Tsuburaya: Além dos Ultras



Começando os trabalhos de 2020, trazemos hoje um especial com as principais produções da Tsuburaya Pro fora do Universo Ultraman. Muitos conhecem a produtora apenas pelas Ultra Séries, o que é normal, já que se trata do seu carro-chefe, assim como as produções mais famosas do estúdio. Porém, principalmente nos anos 70, a produtora foi muito atuante, produzindo diversificadas produções, em grande maioria voltadas para a ficção cientifica.

Fundada em 12 de Abril de 1963 pelo lendário diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, o primeiro grande sucesso da produtora foi a série Ultra Q (1966) e posteriormente Ultraman, que resultou em uma franquia que já ultrapassou meio século de vida. Desde a sua fundação, a Tsuburaya fez muitas produções de sucesso para TV e também cinema, indo muito além das séries Ultras. Aqui estão as produções mais famosas da produtora fora do universo Ultra:

1966 - 1967 - Kaiju Booska

Booska é um monstrinho amigável e até hoje faz muito sucesso entre as crianças. Sua série contou com 47 episódios exibidos pela Nippon TV. Entre 1998 e 2000 ganhou uma nova temporada de nome Booska! Booska! E em 2018, ele retornou fazendo uma participação na série Ultraman R/B e em  2019 apresentando a série Ultraman New Generation Chronicle. Booska também é considerado o mascote da produtora.

1968 - Mighty Jack 

Essa série é considerada a obra-prima de Eiji Tsuburaya, cujo foco era ficção cientifica e espionagem. Contou com 13 episódios de mais ou menos 45 minutos cada. Ganhou também uma sequência no mesmo ano de nome Fight! Mighty Jack com 26 episódios. Alguns atores famosos participam da série como Masaya Nihei (Ide de Ultraman) e Takehisa Yamaguchi (Yuki Joji/Riderman).Mighty Jack é considerado um clássico da TV Japonesa, já tendo conquistado o status de cult

1968 - 1969 - Kaiki Daisakusen (Operação Mistério)

Esta série de 26 episódios é considerada uma produção de horror da Tsuburaya Prod e envolve um grupo de investigadores de uma equipe chamada SRI (Science Research Institute) que sempre investigava crimes envolvendo elementos sobrenaturais. Participam desta série Akiji Kobayashi (Muramatsu em Ultraman e Tobei Tachibana em Kamen Rider) e Shin Kishida, conhecido por seu papel como Ken Sakata na série O Regresso de Ultraman.

1970 - Chibira-Kun 

Grande parte das séries lançadas pela Tsuburaya possuíam temáticas mais adultas, e Chibira-Kun trouxe o inverso, com uma série destinada unicamente ao público infantil, no mesmo formato das  famigeradas Fushigy Comedy da Toei Company. A série bem humorada contou com longos 78 episódios exibidos até 1971. 

1971 - Mirrorman 

O Herói dos espelhos Mirroman, foi mais uma série experimental que se aproveitou do chamado ''Kaiju Boom'' iniciado entre o final dos anos 60 e inicio dos anos 70, onde séries e filmes envolvendo seres gigantescos estavam em alta. Essa série contou com 51 episódios para TV e chegou a ser comparada com Ultraseven na época, pois possuí uma trama mais adulta, com vários elementos de ficção cientifica. Em 2006, ganhou um filme recriando a sua história com o nome Mirrorman REFLEX.

1972 - Redman 

Redman seguia o mesmo padrão do programa Ultra Fight (1970) e contou com 138 episódios de apenas 5 minutos cada. A série não tinha uma história fixa, muito menos personagens humanos. Os episódios mostravam Redman enfrentando (espancando) um monstro diferente a cada episódio, sempre no mesmo cenário. 

1972 - Triple Fighter 

Foi uma das primeiras séries a mostrar 3 personagens que se fundem para criar um ser mais poderoso. Vindos do planeta "M", Tetsuo (Green Fighter), Yuji (Red Fighter) e Lily (Oranger Fighter), são 3 guerreiros que se unem para proteger a terra do poderoso Devil Seijin. Para isso, eles também contam com uma força de defesa terrestre conhecida como SAT (Space Attack Team). A série possuí 130 episódios de 7 minutos cada. Vale como curiosidade que a série Ultraman R/B (2018) trouxe muitos elementos de Triple Fighter.

1972 - Kaiju Funsen - Daigoro Tai Gorias 

Em 1972, a Tsuburaya também resolveu entrar nesta onda dos filmes de monstros (sob influencia dos Kaiju Eigas da Toho). Com produção de Hajime Tsuburaya e roteiro de Kitao Chibata, Daigoro Vs Golias era para ter sido uma das comemorações de 10 anos da produtora que aconteceria em 1973, o filme portanto estreou um pouco antes, em Dezembro de 1972. A distribuição foi da Toho, a mesma produtora de Godzilla

1972 - Kinkyu Shirei 10-4 10-10

Com 26 episódios, Kinkyu Shirei contava as histórias de 10-4 10-10, uma equipe de combate aos monstros e ameaças que apareciam em sua maioria sendo causadas pela poluição. Muitos fãs a consideram como sendo uma série Ultra, mas sem a presença de um Herói gigante, pois trás os mesmos elementos de uma Ultra série, sendo a única diferença que o Esquadrão resolve tudo sozinho. Nesta serie, participa o ator Shunsuke Ikeda (Kikaider 01 e O Regresso de Ultraman). 

1973 - Fireman

Produzida em 1973 junto com Ultraman Taro para comemorar os 10 anos da produtora, Fireman contou com apenas 30 episódios e em seu visual é possível ver influencias até mesmo de Kamen Rider. Outra curiosidade é que a serie ficou conhecida como Magmaman em alguns países. O ator Naoya Makoto, que interpreta Fireman anos mais tarde ficaria conhecido pelo seu papel como Kaijou Tsuyoshi, o Akarenger de Himitsu Sentai Gorenger.

1973 - Jumborg Ace 

Outra série que foi feita para comemorar os 10 anos da produtora em 1973 junto com Fireman. Jumborg Ace teve 50 episódios e talvez tenha sido a série com mais semelhanças com Ultraman. Ele nada mais é que uma nave que pode se transformar em um robô de acordo com os comandos do piloto.

1974 - Saru no Gundan (Exército dos Macacos) 

Na onda do sucesso de Planeta dos Macacos, esta série retrata algo como uma versão Japonesa da obra. Com 26 episódios, a produção não fez muito sucesso no Japão, porém ganhou uma versão estadunidense em formato de filme chamada Time of Apes lançado nos anos 80.

1976 - Pro-Wress no Hoshi Azteckaiser 

Esta foi uma série bem diferente tendo a luta livre como principal atrativo e contou com 26 episódios. Azteckaiser é uma obra criada por Ken Ishikawa e pelo renomado mangaká Go Nagai, criador de obras consagradas como Devilman e Cutie Honey. O mangá de Azteckaiser foi publicado pela Shogakukan em diferentes revistas em 1976 e mais tarde compilados em um único volume lançado em 1978. A história do mangá no entanto não tem ligação com a série de TV. A produção também inovou em misturar Tokusatsu com algumas cenas em animação o qual também seria utilizado nas séries Born Free e Aizenborg.

1976 - Dinosaur Expedition Born Free 

Esta foi a primeira série de uma trilogia da Tsuburaya no final dos anos 70 com a temática dinossauros junto com Aizenborg e Koseidon. Born Free contou com 25 episódios e misturava animação com técnicas de Stop Motion. A animação foi realizada pela Sunrise

1977 - Dinosaur War Izenborg (Aizenborg)

A segunda série da trilogia de dinossauros contou com 39 episódios e foi uma das produções mais caras do estúdio, pois além dos atores também se tinha os desenhistas e animadores, além dos efeitos criados para as cenas de Tokusatsu terem sido muito bem produzidas. Alguns episódios foram lançados nos EUA em forma de filme que juntava os 4 primeiros episódios da série e ganhou o título de Attack of the Super Monsters. Esse filme foi lançamento em VHS por lá em 1982. 

1978 - Dinosaur Corps Koseidon 

Koseidon com  52 episódios com pura ficção cientifica e uma bem abordada temática sobre viajem no tempo, algo quase não abordado em séries dos anos 70. Foi a mais longa e última da trilogia com dinossauros da Tsuburaya. Uma adaptação para o cinema chegou a ser planejada pela Tencent Pictures com produção de Takashige Ichise, porém acabou não saindo do papel.


1978 - Star Wolf (Space Hero Star Wolf)

Em 1978 foi produzido Star Wolf, mais uma série recheada de ficção cientifica baseada em um famoso romance do escritor americano Edmond Hamilton e contou com 24 episódios. A série é baseada nos 3 livros do escritor; The Weapon From Beyond (1967), The Closed Worlds (1968) e World of the StarWolves (1968). A partir do episódio 14, a série recebeu o nome de Space Hero Star Wolf adicionando mais ação e elementos tradicionais do Tokusatsu. Nos EUA a série foi editada e lançada em formato de filme com o título Fugitive Alien

1980 - Bokura Baiseball Detectives 

No inicio dos anos 80 com o sucesso de programas e séries com temática de esportes a Tsuburaya produziu esta série que contou com 18 episódios exibidos na TV Tokyo. A trama mais voltada para o humor envolve 12 membros de uma equipe de Beisebol contra um misterioso ladrão conhecido como Capa Vermelha (sim, bem bizarro!).  

1983 - Andro Melos 

Andro Melos estreou após o final de Ultraman 80 que caracterizou a última série da Era Showa dos Ultras. A série estreou em 1983 na TV (TBS) contando com 45 episódios curtos de apenas 5 minutos cada produzidos por Tamihiko Hamada e dirigido por Takahashi Yoshikazu. A história foi baseada em um mangá chamado ''Ultra Super Legend'' lançado e publicado pela Shogakukan em 1981. A série apesar de curta conseguiu alcançar um grande sucesso entre os fãs da franquia. OS Super Soldados Andro é uma equipe formada por 04 guerreiros; Melos, Mars, Floru e Wolf. Eles utilizam de misteriosas armaduras conhecidas como ''Cosmotector''.

1993 - Denkou Choujin Gridman

Durante os anos 80, a Tsuburaya teve pouca atividade devido a problemas administrativos e desentendimentos com a emissora TBS, portanto poucas produções foram feitas durante esta década. Já em 1993 tivemos Gridman que trouxe diversas inovações no jeito de produzir da Tsuburaya. Foi por exemplo a primeira série da produtora a utilizar D-2 para suas cenas e efeitos especiais aperfeiçoando às técnicas digitais. A série também ganharia uma sequência chamada ''Gridman Sigma'', porém o projeto acabou ficando engavetado restando apenas fotos divulgadas em revistas da época. Contou com 39 episódios e também uma adaptação americana chamada SuperHuman Samurai Syber, única versão que conhecemos de Gridman aqui no Brasil.

2006 - Bio Planet WoO 

Esta série foi baseada em uma das muitas ideias não utilizadas por Eiji Tsuburaya como uma história ligada a Ultra Q. A produção saiu em 2006 seguindo o mesmo roteiro escrito por Eiji Tsuburaya. Foram 13 episódios exibidos na NHK. A história trás uma temática semelhante a Ultraman, com monstros gigantes, e gira em torno de um cometa chamado WoO e que faz amizade com uma garota chamada AI. Uma série de mangá foi publicada um ano depois, baseada vagamente na série de TV.

2018 - SSSS Gridman 

Essa animação da Tsuburaya em parceria com o estúdio Trigger trás uma versão atualizada do herói digital dos anos 90. SSSS Gridman (esses 4 ''S'' faz referencia á Superhuman Samurai Syber Squad, nome da adaptação americana) fez um grande sucesso no Japão e contou com 12 episódios. Durante a Tsuburaya Convention realizada em Dezembro do ano passado, foi anunciada uma nova série que se passará no mesmo universo com o título SSSS DynaZenon.
E você conhecia todas essas produções? Sabia que a Tsuburaya tinha tamanha influência e importância  no Japão? Espero que tenha gostado de mais essa matéria do nosso Blog e deixe o seu comentário. Continue nos seguindo pois, este ano, lançaremos muitos artigos interessantes! 

Comentários

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas