Skullman: A gênese de Kamen Rider


Já é fato conhecido que a ideia de Kamen Rider, a série original de 1971, originou-se da tentativa de criar uma série de TV baseada em Skullman, personagem do mangá de Shotaro Ishinomori publicado em 1970. No entanto, os produtores da Toei acharam o conteúdo e a abordagem de Skullman muito soturno e o conceito do herói muito assustador para um programa que teria crianças como público alvo. Shotaro Ishinomori então idealizou um novo personagem, cujo o design era um homem gafanhoto, criando Kamen Rider. No entanto, quem é Skullman? Qual sua história, suas versões e sua influência? É isso que iremos abordar nesse texto. 

O mangá original: 


Skullman foi um mangá de um volume (com 100 páginas), publicado em 1970 pela editora Kodansha. É de autoria de Shotaro Ishinomori, que tinha vontade de criar um herói mascarado que representasse a dualidade do bem e o mal, o mangá foi um estrondoso sucesso ao apresentar um dos primeiros anti-herois no aspecto do mangá Shounen. Na história original, Tatsuo Kagura é um jovem em busca de vingança pela morte de seus pais. Ele possuí poderes sobre-humanos, devido a experimentos realizados por seus pais que eram cientistas. Do incidente que vitimou sua família, somente ele e sua irmã cega e muda Maya  (mas que tinha a habilidade de se comunicar telepaticamente) sobreviveram, o garoto é resgatado pelo mutante Garo, que pode mudar de forma, e é adotado por uma família Yakuza. Em sua gana por vingança, como o mascarado Skullman, ele assassinava deliberadamente qualquer um que ele julgasse um pecador ou alguém indigno. Ou seja, o personagem não pode ser definido como um herói em si, já que embora busque justiça por seus pais, ele possuí uma noção moral questionável que é baseada em seu próprio julgamento, vitimando pessoas inocentes em algumas ocasiões quando ele considera como obstáculos para seu objetivo. Além da perseguição contra a pessoa que vitimou sua família, ele também tem que lidar com um detetive que visa descobrir sua identidade. A história envolve um ar macabro, com suspense, conspirações, investigações, possuindo o tom de melancolia que é marca das obras de Ishinomori. 

O mangá de 1998: 


Skullman recebeu uma nova versão serializada em mangá em 1998 ilustrada por Kazuhiko Shimamoto baseada no planejamento de Shotaro Ishinomori (ambos trabalharam juntos no mangá Kamen Rider ZO de 1993). Uma curiosidade, é que o próprio Ishinomori convidou Shimamoto para realizar esse trabalho, mas o autor viria a falecer pouco tempo após o inicio da conceitualização, então, Shimamoto teve que alterar algumas ideias desse mangá para levar em consideração o público que não havia lido a obra original. No enredo dessa versão, que serve como uma espécie de "continuação" (mas com uma aspiração a reboot), Skullman combate Rasputin e uma organização chamada Sindicato que possui monstros Kaizou Ningen (seres remodelados). Aqui também apresenta um detetive chamado Hioka Tsuyoshi que investiga Skullman, mas esse é sequestrado por Rasputin e remodelado em um ciborgue gafanhoto, que se assemelha ao Kamen Rider. Curiosamente, ele é salvo por Skullman e passa a lutar contra os ciborgues de Rasputin. Essa história possui muitas referencias a outras obras de Ishinomori, como Kamen Rider (além da mencionada anteriormente): os monstros de Rasputin se assemelham aos kaijins da Shocker do Kamen Rider de 1971, como um homem morcego, um homem aranha, um homem sarracenia, uma mulher abelha dentre outros e também há aparição do personagem Joe de Cyborg 009 (também de Ishinomori). 

Kamen Rider e Cyborg 009 em Skullman.


Anime e Especial Live-action: 


Em 2007 foi lançado um anime baseado na obra, embora ele mostre uma visão própria do personagem que não se assemelha com nenhuma de suas versões anteriores. Com 13 episódios lançados pelo estúdio Bones, aqui Skullman na verdade é um traje que garante habilidades paranormais aos seus utilizadores. No enredo, o misterioso assassino mascarado Skull Man está cometendo homicídios na cidade de Otomo. Um jornalista chamado Hayato Mikogami tenta descobrir sua identidade enquanto descobre que as vítimas eram mutantes que foram remodeladas pela organização religiosa Byakureikai. Quando é revelado que seu amigo de infância Yoshio Kanzaki é o misterioso assassino, Hayato pega o manto de Skullman para si. Também foi lançado o especial em live-action The Skull Man: Prologue of Darkness, que serve como uma introdução ao anime. Nesse especial temos no elenco o ator Shigeki Hosogawa, que interpretou anteriormente Kamen Rider Hibiki em 2005 e a Idol Ami Suzuki. O traje de Skull Man é vestido pelo Suit Actor Makoto Ito (conhecido por seus trabalhos em séries Kamen Rider da era Heisei).    

Influências posteriores: 


Além de ser considerado a gênese para Kamen Rider, uma vez que foi o projeto que deu origem a franquia dos motoqueiros insectoides de Ishinomori, Skullman serviu como inspiração para vários personagens em algumas mídias diferentes. Podemos mencionar o personagem Skullomania da franquia de jogos Street Fighter EX (franquia spin-off desenvolvida pela Capcom e pela Arika) para Arcades e para os consoles Playstation 1 e Playstation 2. Skullomania possuí um visual caveira, inspirado em Skullman, e ocasionalmente também é visto usando cachecol, luvas, botas e até mesmo um cinto semelhante ao Typhon, o henshin belt dos Kamen Riders Ichigo e Nigo. Falando em Kamen Rider, ele também serviu como base a criação do personagem Kamen Rider Skull da série Kamen Rider W (2009) e também para Taki Rider persona de Kazuya Taki no mangá Kamen Rider Spirits. Ainda podemos mencionar o filme "Skull Soldier" produzido pela Tsuburaya em 1992, que é mencionado como uma homenagem ao personagem Skullman. 

Nesse texto vimos o quão influente e importante é Skullman dentro do contexto-base da franquia Kamen Rider e dentro da vasta lista de criações do saudoso Shotaro Ishinomori. Certamente é um trabalho que merece ser conhecido e revisitado. Inclusive, pessoalmente, este que vos escreve gostaria muito que Skullman recebesse uma produção atual em formato Tokusatsu, com tom mais sério e sóbrio nos moldes da série Kamen Rider Amazons (2016-2017), penso que seria interessante ver esse personagem trabalhado dessa forma, afinal, seu enredo é bem propício a esse tipo de abordagem. 

Por: Thiago "AP"  




Comentários

  1. Parabéns Thiago, mais uma matéria sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Skullman era nos anos 70 era o equivalente a personagens como Eren de Shingeki no Kyojin e Raito de Death Note em que os otaquinhos ficam discutindo se o personagem estava ou não com a razão huasuhasuh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah, obrigado pelo comentário Dan. E obrigado pela ajuda também.

      Excluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas