REVIEW ULTRAMAN OMEGA: O LEGADO DO OBSERVADOR DAS ESTRELAS


Essa semana, os fãs de Ultraman pararam para ver o aguardado final da série ''Ultraman Omega''. A série Ultra da vez se encerrou de forma épica dia 16 de janeiro. Nesse review, vamos relembrar a trajetória de Sorato Okida/Omega e o seu amigo Kosei Hoshimi para salvar o planeta terra.

Ultraman Omega é a 35ª série da franquia Ultraman, que este ano de 2026 completa 60 anos de história. Novamente, tivemos a transmissão mundial através do canal oficial da Tsuburaya no Youtube com legendas em Português oficiais. Foram ao todo 25 episódios (sem contar os três episódios de recapitulações). A primeira imagem oficial do herói junto com as primeiras informações sobre a série, aconteceram no dia 23 de abril de 2025 e, de início, causou um certo impacto pelo visual de Omega, que apresentava um rosto totalmente vermelho referenciando Ultras como Ultraman Zearth e Ultraman Zett (na forma Beta Smash). Outra referência veio pelo fato do herói utilizar um slugger como arma, o que imediatamente nos fez associar ao Ultraseven.

Para a produção, a Tsuburaya montou uma ótima equipe criativa para a série, com Masayoshi Takesue assumindo a cadeira de diretor principal. Takesue é um velho conhecido do público, tendo iniciado sua carreira trabalhando em Ultraman Cosmos (2001) como assistente de direção e, anos mais tarde, passando por séries como X, Orb e Geed. Em Ultraman R/B (2018) e Ultraman Decker (2022) ele também foi o diretor principal. Já a história, concepção e personagens ficou nas mãos do veterano Junichiro Ashiki, com auxílio de Toshizo Nemoto, dois grandes e importantes roteiristas da franquia.

O diretor Masayoshi Takesue

O primeiro episódio da série foi ao ar dia 5 de julho de 2025 com exibição mundial, e já de início surpreendeu pela cena de introdução que foi produzida totalmente em 3DCG (computação gráfica) chamando atenção pela sua qualidade cinematográfica. Essa cena foi produzida pela "SHIROGUMI INC", uma produtora de efeitos visuais muito respeitada no Japão. Entre os seus trabalhos estão os filmes Bullet Train Explosion, Monster Hunter Wild e Final Fantasy VII Rebirth, só para citar alguns. Já no Tokusatsu, a produtora foi responsável por filmes como Shin Ultraman, Shin Kamen Rider e o sucesso vencedor do Oscar Godzilla Minus One. O diretor responsável por essa cena foi Takuya Uenishi que já havia trabalhado no curta em 3D ''Godzilla vs Megalon'' em 2023.

Primeira aparição de Omega

A estréia de Ultraman Omega foi marcante principalmente para nós Brasileiros, pois a estreia da série coincidiu com o tradicional evento Anime Friends que trouxe o icônico show "Ultraman Live in Brazil". Omega foi um dos Ultras que estiveram presentes no evento, não só participando do show, como participando das sessões de meet & greet. Os cantores originais da trilha sonora da série, ASH, autor da abertura ''Bright Eyes''e MindaRyn que canta o encerramento ''Missing Link'' e mais tarde ''Kyomei Revolution'' junto com Ash também estiveram presentes. Nós Brasileiros fomos os primeiros depois do Japão a conhecer Ultraman Omega, antes mesmo da estréia da série, um fato sem dúvidas, histórico. No show, Ultraman Omega foi dublado por Vagner Fagundes, conhecido dublador e diretor Brasileiro. 

Omega enfrenta o kaiju Graim no primeiro episódio 

O protagonista da história é Kosei Hoshimi (intepretado pelo ator Haruto Yoshida), um jovem batalhador que trabalha em um simples armazém chamado Tayou enquanto ainda busca o "que quer fazer de verdade". Em um fatídico dia, Kosei nota algo caindo rapidamente dos céus. Ele se encontra com um homem aparentemente atordoado e com amnésia. Este homem não lembra de onde veio e por qual motivo veio parar na terra, apenas que o seu nome é "Omega". Certo dia, Omega (interpretado por Shori Kondo) aparece no armazém comendo um prato de Yakissoba. Kosei decide dar um nome terrestre para ele e passa á chamá-lo de Sorato Okida (algo como ''aquele que veio do céu''). A partir daí, um grande laço de amizade se desenvolve entre os dois.

Sorato, o homem que caiu na terra

A terra que até então desconhecia a existência dos kaijus é atacada pelo monstro Graim. Aparentemente, Sorato possuía um grande conhecimento sobre os Kaijus, assim como possuía um poder interno capaz de enfrentá-los. Felizmente, ele se lembra que pode assumir uma forma gigante e assim se transforma em um gigante vermelho e consegue derrotar Graim.


A primeira missão de Kosei e Sorato
Ao longo dos episódios, kaijus aliados de Omega vão despertando. O primeiro deles é Rekiness que escolhe Kosei como parceiro para auxiliar Omega. Rekiness é um "meteokaiju" e outros vão aparecendo como Trigaron e por último Valgeness. Eles também se transformam em armas que são usadas como armaduras por Omega, aumentando assim os seus poderes. Os meteokaijus são baseados nos quatro animais sagrados chineses considerados guardiões dos pontos cardeais terrestres. Rekiness representa o Dragão Azul do Leste, Trigaron o Tigre Branco do Oeste e Valkinesse o Passáro Vermelho do Sul. O último, Gamedon, que representa a Tartaruga Negra do Norte irá aparecer na próxima série ''Ultraman New Generation Chronicle'' que será exibida a partir de 23 de janeiro. 

A dupla então passa a formar um trio quando uma jovem cientista de nome Ayumu Ichido (interpretada por Ayano Kudo) atravessa o caminho dos dois. Ela passa a auxiliá-los com seu grande conhecimento científico, criando estratégias e desenvolvendo armas para enfrentar os kaijus. Ayumu parte da NDF, a organização criada na terra para enfrentar ameaças como monstros e invasões alienígenas. Na segunda fase da série, temos a chegada de Sayuki Uta (interpretada por Mirai Yamamoto), a cientista chefe de Ayumu. Sayuki cria então a KSCT (Katokutai), uma equipe especializada em investigações e estudo de casos misteriosos. Em meio a isso, Sorato recebe a visita de Zovaras, um misterioso alienígena que parecia saber sobre o seu passado. Com isso, Sorato passa a sofrer recorrentes dores de cabeça, com rápidos flashs de seu passado. Era questão de tempo até que ele descobrisse sua real identidade e assim, a sua verdadeira missão.

Zovaras entra no caminho de Omega (interpretado por Kenta Nitta)

A revelação sobre o verdadeiro passado de Omega acontece através do alien Adel. Sorato e Kosei encontram um artefato que os levam á imagem de um senhor que ajudou Omega quando ele caiu na terra, consequentemente perdendo sua memória. Adel revela a história de seu povo e que Omega é na verdade um observador do espaço, e faz parte dos vigilantes espaciais que observam planetas com altas civilizações. A sua missão é apenas observar e estudar os planetas e isso explica o motivo do seu alto conhecimento em Kaijus. Porém, um vigilante não pode interferir com o que acontece nos planetas e Sorato decidiu lutar e proteger os humanos. 

A partir daí começa o grande dilema de Sorato/Omega. Ao passo que sua memória vai voltando, uma grande crise se aproxima da terra, o chamado "despertar". Sorato que já havia vivido na terra, criando laços de amizades e entendendo a fragilidade e simplicidade humana, precisava tomar a difícil decisão de usar o seu poder para proteger esses humanos ou cumprir com o seu real dever de observar e não interferir no destino da humanidade. 

Kosei e Sorato são Omega

Enquanto Omega fica dividido entre observar ou proteger, a humanidade se vê diante de Zomera, um kaiju criado a partir de pesquisas dentro das instalações da própria NDF ao utilizarem células de Eldeghimera e Zovaras. Com a partida de Omega que agora decide cumprir seu trabalho como observador, a humanidade utiliza todas as suas forças para tentar deter Zomera, mas sem sucesso. Diante dessa crise, Kosei tenta convencer Omega a lutar, porém ele diz que os humanos criaram Zomera, e por conta disso, ele não poderia interferir. Com os contínuos esforços de Kosei, Ayumu e Sayuki, Omega retoma a sua consciência de 'Sorato' e volta a lutar. O final acontece com Omega se fundindo com Kosei, tornando-se um só com ele. Com Zomera destruído, um ano se passa e Kosei passa a viver como o hospedeiro de Ultraman Omega, continuando o seu legado não mais como um observador, mas como um protetor dos humanos..

O observador das estrelas. Quando Omega estende a mão ele está estudando o Kaiju

Ultraman Omega não apenas resgatou elementos antigos da franquia, como também apresentou novas ideias. Pela primeira vez em uma série, uma equipe de defesa foi desenvolvida e apresentada na metade da história. Como a série foi produzida próximo do aniversário de 60 anos de Ultraman, muitas referências podem ser vistas. A começar por ter uma grande inspiração no clássico Ultraseven.

Seven também era um observador, no caso, o agente-340. Outro Ultra que apresentou esse conceito foi o Ultraman Max que é um Guardião da Civilização, cuja missão é apenas estudar as civilizações, mas acaba envolvido na batalha dos humanos contra os monstros. O diretor Takesue revelou em uma entrevista que a ideia de trazer um trio no início também foi propostal para que fosse uma singela homenagem ao clássico Ultra Q, a primeira série de monstros da Tsuburaya. Apesar de apresentar monstros inéditos como Graim, Eldeghimera e Zomera, Omega também trouxe de volta muitos monstros clássicos da primeira série Ultraman, como Gomora, Gubila, Gabora e Pigmon. Além disso, Zovaras foi inspirado no kaiju clássico Zetton, palavras do próprio Toshimi Sakamoto - designer do personagem.

A equipe completa da KSCT (katokutai) Ayumu, Kosei, Sorato e Sayuki

Para mim, Ultraman Omega foi uma série surpreendente, principalmente a partir de sua segunda parte que foi aos poucos desenvolvendo todos os mistérios da trama. A primeira parte, apesar de ter um ritmo mais lento e despretensioso, traz de volta aquele estilo clássico das séries Ultras, ao mesmo tempo que os personagens vão se construindo. A segunda fase já abraça de vez a ficção científica, apostando nas origens da Tsuburaya, com uma temática espacial que já não víamos há tempos na franquia. Um dos destaques fica sem dúvidas para a atuação dos dois atores que intepretam os dois  protagonistas, Shori Kondo (Sorato) e Haruto Yoshida (Kosei). Sorato vai aprendendo a lidar com a humanidade e, no início da série, é como uma criança aprendendo a andar. Seu carisma, simplicidade e até ingenuidade, fazem de Sorato um personagem incrível, alguém que coloca como objetivo fazer as pessoas felizes. No entanto, essa personalidade muda quando o "Omega" assume, passando de alguém calmo e sorridente para alguém frio e observador. A atuação de Shori Kondo nessas variações de personalidades é digna de muitos aplausos. 

Kosei é aquela pessoa que ainda não encontrou o que realmente quer fazer e qual o seu verdadeiro sonho, enquanto isso decide trabalhar em um simples armazém, cuidando das responsabilidades coditianas como qualquer cidadão. A realidade de quase todos nós, atualmente. É impossível não se identificar com Kosei e não o admirar pela sua determinação em ajudar quem precisa sem pensar nas consequências. A amizade, quase irmandade que se desenvolve entre os dois durante a série, é sem dúvidas um dos grandes acertos.

Ultraman Omega é uma série altamente recomendada não só para os fãs de longa data de Ultraman como também para quem está se iniciando neste universo. Ou se você procura apenas uma boa série de ficção-científica, Omega também é uma excelente pedida. Mas, mais do que ficção, Omega nos ensina que na vida iremos tomar muitas decisões difíceis, mas que podemos sempre optar pelo que é certo. Com o passar dos anos, não tenho dúvidas de que 'Ultraman Omega' ganhará o status de cult.

Nota: 9/10

Omega com a Valgensse Armor 

EPISÓDIOS MARCANTES 


Episódio 01 - Ai vem o alienígena
Direção: Masayoshi Takesue 
Roteiro: Toshizo Nemoto 

O primeiro episódio ''Ai vem o alienigena'' é um ótimo começo e já é fundamental para a construção inicial dos personagens principais. O episódio começa com uma batalha entre Omega e um grupo de monstros no espaço. Após essa batalha, o alien cai na terra e acaba ficando sem memória. A história começa quando o alien conhece o jovem Kosei que foi o único que presenciou a sua chegada. Na primeira missão na terra, Omega enfrenta o kaiju Graim. 


Episódio 05 - Miko e Mikoto
Direção: Tomonobu Koshi 
Roteiro: Masaya Honda

Para ajuda Kosei em uma entrega, Sorato vai para uma área rural onde conhece uma jovem garota de nome Miko que vive com sua tia Sasako. Miko, era uma garota solitária, pois recentemente havia perdido a mãe. Ela então se torna amiga de uma serpente gigante que ela apelidou carinhosamente de Mikoto. Ao descobrir a criatura, Sorato passa a investigar e se dá conta que a serpente sem querer estava sugando a energia vital de Miko. Um dos episódios mais emocionantes e que lida com temas como solidão e depressão. 


Episódio 14 - Ordem para eliminar Omega
Direção: Masayoshi Takesue
Roteiro: Toshizo Nemoto 

Após a batalha contra Eldeghimera, Sorato, Kosei e Ayumu viviam um momento de paz. Chega então Sayuki Uta, a cientista da NDF. Enquanto isso, um homem misterioso cai do céu e parte a procura de Omega para eliminá-lo. Sorato é confrontado por ele que logo se revela ser Zovaras, um poderoso alienigena que traz consigo um meteokaiju de nome Valgeness. É nesse episódio que Sorato começa a se lembrar do seu passado. 


Episódio 18 - A Casa do Barossa 
Direção: Kiyotaka Taguchi 
Roteiro: Takao Nakano

Sorato e Kosei vão para um lugar distante para acompanhar e treinar os Meteokaijus. Porém, eles não estavam tão sozinhos como imaginavam e são atacados pelo alienigena Barossa Zahgon. O caçador de tesouros estava de olho nos kaijus usando suas poderosas armas captura Sorato e Kosei. Chega então uma misteriosa garota chamada Gilda e ela parece se interessar por Kosei. Agora, resta aos dois contarem com Ayumu para tentarem sair da casa do Barossa. Episódio divertido com direção sempre marcante de Kiyotaka Taguchi. 


Episódio 19 - Em Busca da Luz das Estrelas
Direção: Kiyotaka Taguchi 
Roteiro: Hirotaka Adachi 

O kaiju Bagrigon cai na terra e é confrontado por Omega. Durante a batalha, Kosei e Ayumu salvam um grupo de crianças que estavam tirando fotos no local. Um deles é Eiichi, um garoto que ama Tokusatsu e é obcecado em tirar fotos e criar efeitos práticos. Ele guardava consigo um misterioso cristal que, de alguma forma, estava atraindo o kaiju. O cristal é capaz de absorver as emoções negativas das  pessoas e  convertê-las em energia. Episódio que traz lindas reflexões e uma verdadeira carta de amor ao Tokusatsu.  


 
Obrigado por lerem mais este Review. Deixe nos comentários o que achou de Ultraman Omega e quais suas expectativas para o seu sucessor, Ultraman Theo. Siga o Visão Tokusatsu nas redes sociais! 








Comentários

  1. Excelente matéria (como de praxe), Venâncio!
    Pra quem curte uma excelente história, Omega cumpre bem essa função.
    Pena que por alguma razão, os Ultras são meio que underrated aqui em "TerraManchetis", o público aqui tem muita falta de 'VISÃO'.
    Esfusivo abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VISÃO TOKUSATSU PÁGINA

Postagens mais visitadas