro das séries da Era Showa. Quando o ator Koji Moritsugu foi convidado a participar da série de Ultraman Leo, onde viveria o chefe do esquadrão MAC, Moritsugu usou como exigência para participar do seriado que fosse mantido o personagem Dan Moroboshi/Seven. A Tsuburaya então, teve que atender o seu pedido e assim, Seven aparece logo no primeiro episódio enfrentando os monstros Black e Red Giras. 

No entanto, ele acaba perdendo o combate assim como a habilidade de se transformar em Seven, e passa a viver como chefe do Esquadrão e se torna também o mentor de Gen Ohtori, forma humana de Ultraman Leo. Muito se foi questionada sobre a personalidade de Moroboshi, que nesta série, estava diferente, sendo por muitas vezes rígido e por pegar pesado demais com o seu pupilo. 

O Seven Imaginário 

Ultraman 80 foi uma das séries mais desgarradas da franquia, com pouca ligação com as anteriores. Mesmo assim, a Tsuburaya deu um jeito de colocar o Seven na série, dessa vez de uma forma um pouco diferente. Aqui, o Seven não é real, e sim um ser fruto da imaginação de um garoto que era seu fã. Delusion Seven faz a sua aparição no episódio 44 e é criado pelo desejo de vingança de um garoto que havia sido internado após o ataque de motoqueiros rebeldes. 

Uma curiosidade é que, para este episódio, foi necessário ser criado um novo traje para Seven já que o seu original estava deteriorado com o tempo. Foi usado partes de um traje do Ultraman Taro para confeccionar um novo traje que passou a ser usado em shows no Japão.

O Regresso de Ultraseven 

Após o hiato que a Tsuburaya passaria logo após a série Ultraman 80, durante os anos 90, ela então decidiu trazer o lendário Seven de volta. Dessa vez, com novas histórias. Foram ao todo 16 capítulos divididos em  4 fases produzidas entre 1994 a 2002. Ultraseven Heisei foi lançado diretamente para vídeo e mostra Dan Moroboshi em novas aventuras, além de um novo Esquadrão Ultra. Nos especiais de 1999 ele assume uma nova identidade de nome Mazaki Kazamori. Kazamori também faz sua aparição nos especiais de 2002 Ultraseven Evolution que comemorou os 35 anos da série.  

Um novo Ultraseven? 

Na mini-série Ultraman Neos lançada diretamente para vídeo no inicio dos anos 2000, temos a presença de Ultraseven 21. Seria um Ultraseven do novo século? - Apesar de ter o mesmo nome e ser muito semelhante ao Seven original, trata-se de um outro guerreiro, também originário da Nebulosa M-78. Assim como Neos tem um visual muito parecido com o do primeiro Ultraman, 21 se parece muito com Seven. Tudo apenas em uma questão de referência e homenagem aos dois guerreiros lendários. No entanto, não podemos mudar o fato que também tivemos um Ultraseven nesta série. 

De volta a ação

Chegamos então ao ano de 2006 e para comemorar os 40 anos da franquia no Japão, a Tsuburaya lança a série Ultraman Mebius. Por ser uma série comemorativa temos aqui várias referências e homenagens. O nosso querido Ultraseven faz a sua aparição no episódio 46 ''O Imortal Grozam''. Mirai Hibino/Mebius se encontra com Dan Moroboshi que se transforma novamente no poderoso Seven para ajudar o seu novo irmão Ultra na batalha contra o alienígena Grozam. Antes desta aparição, Seven já havia dado as caras no cinema, através do filme ''Ultraman Mebius & Ultraman Brothers: Yapool Ataca'' lançado durante a exibição da série. 

O herói do novo século 

No ano seguinte foi a vez do próprio Ultraseven fazer o seu aniversário de 40 anos, e claro, a Tsuburaya não deixou passar em branco e lançou uma nova série de nome Ultraseven X. Com um formato diferente e um estilo ala ''Arquivo X'', esta mini-série de 12 episódios contou uma história alternativa de Seven que se passa em um futuro não tão distante. Seven ganhou uma nova roupagem, com algumas alterações em seu traje original, assim como trouxe um hospedeiro humano de nome Jin. O ator Koji Moritsugu faz uma rápida aparição nos episódios finais junto da atriz Yuriko Hishimi, que interpretou Annie na série clássica. 

Unindo os universos 

Em 2008, veio novamente a ideia de trazer de volta os Ultras clássicos e dessa vez unindo os universos dos Ultras Brothers com os dos Ultras da primeira fase da Era Heisei, a trilogia Tiga, Dyna e Gaia. Este filme trás diversas homenagens a franquia e trás inclusive, muitos atores de volta. Entre eles, claro, está o nosso Ultraseven com a presença de Koji Moritsugu revivendo Dan Moroboshi ao lado de Yuriko Hishimi a Annie da série clássica. Este filme, se tornou a produção de maior sucesso comercial da franquia nos cinemas, arrecadando mais de 800 milhões de ienes (8 milhões de dólares) em bilheteria.

 Explorando novos universos

Entre 2007 e 2008 a Tsuburaya decidiu explorar novos universos e assim lançou a série Ultra Galaxy: Mega Monster Battle e sua continuação Ultra Galaxy: Mega Monster Battle NEO. Essas séries, exploravam as aventuras da equipe ZAP Spacy, que partem com a nave Pendragon para manter a paz no universo. Nesta jornada conhecem o jovem Rei, que tem possuí o DNA de uma raça conhecida como Raionix, descendentes do alien Reyblood. Rei tem o poder de controlar os monstros com o artefato chamado Battlenizer. No episódio 09 da segunda temporada, Ultraseven aparece utilizando a armadura das trevas Armored Darkness, mas consegue se libertar da armadura e derrota o poder das trevas contida nela. 

 Passando o bastão 

Entre 2009 e 2010, tivemos o filme que continua os eventos das séries Ultra Galaxy, o filme Ultra Galaxy Densetsu: Mega Monster Battle The Movie trás também um novo guerreiro, nada menos que o filho de Ultraseven, o Ultraman Zero. Neste filme, Seven, Ultraman e Mebius são os únicos Ultras restantes após o massacre de Belial a terra da luz e após perder toda a sua força, Seven recorre ao seu filho Zero que estava sendo treinado secretamente por Ultraman Leo, que outrora havia sido o seu pupilo. Assim como Seven, Zero tem um poder ilimitado e armas mortais que são as únicas capazes de deter Belial e seu exercito de monstros. Seven também faz uma rápida aparição no filme Ultraman Zero The Movie: Revenge of Belial, continuação direta do anterior onde entrega a Zero um Ultra Bracelete

Mantendo o Legado 

Ainda na saga de Ultraman Zero, Ultraseven aparece nos especias Ultraman Zero Gaiden: Zero vs Darklops Zero e Killer the Beatstar lançados em 2010 e 2011 respectivamente. Ainda em 2012. ele faz uma rápida aparição em usa forma civil de Dan Moroboshi no filme Ultraman Saga e também em uma cena exclusiva que acabou ficando de fora do filme que mostra Seven e os outros Ultra Brothers enfrentando outros monstros que aparecem junto do poderoso Hyper Zetton. Essa cena foi incluída na versão do diretor e também exibida durante o programa Ultraman Retsuden

 Um Ultraseven diferente 

No ano seguinte, a Tsuburaya iniciou a nova geração de Ultraman com a série Ultraman Ginga. Essa série aborda a terra pós a Dark Spark War, uma guerra entre Ultras e monstros. Seven batalhou com o seu rival Pandon, porém também os Ultras como os monstros foram transformados em Spark Dolls e Seven acabou ficando sob a posse do terrível Dark Lugiel. Mais tarde, ele utiliza a Spark Doll de Ultraseven para criar uma versão maligna do mesmo, usando Seichiiro Isugi, Pai de Misuzu e assim é obrigado a batalhar contra Ultraman Ginga. Já na sequência Ultraman Ginga S lançada no ano seguinte, Seven aparece como um dos Ultras que deram o poder para Ginga se tornar o Ginga Struim.

O viajante do por-do-sol 

Chegamos então a última participação mais significativa de Ultraseven na franquia. Em 2016, veio o Ultraman Orb em comemoração aos 50 anos da franquia e logo em 2017, veio o filme para concluir sua saga. Neste ano, era a vez de Seven completar o seu meio século de vida e então a Tsuburaya, claro, não deixou de fazer uma homenagem a altura do gigante. 

No filme Ultraman Orb The Movie: Lend Me The Power of Bonds, quando os Ultras Orb, Ginga, Victory e X já haviam perdido suas forças, eis que surge diante deles um homem que não diz o seu nome, apenas se apresenta como um mero viajante. Dan Moroboshi se transforma e então temos uma das cenas mais emblemáticas da franquia, com a música tema de Seven tocando e uma bela batalha ao por-do-sol. Esta possivelmente será a última atuação de Moristsugu como Dan Moroboshi já que o ator já tem alcançado seus 76 anos. Porém, torcemos para que ele ainda faça muitas aparições na franquia e continue atuando como dublador do personagem também. 

