Especial: Jaspion 35 anos!

Este mês, uma das séries de Tokusatsu de maior sucesso aqui no Brasil completa 35 anos de existência! Claro que estamos falando de Jaspion, o herói que virou febre entre as crianças dos anos 90 e até hoje, se encontra presente na vida de milhares de Brasileiros. Neste artigo, vocês terão um especial sobre esta série tão cultuada em nosso país. Sua trajetória no Japão e sua passagem avassaladora aqui no Brasil. No final, vocês verão também depoimentos dos nossos amigos e parceiros sobre a importância deste grande herói em suas vidas! Esta é nossa singela homenagem ao Campeão da Justiça, o Fantástico Jaspion!

Todos os diretos a Toei Company e Sato Company
No inicio dos anos 80, a produtora Japonesa Toei Company, passava por uma pequena crise com relação as suas séries Tokusatsu. Durante toda a década de 70, além das já conhecidas franquias Kamen Rider e Super Sentai, eram produzidas um grande número de outras produções que ocupavam os horários das TVs. Com isso, houve um certo cansaço pelo público o que obrigou a Toei a criar algo totalmente novo. Sob a influência de séries americanas e pegando carona no sucesso de Star Wars, surgiu então o primeiro de uma nova linhagem de heróis, assim surgiu Uchuu Keiji Gavan (Detetive Espacial Gavan). O grande sucesso do herói metálico Gavan rendeu mais duas séries nos anos seguintes com Sharivan e Shaider, formando assim uma trilogia que ficou conhecida como Uchuu Keiji ou Space Sheriff, no ocidente.

Porém, a última série dessa trilogia, Shaider, não obteve o mesmo êxito que as duas séries anteriores, fazendo com que a Toei fizesse algumas mudanças na série seguinte. Ainda seguindo as influencias de Star Wars, a Toei apresentou a série Kyojuu Tokusou Juspion (O Investigador de Monstros Juspion) que dava o ar de sua graça no dia 15 de março de 1985 na TV Asahi. O nome Juspion, vem da junção de duas palavras: Justice (Justiça) e Champion (Campeão). Vale ressaltar que, quando a série chegou ao Brasil, a própria Toei a exportou com o nome ''Jaspion'', ao invés de Juspion para se adaptar e facilitar a pronuncia. O design do herói ficou a cargo de Katsushi Muramaki, que já era o desenvolvedor da maioria dos heróis e personagens da Toei/Bandai.

O profeta Edin e o garoto Jaspion
A série decidiu apostar em uma trama que mesclava aventura, mistério e religião e nos apresenta um garoto de nome Jaspion, sobrevivente de um acidente que causou a morte dos seus pais. O sábio profeta Edin o encontra e acredita que ele seja a pessoa escolhida para ser o guerreiro espacial que irá derrotar as forças do mal, assim como consta nas profecias da Bíblia Galáctica que havia sido destruída e seus fragmentos espalhados pelo universo. Quando Jaspion se torna adulto, aceita esta missão e parte junto de sua assistente androide Anri para desbravar o universo em busca dos fragmentos da referida Bíblia e descobrir um modo de acabar com os planos do terrível Satan Goss, um tirano espacial que desperta a partir do aumento das energias negativas no universo. Ao longo de sua jornada, Jaspion encontra amigos e aliados como a monstrinha Miya e o guerreiro Boomerman. Jaspion ainda precisa enfrentar poderosos inimigos como Mad Gallant/MacGaren, o filho de Satan Goss, além dos Quadri-Demos e as Bruxas Kilza e Kilmaza.

Jaspion e sua fiel parceira Anri
Inicialmente, a ideia era a de que a história fosse ambientada toda no espaço com  Jaspion viajando de planeta em planeta e resolvendo casos envolvendo monstros e alienígenas. Mas, para produzir uma série nesses moldes, onde seria necessário criar mais cenários e efeitos gráficos, iria depender de um orçamento muito alto para a Toei e a ideia da acabou sendo mudada ainda nos episódios inicias. Então no  4º episódio Jaspion vai para a terra e inicia a sua missão contra o terrível Satan Goss. Mesmo com uma história se passando na terra assim como as anteriores, Jaspion se destacava por conta de seus roteiros repletos de aventuras e um humor típico japonês, além de personagens bem construídos e variados vilões que deixava tudo mais interessante e cheio de ação bastante inovadoras até para a época, mérito do JAC (Japan Action Club). A trilha sonora envolvente da série, assinada pelo renomado Chumei Watanabe também contribuiu muito com a atmosfera divertida e muitas vezes dramática da série. Uma das mudanças inseridas em Jaspion foi o fato de ter um robô gigante atuante na série. Daileon, participa de praticamente todos os episódios, e rendia ótimas cenas de batalha, pois diferente das séries Super Sentai, por exemplo, Daileon tinha uma mobilidade rápida e desferia golpes marcantes inovando nas cenas de luta envolvendo robôs e monstros gigantes.

O Gigante Guerreiro Daileon vs Satan Goss


Mas, se tem uma pessoa que merece o reconhecimento pela criação e desenvolvimento da cativante história de Jaspion é sem dúvidas Shozo Uehara, principal roteirista da série. Uehara já era conhecido pelos fãs de Tokusatsu pelos seus trabalhos na Tsuburaya, sendo autor de grandes clássicos, e entrou na Toei no final da década de 70 escrevendo para inúmeras séries de sucesso como Gorenger, JAQK e Spider-man. Também foi de Uehara o roteiro de Gavan (ele escreveu 37 de um total de 44 episódios), Sharivan e Shaider (escreveu todos os episódios). Com Jaspion não foi diferente. Foi de autoria de Uehara 42 episódios, e apenas 4 episódios não tiveram a mão do roteirista. Os 4 episódios não foram escritos por ele são: 20 - "A última chance'', 23 - ''O Monstro do século'', 37 - ''Cardápio Infernal'' e o 41 - ''O atirador da Justiça''. Esses 4 episódios ficaram a cargo de Haruya Yamazaki.

Mas mesmo com essas inovações a série não obteve o sucesso esperado pela Toei e pela fabricante de brinquedos Bandai no Japão. Uma das explicações é o fato de que inserir monstros gigantes para enfrentar um herói em tamanho humano na trama fez com que as crianças da época que já estavam acostumadas com o padrão das séries anteriores, não conseguissem assimilar tais mudanças. Mesmo assim, a audiência seguiu boa sendo até mesmo superior a Shaider com uma média de 11,8%, considerada boa para a época. Então, apesar de estar abaixo do esperado, Jaspion não foi um fracasso, apenas não alcançou uma popularidade maior durante a sua época de exibição, e algo que devemos levar em consideração também, é que no Japão, as séries de Tokusatsu são exibidas anualmente, o que fez com que Jaspion não fosse nenhuma '''novidade'' para os Japoneses. Já aqui no Brasil, o herói se tornou mais que um grande sucesso, e sim um verdade ícone.

O Sucesso de Jaspion no Brasil! 

Jaspion estreou aqui no Brasil em 22 de Fevereiro de 1988 junto com o Super Sentai Changeman, as duas séries começaram a dar ao ar de suas graças na extinta Rede Manchete de Televisão no programa Clube da Criança, na época comandado pela apresentadora Angélica. O sucesso simplesmente foi enorme e as crianças da época faltavam até aula para assistir a esse grande herói metálico que nos conquistou rapidamente.

O que mais chamou a atenção dos fãs aqui no Brasil, é que Jaspion apresentava uma característica diferente de tudo o que estávamos acostumados a ver na época em matéria de Super-herói: Armadura metálica, Espada lazer, Pistola e um Robô Gigante. Tudo isso nos surpreendeu na época, e ainda lutas e cenas de ação nos prendiam na frente da TV. Os episódios também nos chamavam a atenção, sempre queríamos saber o que Satan Goss e seu filho MacGaren estavam aprontando contra o nosso herói, era algo magnífico que só quem viveu a época pode falar.

Capa do Vinil lançado em 1989 com as músicas nacionais. 
Em pouco tempo, apareceram vários produtos com a marca Jaspion aqui no Brasil como Álbuns de figurinhas, Revistas em quadrinhos, Camisetas, Materiais escolares, Chicletes e muitos bonecos lançados pela Glasslite. Tudo isso fazia a alegria da garotada na época (e pesadelo para os Pais). E no dia 05 de dezembro de 1988 Jaspion e Changeman ganhavam um horário próprio na grade de programação da Manchete, esse horário era as 10:30 da manhã. Em 1989 o grande sucesso de Jaspion fez com que outras séries também chegassem aqui no Brasil, Jaspion de fato se tornou um fenômeno em nosso país.

O lado ruim disso tudo, é que a Manchete segurava os dois últimos episódios exibindo até o 44° episódio. Depois do 44º episódio, iniciava-se um novo ciclo de exibição retornando ao primeiro episódio e foi assim durante algum tempo. A Rede Manchete só foi exibir os dois últimos episódios de Jaspion no final de 1989, isso era algo que frustrava os fãs na época.

Mas mesmo que isso frustrasse os fãs, a paixão pelo Herói só aumentava, chegamos a ter aqui no Brasil o Circo do Jaspion e dos Changeman, onde artistas brasileiros vestiam a roupa dos Heróis e Vilões envolvidos nas duas séries e faziam apresentações ao vivo, a criançada delirava, afinal de contas era mágico ver seus heróis preferidos de perto. A armadura do Jaspion nessas apresentações era vestida pelo grande Adriel de Almeida.

O anúncio do Circo Show de Jaspion e Changeman

Jaspion foi trazido para o Brasil pelo senhor Toshihiko Egashira, o presidente da Everest Vídeo, a série garantiu bons índices de audiência para a Rede Manchete e abriu as portas para a chegada de outras séries Tokusatsu na emissora. Em 1994, Jaspion foi para a Rede Record junto com Changeman e Flashman ficando até 1996 quando foi para a CNT Gazeta, nessas emissoras a repercussão não foi tão grande como na Rede Manchete. Em 2009, a série foi lançada em DVD pela Focus Filmes com um box luxuoso contendo uma lata, camiseta, cards e um boneco (que não agradou muito os fãs). Em 2019 Jaspion retornou ao Brasil pela Sato Company dessa vez no Streaming, estreando no Play Plus, plataforma de Streaming da Rede Record. O retorno de Jaspion no Streaming na Record gerou grande repercussão na mídia com um marketing pesado por parte da emissora com direito a um Jaspion ao vivo no programa ''Balanço Geral'' e uma reportagem especial nos principais jornais da emissora.

O empresário Toshihiko Egashira, dono da Everest 
Atualmente a série também tem exibições no canal oficial da Sato no Youtube a Tokusatsu TV e também no Prime Vídeo. Em 22 de Março de 2020 Jaspion junto com Changeman e Jiraiya estreou na Band retornando a TV aberta no Brasil atingindo altos índices de audiência com 2,5 e aumentando em mais de 50% o ibope da emissora, mostrando novamente a força do Tarzan Galáctico no Brasil.

Um Mangá Brasileiro de Jaspion está em fase de produção e será lançado ainda esse ano pela Editora JBC com arte de Michel Borges e roteiro de Fabio Yabu. Existe ainda um Projeto de um filme brasileiro do herói pela Sato Company que ainda não tem data para acontecer. Na CCXP (Comic Con Experience) de 2019 tivemos também a exposição da armadura original do Jaspion, fãs que estiveram presentes puderam apreciar e admirar de perto a armadura de seu herói de infância, um momento inesquecível para quem esteve presente.

A Armadura Original do Jaspion exposta na CCXP 2019
Depoimentos de amigos e parceiros:
Vamos agora aos depoimentos de novos amigos e parceiros que deixaram as suas opiniões pessoais sobre este querido herói, que inspirou e divertiu toda uma geração aqui no Brasil. Desde já agradecemos a todos! 

''Quando Jaspion estreou no dia 22 de Fevereiro de 1988 na saudosa Rede Manchete, tenho certeza que mudou a vida de muita gente no Brasil. Começava ali uma nova safra, a nova e definitiva  Era de apaixonados por heróis vindos do Japão.  Jaspion não foi o primeiro herói a chegar no Brasil, mas com certeza foi ele que abriu as portas para uma invasão de heróis nipônicos e vendas de produtos. Um fenômeno de audiência que fez grandes emissoras a saírem desesperadamente atrás do "seu Jaspion".  Jaspion e seus "irmãos Japoneses" dominaram  a "programação infantil" e cravaram sua marca durante uma década no país. Uma marca histórica para essas produções que cativam o Japão desde os Anos 50.  A "era jaspion" existiu. A "geração Jaspion" ainda existe.  Estamos vivos. Estamos ativos.  Resistimos ao tempo.  Não esquecemos  de nossos heróis. Permanecem no coração firme e forte. Para que tanto Amor por séries japonesas? Se você é da "Geração Jaspion", sabe muito bem a resposta!'' - Bone Lopes - Resistência Tokusatsu


''Única lembrança sobre Jaspion que eu tenho é o boneco que tinha quando criança. Não sabia o nome da personagem, não sabia se era um herói ou algum robô que foi criado por uma pessoa qualquer. "Ele faz o barulho ao girar o braço esquerdo" isso era uma única coisa que chamou minha atenção na época. Nome Jaspion se tornou algo "familiar" após minha mudança ao Brasil. Muitos adultos me olhavam e gritavam "Jaspion!" "Spectreman!" "Jiraya!" fazendo aquele gesto tipo karatê e eu sorria sem saber o que fazer com a situação, ainda sem domínio de língua, nem pude perguntar "o que é isso?". Eram tantos gritos pelas ruas e pelos conhecidos que acabei gravando o nome. 
Após adulto, houve muitas oportunidades de conversar com diversas pessoas, entre eles, principalmente as pessoas que viveram sua infância na década entre 80 e 90, grande maioria das pessoas conheciam o Jaspion. Presenciei o momento que revelavam as lembranças revivendo alegrias, vi inúmeros sorrisos, foram gravados intensamente na sua memória que, alguns, até chegaram a encher de lágrimas. Vejo que tem algo mais profundo, além do nostalgia. Foram influências na vida, criaram a cultura e até trouxe lição através da estória e posturas dos heróis.
A volta do Fantástico Jaspion na TV Bandeirantes foi um sucesso. Sua audiência e trending na rede social mostraram e comprovaram que há raiz de Tokusatsu no Brasil criado pelas séries daquela época, e também, essa série precisa ser levado em consideração ao pensar no mercado indiferente de gostar ou não da série. Justamente por volta do Jaspion na tv ter grande importância, espero que seja um passo que reanime o mercado e que abra as portas para novas gerações de Tokusatsu, afim de mudar o mercado de "sobreviver" para "viver". - Narumi Tsuruta - Organizador Evento Alma Tokusatsu

''Jaspion para mim foi o início nesse mundo chamado Tokusatsu e a abertura para conhecer uma cultura diferente e também para aprender os valores e princípios que nela foi inserido. E a história que muito me cativou. Para mim é uma honra ter nascido no mesmo ano em que essa magnifica série foi produzida no Japão''. - Aline Garbulho - Sala Tokusatsu

''A Estréia do Jaspion no Brasil em 1988 no clube da criança na Manchete, nesta época eu tinha 11 anos e morava no Rio de Janeiro e corria da escola para a casa para assistir o Jaspion. Foi um seriado japonês diferente de tudo o que tinha sido exibido antes. Eu vinha com experiências com Spectreman e Ultraman, mas Jaspion tinha elementos diferentes, o herói não crescia, tinha um robô que até hoje é falado (quem não gostava do Daileon?). Muitas lutas com espadas que todo mundo gostava de ver. Tecnologia, armadura muito bonita, a história com quê religioso com a luta com Satan Goss, um satã intergaláctico e as lições de moral, são coisas que ficam marcados para as crianças daquela época. O Jaspion tinha uma mistura de formas de proceder, ele era quase que angelical com as crianças, mas com os inimigos era um baita guerreiro, matava os inimigos sem pena e passava a mensagem que hoje falta muito, que o crime não compensa. O Jaspion cumpriu bem o papel dele na nossa geração, muito bem por sinal''. - Flávio - Grupo Fãs de Séries Japonesas

''Jaspion tem uma enorme importância na minha vida de Tokufã! Assisti a série pela primeira vez em 1989 e foi ''amor a primeira vista''. Fiquei maravilhado por inúmeras coisas na série, principalmente pelo Daileon. Achei aquele Robô gigante enfrentando monstros também gigantes em lutas repletas de malabares! Gostei tanto que, enquanto criança, não consegui gostar de nenhuma série que não tinha um robô gigante com a mesma paixão. Depois de adulto, não. Entendendo mais sobre história, enredo, etc, desenvolvi outras ''paixões'', mas se hoje eu sou um aficionado por mecha-robôs, há dois responsáveis por isso: O fantástico Jaspion e o seu Gigante Guerreiro Daileon''. - Luciano Ouja - Grupo Fãs de Séries Japonesas

''Jaspion apesar de não ser a minha série favorita, foi a série que me fez conhecer o Tokusatsu, conhecer toda a magia dos heróis japoneses que nos faziam ficar grudados na TV, que era assunto no dia seguinte na escola, que as crianças brincavam fazendo suas poses de luta e fala da série, um excelente tempo e lembrança que infelizmente ficou pelo passado. Obrigado Jaspion''. - Sharivan - Tokuvs (Tokusatsu Vídeo Storie)

''O que aprendi com Jaspion é amor ao próximo, combater sem ter medo do adversário (mesmo Satan Goss sendo gigante) parecendo ser mais forte, ter momentos de alegria mesmo durante um grande problema (no início era alegre depois ficou sério no decorrer da série) e que amizade vence qualquer influência do mal (quando Jaspion lutou com o amigo dele), também incentivar quando quer conseguir algo (Jaspion incentivava Shingo a cantar com seus amigos JackBrothers) e ser sempre humilde (quando Boomerman queria derrotar sozinho Satan Goss por ter matado o irmão dele) assim eu penso''. - Cintia Sousa - Tokufã e Colaboradora 

''Falando de Jaspion, me lembro que no ano do lançamento de Jaspion, minha sobrinha havia nascido e eu fui com a minha mãe e meu irmão visitar a minha irmã e conhecer a minha pequena sobrinha. Minha irmã pagava aluguel e ela morava em uma casa no fundo e na frente tinha outra moradia, eu me lembro como se fosse hoje eu passando em frente a porta, a janela aberta e escutei um adolescente de uns 12 anos comentando ''Olha! Esse filme é muito bom, se chama Jaspion''. Eu fui olhar ainda pela janela, naquela imagem preto e branco, eu olhei ali em alguns minutos e aquilo ficou na minha cabeça, cheguei em casa, comecei a pesquisar, assisti e gostei. Então, a importância que Jaspion tem hoje pra mim é que foi a porta de entrada para o Tokusatsu na minha vida. Através de Jaspion eu conheci outras séries e agradeço muito a internet hoje, porque naquela época só tínhamos acesso a Manchete, eu só achava que existia o Jaspion e depois o Changeman, Flashman, Jiraiya, e com o tempo eu vim conhecer mais e mais séries graças a internet. Então hoje, Jaspion tem um fundamento muito grande minha vida, tenho um carinho muito grande pelo Jaspion porque marcou a minha vida, o tempo inteiro passa na cabeça coisas sobre o Jaspion, lembranças, eu brincava com a minha sobrinha de Jaspion então tem uma importância muito grande para mim, algo que vou guardar com muito carinho. E para os fãs aqui no Brasil, acho que a maioria dos anos 80 tem o Jaspion como seu idolo . Se eu tivesse um canal para passar Jaspion 24 hrs ia ter muita gente faltando no serviço para assistir rs'' - William Shimaru - Grupo Fãs de Séries Japonesas.

'''Então, Jaspion foi a primeira série tokusatsu que eu tive contato na vida. Eu era bem pequeno e tenho uma vaga lembrança de ter assistido o episódio 4 em VHS (minha mãe alugou na época). Mas foi na Manchete que eu assitia pra valer e cheguei a ter dois ou três volumes dos quadrinhos nacionais. A série esteve presente por boa parte da minha infância, exatamente durante o período em que esteve no ar pela emissora carioca. Infelizmente só pude assistir uma vez o Jaspion na Record e foi exatamente numa sexta-feira, 11 de agosto de 1995. Aliás, foi o primeiro dos três dias em que a emissora do bispo ficou no ar, em caráter experimental, pelo canal 14 UHF de Fortaleza. A cena era justamente do final do último episódio, quando Jaspion está enfrentando o Poderoso Satan Goss. Infelizmente o sinal da Record só entrou oficialmente em novembro do ano seguinte, quando Jaspion já estava fora da emissora. O herói teve sua passagem na CNT/Gazeta no começo de 1997, mas o sinal desta emissora entrou por aqui apenas em dezembro do mesmo ano. Só voltei a assistir Jaspion no final da década de 2000 por meios alternativos e também em exibições nos eventos locais de cultura pop. Foi exatamente no momento em que quebrei meu jejum de séries tokusatsu, aproveitei o hype do lançamento em DVD, cheguei a assistir os shows de Akira Kushida e não parei mais. Nessas andanças de fã, comecei a colaborar em eventos locais e, logo no comecinho dessa fase, decidi criar um blog com o nome do Daileon. Além de uma homenagem, queria usar o nome que soasse bem aos ouvidos e que fosse popular. Jaspion é uma série tão importante para mim quanto é para a historia da TV brasileira. Graças a esse clássico podemos trocar ideias sobre tokusatsu, conhecer novos amigos e absorver os valores que o Tarzan Galático representa. Valeu por tudo, Jaspion! Cosmic Laser!!!'' - César Filho - Blog Daileon e Jbox

''Na verdade é bem difícil falar o real significado de Jaspion na minha vida, pois é algo literalmente mágico e inexplicável! O Jaspion foi aquele personagem que surgiu numa época em que o que se tinha de mais "louco"e "empolgante" para uma criança eram os  "Thundercats" com  batalhas dinâmicas e uma musica envolvente  na hora da ação. Então veio do nada aquele herói de armadura metálica e  cheio de "tecnologia"com um Robõ Gigante de combate, Música, Mas muita musica envolvente e uma narrativa que contagiava "instantaneamente" (sem nenhum exagero em minhas palavras!) qualquer criança que tivesse contato com o programa! Em menos de  uma semana eu estava viciado! Viciado a ponto de ficar angustiado quando chegava o fim de semana e só teríamos Jaspion novamente na Segunda-Feira! O mais legal do Jaspion é que ele era um "cara de verdade" que se transformava e combatia monstros de "verdade"! Isso pra uma criança daquela época era surreal!! Queríamos Jaspion o tempo todo!! Na TV, Escola, nas festinhas, brincadeiras na rua. Lembro de adultos me falando que logo passaria essa febre! Você vai conhecer outras coisas e vai  esquecer esses "japoneses"! Realmente conheci... Conheci muitas outras coisas ao longo da vida, mas esquecer o Jaspion.....Ah...É impossivel esquecer o Jaspion! O Jaspion foi pra mim como um "amigo" um ente querido. Foram praticamente 4 anos em exibição "ininterrupta"! Ceis sabem o que é quatro anos presente na vida de uma criança ininterruptamente?! Quase metade da vida!    Passaram se então mais de 30 anos. Cresci, casei, me tornei pai e o Jaspion se manteve firme e forte presente na minha vida e no meu coração desde então. A previsão é de que destes lugares não sairá tão cedo!! Agradeço muito, mas muito mesmo por ter vivido a era do FANTÁSTICO JASPION !! Obrigado por tudo,Jaspion !! Que o futuro lhe traga glorias novamente!'' - Maurício Guarche - Resistência Tokusatsu

''Jaspion me ensinou e representa muita coisa para mim. Disse na reportagem da Record e volto a repetir: Jaspion é carismático! Jaspion nos ensina sempre a sorrir diante das dificuldades ainda mais nos dias de hoje e da maré alta que estamos enfrentando. Desde a sua estreia no Brasil em 1988 eu sempre o elegi como meu herói de infância, pois tive ensinamentos na minha vida''. - Danny Tsurugi - Toku Hero Cosplay e Tokusatsu.com.br 

''Não há como definir o que Jaspion significa para mim em poucas palavras! Mas vou tentar expressar ao menos o que vem a minha cabeça neste instante. Cresci vendo o revendo as FANTÁSTICAS aventuras deste personagem que se transformou, instantaneamente em um dos personagens favoritos de todos os tempos (envolvendo todas as mídias do entretenimento). Foi por causa de Jaspion que hoje, já depois de 40 anos, ainda assisto Tokusatsu. Se para minha vida Jaspion foi importante? Eu diria que foi essencial! O Homem que sou hoje teve sim, parte da influência que este personagem e todo o gênero Tokusatsu me passaram e me cativou''. - Fernando Lemos - Toku Hero Club 

''Falar que já se passaram 35 anos desde que o seriado "O Fantástico Jaspion", que foi produzido em 1985 pela Toei Company no Japão e logo veio para o Brasil em 1988 e esteve no topo de audiência por várias vezes me faz sentir como se fosse ontem...voltando para casa depois da escola e não via a hora de ligar a TV no canal 9 (Manchete) e ver aquela linda música de abertura que todos já sabem! "Come on boy! Tsurai tokihodo Come on boy! Waraouze..." Era de arrepiar não concordam comigo?! E graças a esses picos de audiência o super-herói japonês conquistou o coração dos brasileiros em todo o território nacional! O que marcou muito na minha vida foi quando o meu pai me levou para conhecer os estúdios da Rede Manchete junto com o seu amigo, o então conhecido Toshihiko Egashira da Everest Vídeo!!! E  graças a ele, fiquei apaixonado pelo Jaspion onde sou até os dias de hoje, mesmo aos 42 anos.'' - Diogo Miyahara - Cantor de Tokusatsu 

''Um salve a todos, em primeiro quero agradecer o carinho que mesmo depois de 30 anos ainda esta presente nos fãs. Eu já curtia a Família Ultra, mas quando fui convidado a participar de uma peça de super-heróis, isso foi do outro mundo literalmente, em meados de Março de 1988, até então eu não conhecia o Jaspion e nos ensaios que eu fiquei sabendo que se tratava de um herói japonês, e por que eu não conhecia? Simplesmente muito e tinha pouco tempo para ver TV, mas enfim foi uma experiência única participar dos ensaios e logo, e digo logo mesmo após ter estreado como soldados de MacGaren eu passaria a ser o Jaspion, usando aquela armadura sensacional. Bom, para resumir é isso, o Jaspion vive nos corações de muitos. e eu me sinto honrado de ter participado desta imensa febre Tokusatsu. Para deixar registrado, o primeiro show aconteceu entre 5 e 6 de Maio de 1988 em São Paulo no Palácio das Convenções no Anhembi e o último aconteceu em Belo Horizonte em 27 de Setembro de 1992''. - Adriel de Almeida - Circo Show 


Adriel Almeida trajando a armadura do Jaspion que veio direto do Japão 
Algumas Curiosidades: 

- O ator Hikaru Kurosaki começou a sua carreira como dublê, sendo um dos integrantes da JAC (Japan Action Club), principal agência de dublês da Toei. 

- Antes de atuar como Jaspion, o ator participou também dos episódios 35 e 36 de Choudenshi Bioman (1984) como Magma Senshi. Nesta série, ele conheceu a atriz Yuko Asuka o qual foi casado até 2011 quando infelizmente ela veio a falecer.

- Nos anos 80 ele também tentou carreira musical e lançou alguns singles como: Seishun Maru Kajiri/Omoshiro YOU (1983), Imoto Tachi yo/Yasashii Dake Ja Nai (1983) e Han fu Yuzutte GO-IN ni! Taiyou no Kisetsu (1985).

- Durante os anos 90, ele decidiu se desligar do meio artístico e atualmente trabalha como instrutor de mergulho em Okinawa. 

- Na linha de brinquedos de Jaspion lançados pela Glasslite, foi lançado um Jaspion com um corpo a partir de um boneco do Robocop.

- Em uma cena da novela Avenida Brasil da Rede Globo, o personagem Santiago interpretado por Juca Oliveira aparece assistindo o episódio 23 de Jaspion ''O Monstro do Século''. A TV ligada no episódio é mostrada rapidamente uma cena do episódio.

- Em uma das HQs lançadas no Brasil, Jaspion enfrenta Spielvan.

- Spielvan é a série sucessora de Jaspion no Japão, e quando lançada aqui no Brasil ganhou o nome de Jaspion 2 por mera jogada de Marketing.

- A série foi distribuída na França de forma incompleta ainda em VHS, mas não alcançou sucesso.

- Nos EUA, a série ganhou um recente lançamento em um único Blu-Ray em qualidade SD pela Discoteka Media.

- No filme Space Squad: Uchuu Keiji Gavan vs Dekaranger de 2017, Jaspion faz uma rápida aparição quando Gavan enfrenta uma nova versão do MacGaren.

- O novo MacGaren foi interpretado pelo ator Hiromi Sakimoto, mas quando transformado o personagem foi dublado pelo próprio Junichi Haruta. 

Capa do Mangá de Jaspion que será lançado pela JBC
E esta foi a nossa matéria especial sobre Jaspion, esta série de Tokusatsu de extrema importância para o Brasil, responsável por apresentar a muitos o mundo da cultura pop japonesa e por influenciar toda uma geração. Jaspion abriu portas para que muitos outros heróis chegassem até o Brasil e até hoje ainda consegue conquistar não apenas os antigos fãs, mas também novos fãs que vão de crianças, jovens e adultos. Que o Fantástico Jaspion esteja sempre presente nas nossas vidas. Esperamos que tenham gostado desta pequena homenagem! Obrigado por tudo Jaspion!

Ficha técnica:

Título Original: Kyojuu Tokusou Juspion (O investigador de Monstros Jaspion)
Exibição Original: 15 de Março de 1985 a 24 de Março de 1986 
Produção: Toei Company 
Emissora Original: TV Asahi 
Nº de Episódios: 46 
Roteiro: Shozo Uehara e  Haruya Yamazaki
Direção: Yoshiaki Kobayashi 
Produtores: Usui Yusho e Susumu Yoshikawa 
Design de Personagens: Katsushi Murakami 
Trilha Sonora: Chumei Watanabe 
Intérpretes: Ai Takano e Akira Kushida 
Narração: Toru Ohira 

Elenco Original: 

Jaspion: Hikaru Kurosaki 
Anri: Kiyomi Tsukada 
Miya: Atsuko Koganezawa 
Edin: Noburo Nakaya 
Boomerman: Hiroshi Watari 
Kenichiro Nanbara: Isao Sasaki 
MacGaren: Junichi Haruta 
Satan Goss: Shozo Izuka
Cenas de ação: JAC (Japan Action Club)

Elenco da Dublagem Brasileira de Jaspion:

Narração: Francisco Borges (série inteira) Benjamin Filho do episódio 1 ao 16
Jaspion: Carlos Takeshi
Anri: Denise Simonetto episódios 1 ao 16 e Cecília Lemes episódios 17 ao 46
Myia: Suzana Lakatos
Edin: Borges de Barros
Boonmerman: Carlos Laranjeira
Nambara: Armando Tirabosque

Crianças:

Kenta: Denise Simonetto , Telma Lúcia e Hermes Baroli
Kanoko: Suzana Lakatos e Lúcia Helena Azevedo
Kumiko: Neuza Azevedo
Daisuke: Wendel Bezerra
Hiroshi: Carlos Laranjeira
Mika: Neuza Azevedo
Koko: Wendel Bezerra

Mais aliados de Jaspion:

Rod: Eduardo Camarão
Satie: Lúcia Helena e Neuza Azevedo
John Tyger: Eduardo Camarão

Pais de Jaspion:

Gary: Mauro de Almeida
Hanna: Maximira Figueiredo

Vilões:

Sattã Goss: Líbero Miguel
Mac Garen: Francisco Borges e Ricardo Medrado
Ikki: Libero Miguel
Zampa: José Carlos Guerra
Purima: Neuza Azevedo
Gyoru: Nair Silva
Kilza: Maximira Figueiredo
Kilmaza: Neuza Maria Faro
Gazami 1: Gilberto Baroli
Gazami 2: Eleu Salvador
Zamurai: Gilberto Baroli
Aigaman: Gilberto Baroli
Titânia: Maximira Figueiredo
Guila: Antônio Moreno
Amazona 1: Nair Silva
Amazona 2: Lira Rodrigues
Ninjas Espaciais: Marcelo Meirelles
Silk: Gilberto Baroli
Tipp: Jorge Pires
Bragul: Jorge Pires
Se você gostou, compartilhe e deixe o seu o depoimento: O que o Jaspion representa na sua vida? 

Texto: Venâncio Souza e Leo Gatti

Comentários

  1. Muito bom o especial e bem completo!!
    Obrigado pelo convite para participar dos depoimentos!!
    (Maurício Guarche)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa homenagem, parabéns a galera da Visão Tokusatsu, em especial ao meu amigo Léo Gatti!!! Me senti parte dessa história dos 35 anos de Jaspion!

    ResponderExcluir
  3. Toda homenagem a esse divisor de águas nipônicos só faz com que a sede de informação aumente e nos ttaga a alegria de tê-lo conosco até hoje é por toda a vida. Obrigado por cada um que não deixa ele ser esquecido.

    ResponderExcluir
  4. Bela matéria.... jaspion foi o começo de tudo para muitos... me sinto privilegiado por fazer parte dessa geraçao... geraçao rede manchete...

    ResponderExcluir
  5. Bem legal, transmitiram o carinho que os fãs sentem.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria, Visionários ! Vocês arrebentaram ! Valeu pelo convite ! Foi uma honra participar desta mais do que merecida homenagem ao tokusatsu mais querido do Brasil !

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! Um verdadeiro ''VisãoPedia do Jaspion'' - Parabéns Pessoal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas