Matéria: Conhecendo um pouco a história do Tokusatsu - Parte 2

Hoje vamos a segunda e última parte da matéria Conhecendo um pouco a história do Tokusatsu. Hoje vamos falar da entrada dos anos 80, passando pelos anos 90 e os anos 2000. 

OS POLICIAIS DO ESPAÇO E OS NOVOS TOKUSATSU

Os Metal Heroes (Heróis metálicos)

Chegamos nos anos 80, década essa que talvez tenha sido a mais forte em entretenimento no geral. A Tsuburaya por sua vez lançaria Ultraman 80 que seria a última produção da Era Showa iniciando um hiato que duraria por 15 anos. Na franquia Kamen Rider tivemos o retorno da franquia depois do primeiro hiato que durou de 1975 á 1979 e continuou em 1980 com o Kamen Rider Super 1 e na franquia Super Sentai estreava Denshi Sentai Denziman (1980) e na sequência Taiyou Sentai Sunvulcan (1981). Essas duas séries resultariam nas duas últimas produções da parceria Toei/Marvel. A partir do ano de 1982 a Toei passaria a investir em uma nova franquia, esta, assinada pelo pseudônimo Saburo Yatsude. Para quem não sabe, Yatsude é um nome fictício criado pela produtora como autor de diversas séries, no entanto, a maior parte delas eram criadas por uma equipe própria da Toei company. A primeira série a ter o nome Yatsude em seus créditos foi The Kagestar (1978). 

Essa nova franquia buscava inspirações em Star Wars e outras produções, inclusive acredita-se que o próprio Kamen Rider Super 1 tenha sido um indício do que a Toei pretendia abordar nessa nova leva de heróis. Uchuu Keiji Gavan (Policial do espaço Gavan) estreou em 1982 e deu inicio aos Metal Heroes (heróis metálicos) de onde também saiu a trilogia Uchuu Keiji com as séries Gavan, Sharivan (1983) e Shaider (1984). A franquia inovaria trazendo temáticas bastante inovadoras como ninjas com Sekai Ninja Sen Jiraiya (1988) e também heróis de resgate que formou a segunda trilogia que ficou conhecida como ''Rescue Police'' de onde saíram as séries Tokkei Winspector (1990), Tokkyu Shirei Solbrain (1991) e Tokusou Exceedraft (1992).

A trilogia dos heróis de resgate
Infelizmente a franquia dos heróis metálicos duraria apenas até 1997 quando foi descontinuada pela Toei. As últimas produções dessa franquia foram séries mais voltadas para crianças do primário. Até hoje existem dúvidas a respeito do porque a Toei passou a não produzir mais os Metal Heroes, mas a Toei ainda utiliza os heróis de maiores sucesso até hoje em filmes e especiais. Sendo assim a franquia Super Sentai foi a única a ser produzida sem interrupção ao longos dos anos, ainda que tenha apresentado cansaço e quase tenha sido também descontinuada em meados dos anos 90. Com a entrada da Era Heisei que havia começado em 1989, algumas franquias como Kamen Rider passariam a sobreviver de outras mídias como por exemplo com filmes, especiais e animações. Os jogos também ficaram muito populares na época, isso porque a partir de  1993, a gigante do entretenimento Bandai, passaria a ter muito mais influencia e muito mais investimento dentro dessas produções e era notável o aumento dos produtos relacionados á  Tokusatsu. 

Em 1996 a Tsuburaya também retornaria com o Ultraman na TV com a série Ultraman Tiga iniciando também um grande investimento no mercado cinematográfico.  Em 1998 ocorreu a morte de Shotaro Ishinomori, o que causou um grande impacto dentro do mundo Tokusatsu, já que ele ainda criava heróis e participava de muitos projetos com a Toei ou com a sua própria empresa a Ishimori Prod. Com a morte de Ishinomori vieram as primeiras ideias para revitalizar Kamen Rider utilizando inclusive de rascunhos que ele mesmo havia começado a desenvolver na época de sua morte. Foi em enquanto que em 2000 iniciaria uma nova era para os Kamen Rider com a série Kamen Rider Kuuga, sendo essa a primeira série da Era Heisei da franquia. 

ANOS 2000 - NOVAS RUMOS, NOVAS IDEIAS 

O inicio de uma nova era

Com a chegada do ano 2000 e o inicio de um novo século, também chegaria uma nova Era para o Tokusatsu. Produções como Super Sentai e Ultraman manteriam suas origens até certo ponto, mas já apresentavam mudanças leves nos visuais dos seus personagens e em suas histórias tornando-se mais maduras se comparado ás séries anteriores e com um apelo comercial muito mais forte. No entanto, a franquia que mais sentiria essas mudanças seria a franquia Kamen Rider que passou por grandes inovações bastante evidentes nas histórias e nos visuais dos heróis. Termos como ''Kaizou ningen'' (humano remodelado) já não era mais utilizado e o termo Rider foi atribuído á armas e armaduras tecnológicas utilizadas pelos heróis. Na verdade o termo, deixaria de ser utilizado ainda nos anos 90. 
Devido ao avanço da medicina, também aumentavam as pessoas que utilizavam de próteses, marcapassos e outros aparelhos que chegariam a substituir membros do corpo humano. Essas pessoas poderiam ser consideradas humanos remodelados e o termo acabou tornando-se de certa forma pejorativo, por essa razão foi deixando de ser utilizado aos poucos. Também era nítida a diminuição de cenas e coreografias arriscadas interpretadas por dublês que eram comuns nas décadas de 70, 80 e 90, em sua maioria vindo da JAC (atual JAE) ou Japan Action Club, famosa escola de dublês fundada pelo influente e famoso Sonny Chiba. Alguns casos de acidentes e até mesmo mortes envolvendo dublês foram registradas durante esses anos, por isso muitas dessas cenas hoje foram substituídas por CGI (Computação gráfica). 

Garo: A lenda do cavaleiro dourado 
Apesar de todas essas mudanças, a essência do Tokusatsu continuava viva, ainda que as séries tivessem um forte apelo comercial e histórias mais elaboradas como os doramas (novelas japonesas) que substitui o formato antigo conhecido como ''Omnibus'' que nos mostrava histórias fechadas mostrando um monstro novo toda semana, o que também foi uma característica do Tokusatsu durante anos. Algumas produtoras ainda adotam esse formato algumas vezes hoje em dia, mas cada vez mais esta sendo deixado de lado. 

Dentro dessas inovações e novas ideias que vinham surgindo dentro do gênero, o renomado diretor e designer Keita Amemiya, experiente em Tokusatsu que já havia trabalhado durante anos para a Toei criando e dirigindo inúmeros filmes e séries de Tokusatsu mostraria de vez o seu talento e iniciaria uma nova franquia, essa voltada fortemente para o público adulto. Ogon Kishi GARO (Golden Knight GARO) foi a primeira série da franquia e estreou em 2005. Garo mostrou uma nova forma de se fazer Tokusatsu com cenários cheios de fantasias e computação gráfica aliadas á incríveis coreografias de luta. Por conta da extrema violência e nudez, Garo era exibido durante as madrugadas e conquistou o seu público iniciando uma franquia de sucesso formada por séries, filmes e animações. A franquia é produzida até hoje pela Tohokushinsha Film Corporation. No mesmo ano, a Takara Tomy, uma grande fabricante de brinquedos lançou as séries Madan Senki Ryukendo em 2005 e Tomica Hero Rescue (2008) e sua sequência Tomica Hero Rescue Fire (2009). Essas séries vieram como concorrentes das séries da Toei, mas mostravam ideias bem originais e conseguiram de certa forma adquirir bastante lucro com vendas de produtos. 

As séries de Tokusatsu hoje estão em bastante evidência no Japão e atualmente estão conseguindo seu espaço também fora da terra do sol nascente, ganhando lançamentos dentro do mercado norte americano e conquistando cada vez mais o público ocidental. Apesar das mudanças e das modernidades, o Tokusatsu consegue manter viva a sua essência e assim vai sobrevivendo com ótimas histórias e heróis marcantes que continuam fazendo o seu papel de educar e transmitir valores e mensagens importantes para as crianças. 

OUTRAS FRANQUIAS E GÊNEROS DE SUCESSO: 

Além das principais franquias que inclusive já foram apresentadas aqui, é interessante firmar que outras franquias e categorias de herói e monstros se encaixam dentro do universo Tokusatsu. Vamos conhecer algumas delas: 

GAMERA


Criada pela produtora Daiei em 1965, a tartaruga gigante Gamera fez parte do universo dos Kaiju Eiga (filmes de monstros) com a intenção de rivalizar o sucesso que Godzilla vinha fazendo naquela época. O primeiro filme do kaiju foi exibido em 27 de novembro de 1965 nos cinemas do Japão, dirigido por Noriaki Yuasa. O filme teve uma grande aceitação pelo público sendo inclusive lançado no ano seguinte nos EUA com o nome Gamera, The Giant Monster
O sucesso rendeu uma franquia de filmes que se estenderam até os anos 90. Infelizmente as coisas não foram tão boas para a Daiei como foram para a Toho e no dia 29 de novembro de 1971, a produtora decretou a sua falência. Mas em 1974 a editora Takuma Shouten conseguiria revitalizar a produtora transformando-a em uma subsidiária em uma nova produtora de filmes. Em 1980 a franquia retornou com o filme ''Gamera, o super monstro'' porém devido a baixa bilheteria o monstro ficou longe das telas por 15 anos e só retornaria em 1995 com uma trilogia de filmes produzidos por Shunsuke Kaneko que inclusive já trabalhou em filmes de Godzilla, inclusive estes filmes foram distribuidos pela Toho. O seu último filme foi Gamera, The Brave produzido pela Kadowaka Pictures. Com os filmes de monstro cada vez mais populares, esperamos que um dia possamos presenciar um novo filme de Gamera. 

HENSHIN HERO E OTHER HERO 

Os dois Kikaiders, Zubat e Inazuman

Algumas séries são produzidas aleatoriamente sem se encaixar em uma franquia de renome. Muitas já citamos na matéria, mas o próprio National Kid não faz parte de nenhuma franquia. Isso porque para ser uma franquia, ela precisa seguir um padrão, uma linhagem, portanto séries que não seguem um padrão não possuem franquias e podem se encaixar em diferentes categorias, sendo as mais populares Henshin Hero (herói que se transforma) ou Other Hero (outros heróis). Algumas dessas séries são produzidas apenas como simples tapa-buracos como é o caso de Seiun Kamen Machineman (1984) e Kyodai Ken Bycrossers (1985). Outras fizeram enorme sucesso como Jinzou Ningen Kikaider (1972) e séries como Dennou Keisatsu Cybercops (1988). 

HENSHIN HEROINES 

Kamen Tenshi Rosetta, a heroína de 1998

Um outro sub-gênero do Tokusatsu é o das heroínas, conhecido como Henshin Heroines. Essa categoria não possui muitas produções mas conseguiu alcançar um certo sucesso nos anos 90. A primeira produção desse gênero foi Suki Suki! Majou Sensei lançada em 1971, a série foi idealizada por Shotaro Ishinomori e antes da série foi lançada em mangá com roteiro de Taro Akira. Em 1985 outra série com garotas se tornaria popular com a série Sukeban Deka da Toei Company. Já nos anos 90 as heroínas passariam a se tornar populares depois do sucesso de Bishoujo Kamen Patrine (Poitrine, no original) que abriu as portas para que produções como: Eko Eko Azarak (1997), Kamen Tenshi Rosetta (1998) e Sailor Moon (2003) entre outras produções populares. 

E este foi a última parte da matéria, espero que tenham gostado, e em breve, iremos trazer uma matéria sobre o Tokusatsu ao redor do mundo e muitas produções feitas fora do Japão! Fiquem ligados! 

Por: Venâncio Souza

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