Para sempre Ultraseven 

Após fazer a sua aparição no filme de Ultraman Orb, Seven ainda fez aparições no Spin Off Ultra Fight Orb exibido logo após o filme e então apareceria somente no primeiro episódio de Ultraman Geed no mesmo ano de 2017. 


Na atual série Ultraman Z que estreou em Junho deste ano, Ultraseven ainda fez uma aparição direta. Porém, em 10 de Julho, no dia em que comemoramos o Ultraman Day (Dia do Ultraman), a Tsuburaya lançou um vídeo especial em seu canal oficial mostrando um encontro entre Zett (Ultraman protagonista da série) e o Ultraseven. Zett também é discipulo de Ultraman Zero. 


E este ano, ainda veremos o lendário Seven em ação! A Tsuburaya confirmou a sua aparição na nova mini-série da franquia, Ultra Galaxy Fight: The Absolute Conspiracy que estreia mundialmente dia 22 de Novembro. Ele aparece ao lado dos demais Ultra Brothers e outros Ultras lendários que aparecerão para enfrentar um misterioso gigante dourado conhecido como Absolute Tartaros, que está ameaçando todo o universo. Ainda não se tem a confirmação de que Koji Moritsugu retornará para dublar o personagem. 

Outras aparições: 

Ultra Fight: Antes de aparecer na série o Regresso de Ultraman, Seven estreou o programa Ultra Fight que foi exibido entre 1970 e 1971. Esse programa apresentava episódios curtes (geralmente de 3 a 5 minutos cada), onde mostrava batalhas entre Ultras e monstros, formato este que, seria usado para a série Red Man em 1972. Seven participa dos episódios 42 até o 71 e enfrenta monstros e aliens que ele mesmo não enfrentou em sua própria série, como o Alien Baltan, por exemplo. 


Ultraman Great Decisive Battle: Neste especial lançado em 1979, é mostrada uma espécie de retrospectiva das batalhas do primeiro Ultraman, assim como uma breve apresentação de cada Ultraman. Uma curiosidade além da aparição de Seven, claro, é que neste especial é mostrado pela primeira vez o Ultraman Jonias da animação do mesmo em uma versão Live-action, junto dos outros Ultras. 


Ultraman Story: Já em 1984, depois de um período sem nenhuma série ou filme da franquia, a Tsuburaya produziu o filme Ultraman Story. Neste filme, é contada a história de Ultraman Taro, desde a sua infância passando pelo seu treinamento com o Ultra Father até se tornar um verdadeiro guerreiro Ultra. Seven aparece em flashbacks quando Taro observa as lutas já travadas por ele, e também no final, onde ele ajuda os demais Ultra Brothers a enfrentarem o kaiju Grand King


ZOFFY: Ultra Warriors vs Giant Monster Army: Este filme/documentário, mostra a história dos Ultras sob o olha de Zoffy, o chefe da guarnição especial. São mostradas cenas de todas as séries, inclusive Ultraseven. Uma curiosidade, é que neste especial se foi oficializado o nome do Ultraman de O Regresso de Ultraman como Ultraman Jack

E esta foi a nossa homenagem a este iconico personagem. Ultraseven é um herói com mais de 50 anos de existência mas que até hoje consegue conquistar novos fãs e com certeza, continua sendo um dos personagens mais queridos da franquia. E você curte Ultraseven? Conte nos comentários a sua história com este lendário guerreiro! 

Por: Venâncio Souza

Comentários

  1. Matéria com o padrão Visão Tokusatsu de qualidade!!!! Parabéns Venâncio!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástica matéria. Parabéns Venâncio por toda dedicação ao Ultraseven.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Seven merece um tratamento especial sempre!

      Excluir
  3. Muito Bom e bem desenvolvido o artigo!! Parabéns,Venâncio!!
    ( Aqui é o Guarche !!! )

    ResponderExcluir
  4. Sensacional matéria.
    Informativa e um texto leve.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Sensacional Venâncio, excelente e completa matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Adquiri mais conhecimento e logo desejo assistir os filmes, onde o Seven participa .
    Um Ultra preferido, há décadas,o qual conheci devido ao meu pai .
    👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. VENÂNCIO BOA NOITE!, MEU NOME É CELSO, EU GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECEU COM A ARCADIA CLUBE??, O FÃ CLUBE DO ULTRA SEVEN.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas